[SÉRIE D] - Empurrado pela torcida, Juventude/RS garante vaga no Grupo G7 com dois gols de Zulu no final do jogo

Texto e Fotos:
Do Site Oficial do Juventude/RS
http://www.juventude.com.br


Caxias do Sul/RS - Talvez ninguém saiba explicar com palavras um sentimento que só o futebol é capaz de proporcionar. Não é só alegria, não é só paixão, não é só euforia. É uma combinação destas e muitas outras emoções que cercam o esporte. Com dois gols marcados nos últimos minutos de partida e aos gritos de “eu acredito” vindos da arquibancada, o Juventude/RS arrancou de cada torcedor este sentimento e garantiu classificação para as Quartas de Final do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D. Agora, faltam dois jogos para o Acesso.

A emoção começou muito antes da bola rolar. O Corredor Jaconero, iniciativa dos torcedores via Facebook, reuniu centenas em frente ao Estádio Alfredo Jaconi, esperando a delegação esmeraldina. A chegada foi para embalar e o grupo de jogadores, que se mostrou emocionado com a ação da Papada.

Dentro de campo o time começou superior em todos os aspectos. Tanto é que no primeiro tempo, o Londrina/PR não teve uma única chance de atacar. Uma atuação impecável do Verdão. A primeira oportunidade foi com Diogo Oliveira. O meia chutou rasteiro, aos 12 minutos, para defesa de Danilo. Aos 21 minutos, Rafael Pereira arriscou tiro da intermediária, uma bomba. Danilo, com dificuldades, defendeu no canto. Aos 23 minutos, a primeira explosão da torcida. Itaqui cobrou escanteio e Rafael Pereira, soberano, subiu mais que todo mundo. Um cabeceio certeiro, no ângulo. 1-0 para o Juventude/RS (foto abaixo).
O Ju não parava de criar. Aos 41 minutos Itaqui rolou para Gerley, que soltou a perna esquerda, para mais uma defesa do goleiro adversário. Aos 45 minutos, Possebom arriscou de fora da área, mas a bola foi mais uma vez defendida por Danilo. Fim de primeiro tempo e superioridade total das ações por parte do Juventude/RS.

O segundo tempo não foi tão diferente. Logo aos 28 segundos, Diogo Oliveira fez lançamento para Zulu, que dividiu com o goleiro. Melhor para Danilo, que salvou mais uma vez. Aos 2 minutos, Itaqui cruzou e Zulu tentou de cabeça. Estava se desenhando o gol do Z9.

Um detalhe, porém, não estava nos planos. Aos 23 minutos, o Londrina/PR, no único ataque que conseguiu em toda a partida, empatou. Celsinho escapou pela direita, ficou cara a cara com Fernando e colocou para o fundo do gol, estabelecendo 1-1 no placar.

Uma pressão insustentável se instaurou no Jaconi. Dentro de campo, os jogadores foram empurrados pela massa alviverde, aos cantos de “eu acredito” e mais os tradicionais gritos da arquibancada esmeraldina, que mais uma vez mostrou porque o Verdão é imbatível sob seus domínios.

O tempo, porém, corria contra o Juventude/RS. O placar de 1-1 não servia e seriam necessários dois gols para que o time conseguisse a classificação, em razão da vitória do Londrina/PR por 1-0 no Jogo de Ida. Impossível? Inacreditável? Não... Dentro do Jaconi, jamais se pode utilizar qualquer uma destas palavras.

Aos 42 minutos minutos, Douglas entrou na grande área a dribles e foi derrubado. Pênalti. Zulu, o artilheiro esmeraldino cobrou e converteu. Mas o 2-1 ainda não era suficiente. Faltava um gol para o Juventude continuar sonhando com a sequência na Série D.

Eis que Brenner recebeu lançamento dentro da área. O atacante, que a recém havia entrado, disputou jogada ombro a ombro com dois marcadores. Com qualidade, tocou para trás, onde chegava Zulu. Mais uma vez, o atacante foi fundamental em um jogo decisivo. Com categoria, chutou rasteiro, na medida, no canto direito do goleiro Danilo. Foi uma explosão de todos os sentimentos imagináveis dentro do Jaconi, com o placar de 3-1 alcançado aos 46 minutos do 2° tempo.

Com o jogo encerrado instantes depois, começou a festa da classificação no gramado (foto abaixo), que se estendeu para o vestiário e certamente será comemorada por todos os torcedores neste final de domingo e durante toda a semana.
Para o treinador Lisca, uma vitória histórica, mas que deve ser comemorada dentro dos limites. Segunda-feira (09/09) já se retoma os trabalhos no Jaconi. “Parabenizo o grupo de jogadores por ter alcançado esta vitória e agradecemos muito a torcida pela festa maravilhosa. Sabíamos que seria possível, mesmo após sofrermos o gol. Este é um momento para comemorações, mas sem muita euforia. Temos o Metropolitano/SC pela frente, um time qualificado e precisamos de concentração total. Agora é o momento que tanto esperamos durante o ano e será preciso nosso máximo para alcançarmos o objetivo. Com humildade, tenho certeza que faremos um excelente trabalho nos próximos dois jogos”, destacou o comandante, um dos mais ovacionados pela torcida ao final da partida.

O próximo adversário do Juventude/RS, já na fase de Quartas de Final é o Metropolitano/SC, que eliminou o Santo André/SP. A primeira partida será no próximo domingo (15/09), em Blumenau/SC. Novamente o Verdão decide em casa e o Jaconi será palco da segunda partida, dia 22. Mais uma vez, a torcida será fundamental para o Juventude/RS conquistar o grande objetivo do ano. Que se repita a grande festa que o Jaconi presenciou neste domingo (09/09) cheio de emoção e que termina com um sentimento de glória pela brilhante vitória.

Ficha Técnica:
Juventude/RS 3-1 Londrina/PR
Campeonato Brasileiro da Série D
Oitavas de Final - Grupo B7 - Jogo de Volta
Domingo, 8 de setembro de 2013, 15h30min
Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira/MG
Auxiliar 1: Fuilherme Dias Camilo/MG
Auxiliar 2: Celso Luiz da Silva/MG
4º Árbitro: Roger Goulart/RS
Assessor: Alexandre Lourenço Barreto/RS
Renda: R$ ,00
Público pagante:
Cartões amarelos: Alexandre Oliveira 32 e Claudinho 32 minutos do 1° tempo. Serginho Paulista 1, Montoya 14, Diogo Oliveira 35, Danilo 41 e André Sangalli (goleiro reserva do Juventude/RS, no banco) 44 minutos do 2° tempo.
Gols: Rafael Pereira 22 minutos do 1° tempo. Celsinho 23, Zulu 42 e Zulu 46 minutos do 2° tempo.
Juventude/RS: Fernando; Murilo, Rafael Pereira, Claudinho (Brenner 36/2°) e Gerley (João Henrique 28/2°); Rodrigo Possebom (Yann 25/2°), Jardel, Itaqui e Diogo Oliveira; Douglas e Zulu. Treinador: Lisca.
Londrina/PR: Danilo; Sílvio, Dirceu, Montoya e Augusto Ramos; Diogo Roque, Serginho Paulista, Germano e Celsinho (André Lima 26/2°); Lucas (Joel 48/2°) e Alexandre Oliveira (Baiano 17/2°). Treinador: Cláudio Tencati.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários