[VOLEIBOL] - Amazonas retorna à elite do Vôlei Infanto Juvenil

Da Assessoria de Imprensa da Semjel
Fotos: Mauro Neto/Semjel

Manaus/AM - A Seleção do Pará foi a grande campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto Juvenis masculinas da 2ª divisão, que encerrou no sábado (17/08), no Ginásio Renne Monteiro. Os paraenses venceram o time da casa, o Amazonas, por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/17, 20/25 e 25/15. Na briga pela terceira colocação, Goiás levou a melhor sobre Rio Grande do Norte por 3 sets a 2, parciais de 25/17, 25/21, 24/26, 14/25 e 15/12.

Com o resultado, Amazonas, Pará e Goiás conquistaram vaga para a primeira divisão de 2014, e agora fazem parte da elite do voleibol brasileiro. Mas, segundo o presidente da Federação Amazonense de Vôlei (FAV), Tadeu Picanço, o mais importante da segunda colocação é que o Amazonas volta a ter destaque nacional em todas as suas categorias de base. Algo que não acontecia desde década de 70. “O mais importante além do segundo lugar e do posto que esta equipe vai ocupar agora, é que o Amazonas volta a figurar na elite do voleibol em todas as categorias, e isso não acontece desde 70. Com isso, a partir do ano que vem, poderemos prestigiar nossas seleções atuando com as 12 melhores equipe do País, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, entre outras. Isso, além de dar prestigio frente a CBV, pode garantir uma boa exposição desses meninos e a conquista de novos patrocinadores, principalmente das empresas privadas, que ainda são tímidas quando se trata do esporte. Quem apoiar esses meninos, assim como a Prefeitura de Manaus e o Estado, terão sua marca exposta no Brasil inteiro”, declarou Tadeu.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto Juvenis foi uma realização da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), com apoio da Federação Amazonense de Vôlei (FAV), e Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Apesar de feliz por levar a equipe à primeira divisão, o técnico da equipe do Amazonas, Harlei Barroncas, não deixou de citar os motivos que fizeram a anfitriã da casa perder para os “vizinhos”. Segundo ele, tanto o aspecto físico quanto a inexperiência dos jogadores contribuiu para o título ser adiado. “Na verdade, a raiz da perda foi a falta de experiência. Tem o fator da estatura também, pois os meninos do nosso time sempre são mais baixos que os dos outros estados. Lidamos com times fortes e agora vamos nos preparar e treinar muito para o Brasileiro do ano que vem”, disse Barroncas.

Já para Elínio Cunha Silva, técnico do Pará, sua experiência profissional ajudou a levar o time mais longe. “Estive quatro vezes no campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Este ano eu trouxe a equipe e ficamos na vitória. Tivemos adversários bem fortes, mas procurávamos pontuar nas falhas deles. E aí veio este resultado. Agora vamos ter férias e voltar com tudo ano que vem”, completou Silva.
Classificação final
1° - Pará
2° - Amazonas
3° - Goiás
4° - Rio Grande do Norte
5° - Sergipe
6° - Acre
7° - Mato Grosso do Sul
8° - Bahia
9° - Maranhão
10° - Alagoas
11° - Tocantins
12° - Rondônia

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários