[COPA VERDE 2014] - Erros da defesa e da arbitragem derrotam Princesa do Solimões/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Emanuel Mendes Siqueira/Sejel
http://www.sejel.am.gov.br/
Publicado simultaneamente no Portal Amazonas Atual
http://www.amazonasatual.com

Manaus/AM - Um diminuto público de 692 pagantes assistiu o Paysandu/PA encaminhar sua classificação para a Fase Semifinal da Copa Verde, na noite desta quarta-feira (26/02), no Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão, em Belém/PA. O time paraense se aproveitou dos sucessivos e grosseiros erros do sistema defensivo do Princesa do Solimões/AM, foi beneficiado por outros tantos e grotescos erros da equipe de arbitrgem, e goleou por 6-1. O atacante Lima, que merecia ser expulso de campo quando o Papão da Curuzu vencia por 3-1 foi o destaque, marcando 4 gols e se tornando o novo artilheiro da competição.
O jogo teve duas realidades: falhas dos zagueiros princesinos, do início ao fim, e nítida falta de critério do árbitro central e seu primeiro auxiliar, os amapaenes Vadicleuson Silva da Costa e Enoque Costa Pacheco, que tomaram decisões sem critérios justos, claramente caseiras.
Com cinco minutos de jogo, o Princesa do Solimões/AM já havia passado dois grandes sustos, em razão de falha de marcação em ataques bicolores. Aos 2 minutos, após cobrança de escanteio, Lima desperdiçou, livre de marcação. Aos 5 minutos, após cobrança de falta de Zé Antônio pelo lado esquerdo, Milton rebateu e Lima quase chegou.

Aos 9 minutos, o primeiro lance polêmico e caseiro da arbitragem. Michell cobrou falta, com o goleiro Matheus espalmando a bola depois dela ter ultrapassado a linha do gol, mas nem o árbitro Valdicleuson e nem o auxiliar Enoque “viram” a bola entrar. Era apenas o início do segundo pesadelo do Princesa do Solimões/AM na partida, já que o primeiro e mais grave eram os incontáveis erros do sistema defensivo.

E, na terceira falha consecutiva dos zagueiros princesinos, o pequenino Yago Pikachu, de 1,69m, cabeceou livre de marcação para abrir o placar, aos 17 minutos de jogo. O Tubarão do Norte não se abateu e continuou equilibrando o jogo. Aos 19 minutos, Marinélson foi lançado em profundidade mas o zagueiro Charles chegou bem, cortando por baixo. Três minutos depois o Paysandu/PA voltou a chegar pelo lado esquerdo, com Djalma batendo para defesa de Milton em dois tempos.

Marinélson e Fininho voltaram a trabalhar bem pela esquerda, aos 26 minutos, quando Marinélson tocou para Fininho e Matheus saiu da meta, de forma arrojada, se jogando nos pés de Fininho e desviando a bola para escanteio. Aos 34 minutos, em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, novo apagão defensivo no Princesa do Solimões, com Milton espalmando a bola contra o corpo de seu companheiro, até a zaga aliviar o perigo por completo.

Aos 40 minutos, aproveitando mais um dos incontáveis vacilos da defesa adversária, Yago Pikachu cobrou falta na área, Zé Antônio desviou de cabeça e Lima só teve o trabalho de escorar a bola para o fundo das redes, de dentro da pequena área, ampliando para 2-0. O Princesa do Solimões/AM diminiui dois minutos depois, em jogada bem articulada pelo ataque. Fininho enfiou a bola de forma magistral para Marinélson que, frente a frente com o goleiro Matheus, preferiu rolar para Michell, livre, descontar, tocando para o gol vazio.

No segundo tempo, Flávio foi expulso logo aos 6 minutos, de forma correta e após cometer falta desnecessária, sendo punido com o segundo cartão amarelo. Na sequência do lance houve uma pequena confusão, com o atacante paraense Lima agredindo o lateral-esquerdo Alberto com um violento empurrão, merecendo a expulsão, mas levando somente cartão amarelo.

Aos 15 minutos, Delciney saiu jogando errado dentro da área, perdeu a bola e viu-se obrigado a cometer pênalti em Bruninho, que Lima converteu, ampliando para 3-1. O estreante Leandro Csrvalho, de 19 anos, das categorias de base do Paysandu/PA, perdeu oportunidade de ampliar aos 20 minutos, em nova falha de posicionamento e marcação da defensiva manacapuruense. Após cruzamento da direita, Lima cabeceou e Milton rebateu nos pés do jovem atacante, que perdeu de forma bisonha, batendo presando ao gramado, sem força.

Aos 30 minutos o Paysandu/PA teve novo pênalti a seu favor, assinalado pelo auxiliar Enoque, que tinha pouca visão do lance. O árbitro central, de frente para a jogada, encarou a disputa como lance normal, mas acabou atendendo o aceno do bandeirinha. Lima aproveitou e fez 4-1. Houve muita reclamação dos jogadores manacapuruenses e Michell, que empurrou o contestado Enoque, acabou expulso de campo. Com 9 em campo e já perdendo por 1-4, ficou mais difícil para o Princesa do Solimões/AM. Mesmo assim, o time buscava forças para descontar e aos 34 minutos Edinho Canutama foi derrubado dentro da área por Pablo, mas o amapaense Valdicleuson “preferiu” marcar falta fora da área, prejudicando o time amazonense.

A goleada foi completada com Lima aos 43 minutos, aproveitando cruzamento da direita de Rodrigo Moraes e Helliton aos 45 minutos, completando cruzamento da esquerda, em lances contestados por suspostos impedimentos na origem das jogadas. Na próxima quarta-feira (05/03), os times fazem a partida de volta, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM, com o Tubarão do Norte precisando ganhar por 5-0 para se classificar. Antes, o Princesa do Solimões/AM entra em campo sábado (01/03), pela Semifinal da Taça Estado do Amazonas, a Primeira Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2014, contra o Nacional Borbense, no Estádio Gerdilson Bentes, em Borba/AM.

Ficha Técnica:
Paysandu/PA 6-1 Princesa do Solimões/AM
Quarta-feira, 26 fevereiro de 2014
Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão, em Belém/PA
Jogo de Ida das Quartas de Finais - Copa Verde 2014
Árbitro: Valdicleuson Silva da Costa/AP
Assistente 1: Enoque Costa Pacheco/AP
Assistente 2: Inácio Barreto da Câmara/AP
4° Árbitro: Clauber José Miranda/PA
Assessor: Olivaldo da Silva Moraes/PA
Renda: R$ 20.850,00
Público pagante: 692
Cartões amarelos: Flávio 23 e Augusto Recife 35 minutos do 1° tempo. Lima 8, Pablo 34 e Djalma 44 minutos do 2° tempo.
Gols: Yago Pikachu 17, Lima 40 e Michell 42 minutos do 1° tempo. Lima (pênalti) 15, Lima (pênalti) 30, Lima 43 e Helinton 45 minutos do 2° tempo.

Paysandu/PA: Matheus; Yago Pikachy, Charles, Pablo e Aírton; Augusto Recife (Billy 18/2°), Zé Antônio, Djalma e Bruninho (Heliton 26/2°); Lima e Leandro Carvalho (Rodrigo Moraes 30/2°). Treinador: Mazola Júnior.
Suplentes: Rafael, Lacerda, Wanderson, Billy, Rodrigo, Dennis e Helinton.

Princesa do Solimões/AM: Milton; Clemilton (Deurick 12/2°), Lídio, Flávio e Alberto; Rondinelle, Delciney, Michell e Fininho; Marinélson (Edinho Canutama 27/2°) e Charles (Clayton He Man 10/2°). Treinador: Marquinhos Píter.
Suplentes: Rascifran, Clayton He Man, Gró, Thiago Brandão, Branco, Deurick, Alessandro Toró, Rael, Guilherme e Edinho Canutama.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários