[CLUBES DO AMAZONAS] - Penarol/AM comemora 66 de fundação

Do Site Oficial do Penarol/AM
Com base em informações de Carlos Zamith - Baú Velho (in memorian)
http://www.penarol.com.br
Ilustração reproduzida do Site do Penarol/AM

Itacoatiara/AM - O Penarol Atlético Clube completa nesta data, 8 de agosto, 66 anos de fundação. O Blog do Teófilo rende homenagens ao primeiro clube do interior do Estado a disputar o Campeonato Amazonense de Futebol Profissional, em 1980 - ao lado do Olaria, de Humaitá/AM. O Blog do Teófilo faz sua homenagem ao Bicampeão Amazonense 2010/2011, reproduzindo material constante em seu Site Oficial, contando a história do clube, a partir de informações de Carlos Zamith (in memorian), com adaptações de Ignácio Guedes e atualização de Teófilo Mesquita.

"Na primeira metade do Século XX, mais precisamente nos anos 40, o Uruguai era a grande força do futebol mundial, vinha de duas conquistas Olímpicas, 1924 (Paris) e 1928 (Amsterdã) e uma Copa do Mundo em 1930 a primeira realizada no próprio Uruguai, em homenagem às suas conquistas Olímpicas. Por volta de 1946 o time do Peñarol era a grande sensação no Uruguai, e gozava de enorme fama no cenário mundial. Então, com a Europa do pós-guerra em reconstrução, o mercado futebolístico restringia-se à America do Sul, daí a razão pela longa excursão do Peñarol, por toda a Costa brasileira; desde o Rio Grande do Sul até Belém/PA, e foi aí que se decidiu estendê-la até Manaus. Como Itacoatiara/AM era parada obrigatória de todos os navios com destino a Manaus/AM, a delegação, resolveu fazer um treino técnico-desintoxicante no campo, onde mais tarde seria construído o Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra. E a população ao tomar conhecimento do evento, compareceu em grande número para ver os astros do esquadrão do Peñarol, que à época era a base da Seleção “Celeste” do Uruguai, e que alguns anos mais tarde, vários destes atletas que por aqui passaram, levariam o Uruguai ao bi-campeonato Mundial em pleno Maracanã no Rio de Janeiro.

Quase um ano depois, quando ainda era latente a lembrança da passagem por Itacoatiara/AM daquele timaço Uruguai, um grupo de jovens e visionários amigos, entre eles Luis Calheiros Gama, Laureano Seixas, José Lemos de Abreu e Sebastião Mestrinho, liderados por Marcos Esteves, fundou em 08 de agosto de o nosso vitorioso Penarol Atlético Clube, agora sem o til (~). Sebastião Mestrinho, na época oficial da Mesa de Renda do município, foi eleito por aclamação, o primeiro presidente do Clube.

Em 1980 o clube disputou o seu primeiro Campeonato Amazonense de Futebol, seguindo na disputa ininterruptamente até 1989, depois disputou em 1991 e 1993, daí só retornando em 2007 via Série B do amazonense, do qual foi Vice-Campeão em 2008, quando ascendeu à elite do futebol amazonense, e já em 2010 sagra-se Campeão Amazonense, conquistando com isso o direito de representar o Amazonas na Copa do Brasil 2011 contra o Paysandu/PA, com quem travou uma acirrada disputa, tendo sido eliminado após uma derrota (2-3) em Itacoatiara/AM e empate (2-2) em Belém/PA e Campeonato Brasileiro Série D – 2011. No ano seguinte chegou ao Bicampeonato em disputa acirrada com o Nacional de Manaus/AM. Na Copa do Brasil, eliminou o Santa Cruz/PE, fora de casa, calando o Mundão do Arruda. Depois acabou eliminado pelo Atlético/MG, jogando em Manaus/AM, no Estádio do Sesi.

Primeiro campeonato
O Penarol filiou-se à Federação Amazonense de Futebol (FAF) para disputar o campeonato profissional de 1980.

A estreia aconteceu no dia 1º de agosto desse ano, no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM. O Penarol/AM empatou com o Libermorro/AM, da capital, em 1-1. O time da estreia, treinado por Carlos Moraes, formou com Ariril; Nunes, Zé Arlindo, Idário e Paulo Afonso; Carioca, Farias e Hamilton; Lôla, Índio (Marcelo) e Eraldo. Técnico: Carlos Moraes. O adversário jogou com Edmundo; Lauro (Zé Carlos), Maciel, Valdir e Hilton; Júlio Cezar e Evandro; Celio, Silva, Janilson e Roberto. O jogo apitado por Geraldino Cruz, auxiliado por Rosquilde Serra e Antônio Vaz Cerquinho.

Os títulos
Em 2010, três anos após seu retorno ao profissionalismo, o Leão da Velha Serpa faz indiscutivelmente, a melhor campanha dentre todos os 10 clubes participantes, culminando com o título amazonense conquistado em cima do Fast Clube/AM, ganhando os dois jogos da decisão por 1 a 0. Foi o primeiro título amazonense do clube de Itacoatiara em 63 anos de história. Em 2011 foi Bicampeão, superando dessa vez o Nacional/AM. Conquistou, ainda, o Torneio Início em 1988".


Fonte: Baú Velho e Ignácio Guedes

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários