[SÉRIE D] - Irreconhecível, Nacional/AM perde jogo, invencibilidade e aproveitamento máximo

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - A vitória sobre a Ponte Preta/SP em Campinas/SP e cômoda situação na Copa do Brasil, onde seu adversário prefere ser eliminado para poder participar, pela primeira vez em história, de uma competição oficial internacional, fez mal ao Nacional/AM. Irreconhecível, o time foi derrotado pelo Paragominas/PA, de virada, na tarde deste domingo (21/07), no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus/AM, perdeu a invencibilidade e o aproveitamento máximo que mantinha no Campeonato Brasileiro da Série D.

É verdade que o Paragominas/PA era o líder do grupo e com a vitória se isolou ainda mais na ponta. Também é verdade que nem tudo está perdido e do jogo deste domingo e do comportamento do time em campo podem ser tiradas lições para o restante da competição. Porém, é preciso lembrar que a Série D, para o Nacional/AM e também para o futebol amazonense e sua realidade, é uma competição mais importante que a Copa do Brasil. E ainda que, na última partida pela Série D, no dia 09 de junho, quando venceu o Plácido de Castro/AC por 2-0, a atuação já fora abaixo da média.

Mas a primeira impressão foi das melhores. Com 30 segundos de jogo, depois de jogada pelo lado esquerdo e cruzamento de Wesley Bigu, o meia Ratinho vacilou no domínio da bola, dentro de sua área defensiva, furando no lance. Leonardo aproveitou o cochilo, girou e mandou no canto esquerdo de Maycki Douglas, abrindo o marcador e enchendo a torcida de otimismo. O segundo gol quase aconteceu aos 7 minutos, quando Leonardo desceu pela direita e cruzou buscando Danilo Rios que, pressionado pela marcação de Rubran, bateu para fora.

O Paragominas mostrou, desde o início do jogo, que exploraria o contra-ataque, valendo-se da velocidade e habilidade de Aleilson. Aos 12 minutos o atacante penetrou em velocidade pela esquerda e bateu rasteiro, com Igor Lemos defendendo com dificuldade. Aos 15 minutos Aleilson levou perigo de novo, em contra-ataque na base do mano a mano contra Dênis Santos, de quem ganhou facilmente na corrida, batendo para nova defesa de Igor Lemos, tendo Magno livre na área, aguardando o cruzamento que não foi feito.

Danilo Rios voltou a ameaçar a meta de Maycki Douglas aos 17 minutos. Roberto Dinamite cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Danilo Rios, na entrada da área, ajeitou e bateu com estilo e perigo, raspando a trave, pelo lado direito. Aos 23 minutos, nova saída errada do Paragominas/PA. Danilo Rios lançou Leonardo, mas o passe saiu com um pouquinho de força a mais que o necessário, e o goleiro do time paraense saiu com os pés, chutando para longe e evitando o segundo gol nacionalino.

Novo lance ofensivo do time azulino ocorreu aos 25 minutos, quando Danilo Rios cobrou falta da intermediária, perto da linha lateral, pelo lado direito, jogando na área perigosamente, com o goleiro adversário saindo do gol e socando a bola para fora da área. Depois dessa jogada, o jogo começou a mudar de figura, e o Paragominas/PA passou a assustar a cada contra-ataque, quase todos na base do mano a mano, sempre com o veloz e habilidoso Aleilson comandando as ações.

Aos 32 minutos, Felipe furou no domínio da bola no campo de ataque e proporcionou descida perigosa do Paragominas/PA, Aleilson contra Rafael Morisco, pelo lado esquerdo. O atacante cortou o zagueiro, fechando em diagonal na direção da área, e bateu com perigo, rasteiro, no canto direito de Igor Lemos, que mergulhou para a defesa.

Dois minutos depois, em lance quase idêntico, veio o empate. Aleilson recebeu na esquerda, limpou o marcador cortando para dentro e com categoria colocou no ângulo esquerdo de Igor Lemos. Um empate inimaginável para muitos aquela altura da partida. Aos 41 minutos um toma lá, dá cá. Rafael Morisco arrancou da defesa e tabelou com Wesley Bigu, que cruzou na cabeça de Felipe e, quando a galera já ia gritando gol, Rubran salvou em cima de linha, mandando a escanteio. Efetuada a cobrança, o Paragominas/PA recuperou a posse de bola e Aleilson foi lançado no mano a mano contra Dênis Santos, vencido facilmente na corrida. Mas o atacante bateu fraco, facilitando a defesa de Igor Lemos.

Antes do término do primeiro tempo, mais uma chance para cada lado. Primeiro a favor do Paragominas/PA, aos 44 minutos, quando Ratinho arriscou de fora da área e Igor Lemos espalmou para escanteio. Já nos descontos, aos 47 minutos, depois de cruzamento da direita, a bola passou por todos na área do Paragominas/PA, com muito perigo, sem que aparecesse algum nacionalino para finalizar ao gol.

Para o segundo tempo o Nacional voltou com Marcinho no lugar de Felipe. E o reforço mineiro começou com muita vontade, porém muita correria sem objetividade também. Aos 2 minutos, vendo que o atacante só ciscava, Danilo Rios praticamente lhe tomou a bola para bater para o gol, com Maycki Douglas rebatendo e a zaga aliviando o perigo. Aos 5 minutos, Aleilson acionou o zagueiro Cristóvam, que se apresentou como elemento surpresa no ataque, e Igor Lemos se antecipou na defesa.

Aos 8 minutos veio a virada no marcador. Fabrício cruzou da direita e Aleilson, com liberdade no meio da área, observado por três jogadores nacionalinos, tocou de primeira e com categoria, no canto esquerdo de Igor Lemos, no contra-pé do goleiro azulino. O gol abateu o Nacional, que ficou ainda mais perdido na partida. Aderbal Lana também trocou de zagueiros, tirando o experiente Ediglê e efetivando Márcio Abraão. Um minutos depois, Lana tirou o segundo volante Roberto Dinamite, colocando mais um atacante: Tiago Pereira. Porém, a exemplo de Marcinho, Tiago Pereira pouco acrescentou ao jogo.

As chegadas do Nacional eram desorganizadas e sem perigo. Aos 19 minutos, Erik tentou lançamento para Marcinho, mas Maycki Douglas saiu para fazer a defesa antes da chegada do atacante nacionalino. Na sequência do lance, Aleilson desceu em velocidade pela direita, penetrando na direção da área em diagonal, mas acabou fazendo falta no atacante Leonardo, que estava cobrindo os zagueiros.

A pá de cal nas esperanças nacionalinas aconteceu praticamente aos 23 minutos, com Aleilson cruzando da esquerda e, em nova falha do sistema defensivo amazonense, Ratinho marcou o terceiro gol, de cabeça. O baixinho meia, livre de qualquer marcação, nem precisou sair do chão, tendo que flexionar levemente as pernas para cabecear a bola. Abatido, o Nacional passou a jogar no desespero, dando mais espaço ainda aos contra-ataques paraenses.

Aos 29 minutos, Aleilson iniciou contra-ataque, servindo a Ratinho, que passou para Paulo de Tárcio chutar com perigo, com a bola desviando no meio de caminho. Na cobrança de escanteio, outro pequenininho, Evandro Pará, subiu livre de cabeça, jogando rente à trave esquerda de Igor Lemos. Num raro lampejo de lucidez no segundo tempo, o Nacional quase diminuiu aos 36 minutos, quando Wesley Bigu tabelou com Tiago Pereira, mas bateu por cima do gol.

No minuto seguinte, Danilo Rios fez ótimo lançamento para Marcinho, que foi derrubado pelo goleiro Maycki Douglas dentro da área. Na cobrança de Danilo Rios, já aos 39 minutos, o goleiro caiu no canto certo e espalmou a cobrança, no canto direito baixo. Em dois lances na área, aos 43 e aos 47 minutos, Tiago Pereira preferiu se jogar, tentando cavar o pênalti, do que dar prosseguimento à jogada.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 1-3 Paragominas/PA
Campeonato Brasileiro da Série D
5ª Rodada da 1ª Fase - Grupo A1
Domingo, 21 de julho 2013, 16h00
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Árbitro: Ademário Mandinga das Neves/DF
Auxiliar 1: Nilton Pereira da Silva/RR
Auxiliar 2: Gean Carlos Menezes de Oliveira/RR
4° Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assessor: José Roberto Moreira da Rocha/AM
Renda: R$ ,00
Público pagante:
Cartões amarelos: George 45 minutos do 1° tempo. minutos do 2° tempo. Dênis Santos 16, Cristóvam 19, Danilo Rios 35 e Maycki Douglas 38 minutos do 2° tempo.
Gols: Leonardo 30 segundo e Aleilson 34 minutos do 2° tempo. Aleilson 8 e Ratinho

Nacional/AM: Igor Lemos; Erik, Ediglê (Márcio Abraão 10/2°), Rafael Morisco e Wesley Bigu; Dênis Santos, Roberto Dinamite (Tiago Pereira 11/2°), Cristiano e Danilo Rios; Leonardo e Felipe (Marcinho, no intervalo). Treinador: Aderbal Lana. Suplentes: Jonathan, Amaral, Márcio Abraão, Rodrigo Ítalo, Fábio Souza, Lídio, Evandro, Michell, Marcinho, Tiago Peeira e Garanha.
Paragominas/PA: Maycki Douglas; Magno, Rubran, Cristóvam e Souza; George, Paulo de Tárcio, Fabrício (Evandro Pará 26/2°) e Ratinho (Dudu 43/2°); Weller (Adriano Miranda 22/2°) e Aleilson. Treinador: Cacaio. Suplentes: André Luis, Evandro Pará, Dudu, Lourinho, Dida, Adriano Miranda e Caíca.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários