[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2014] - De virada, São Raimundo/AM vence Fast Clube/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Paulo Rogério Veiga
Portal Paulo Repórter
http://pauloreporter.com.br

Manaus/AM – O time ainda não havia vencido no Campeonato Amazonense Chevrolet 2014. Em toda a competição, cinco jogos, tinha marcado apenas dois gols. Na tarde de sábado (29/03), o São Raimundo/AM finalmente venceu, por 2-1, ao Fast Clube/AM, no Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM. A vitória, de virada, apesar de deixar o Tufão da Colina em quarto lugar no Grupo B, coloca o time na briga por uma vaga para as semifinais, pois está a apenas um ponto de distância do líder Nacional/AM. O Fast Clube/AM ficou em situação difícil, na terceira colocação do Grupo A, mas com apenas 1 ponto conquistado, três atrás do Iranduba/AM, o vice-líder do Grupo.

O jogo começou fraco, sem qualquer emoção. A partida só passou a esquentar a partir dos 26 minutos. Samir fez falta em Jaiminho na entrada da área e Alberto cobrou com violência, com a bola passando pela barreira fastiana e Carlinhos Bala salvando o gol colinense, em cima da linha, enconstado na trave esquerda de Luis Paulo. No lance seguinte, Rosembrick cruzou na área, a zaga adversária bateu cabeça mas Carlinhos Bala não viu a bola sobrando bem perto dele. Aos 33 minutos o São Raimundo/AM voltou a assustar e meta fastiana, quando Jaiminho bateu para rebote de Luis Paulo que Getúlio quase aproveitou.

Aos 34 minutos, o lance capital e polêmico do primeiro tempo. Cruzamento de Pantico da direita e os jogadores do Fast Clube/AM reclamaram toque de mão de Tião Bahia. Embora próximo do lance, João Batista Cunha Brito ficou vacilante e olhou primeiro para o assistente mais próximo, Wendell Saraiva da Silva que nada indicou. O árbitro então virou-se para Jander Rodrigues Lopes, no campo oposto ao lance e depois de alguma demora, o assistente confirmou o pênalti. Tião Bahia levou cartão amarelo por ostensiva reclamação quando a marcação da penalidade máxima.

Imediatamente o atacante Diogo Galvão colocou a bola debaixo do braço, para a cobrança. Carlinhos Bala (que perdera uma cobrança na última partida, contra o Holanda/AM) tentou tomar a bola, mas não conseguiu e até apelou ao treinador Aderbal Lana para ser indicado para a cobrança, mas o comandante não respondeu e Diogo Galvão não cedeu um milímetro. Com personalidade, ele bateu no canto direito de Julião, abrindo o marcador, aos 37 minutos, anotando seu segundo gol na competição.

O São Raimundo/AM esteve a ponto de vencer novamente a cidadela fastiana aos 42 minutos, depois de cruzamento da direita, com Jaiminho mergulhando de peixinho e acertando a trave direita de Luis Paulo.

Para o segundo tempo, o treinador Édson Ferreira fez duas alterações ofensivas que mudou por completo o comportamento do time e foram fundamentais para a vitória por virada. Os atacantes Dandô e Franclin entraram no lugar do meia Claílson e do zagueiro William, respectivamente, com Jaiminho passando a meia-atacante, voltando para criar no meio e também aparecendo ofensivamente, para as conclusões.

Apesar da ofensividade atingida com as alterações, tudo poderia ter ido pelo ralo logo aos 55 segundos de jogo do segundo tempo, quando Pantico recebeu livre, cara a cara com Julião, e desperdiçou, batendo em cima do goleiro adversário. Aos 2 minutos, Filhão fez falta na meia-lua da grande área fastiana, derrubando Jaiminho. Na cobrança perfeita de Getúlio, aos 4 minutos, a bola morreu no canto direito de Luis Paulo, que não pode evitar o empate, registrando-se o primeiro gol de Getúlio no Barezão 2014.

Empolgado com o empate, Édson Ferreira tornou o time mais ofensivo, trocando o volante Régis Pitbull pelo meia Michel Carioca e liberando Jaiminho para o ataque, aos 9 minutos. O Fast Clube/AM teve duas oportunidades seguidas de marcar, aos 12 e aos 13 minutos. Na primeira, Carlinhos Bala desceu pela direita deu o drible da vaca em Tião Bahia e avançou até ser desarmado por Júnior Bahia. Depois, Rosembrick serviu a Rodrigo Ítalo que bateu com perigo, à esquerda de Julião.

Enquanto isso, nas arquibancadas, duas facções colinenses brigavam entre sim. Membros da Força Azul avançavam contra os integrantes da Furacão Azul. Depois da intervenção da Polícia Militar, os ânimos se acalmaram parcialmente, até que novo foco de confusão se instalou, agora entre membros da Força Azul e os próprios policiais. Os ânimos só serenaram totalmente aos 19 minutos, quando Jaiminho penetrou pelo meio da área deixando para trás Bigu e Márcio Abraão e bateu na saída de Luis Paulo, marcando o gol da virada colinense, seu segundo gol na competição.

Em desvantagem, Aderbal Lana fez duas alterações logo após sofrer a virada, com Catatau entrando na vaga de Filhão e Josy no lugar de Diogo Galvão. O jogo seguiu arrastado e truncado, mas sem muitas chances. Aos 31 minutos, Pantico limpou seu marcador e bateu à esquerda de Julião, com perigo. Dez minutos depois, Carlinhos Bala deu uma caneta em Carlos da Silva e tocou para Josy deixar de calcanhar para Pantico encher o pé, mas em cima de Julião. E só...

Com a vitória, o São Raimundo deixou a zona de rebaixamento (as duas últimas colocações estão ocupadas por Holanda/AM e Sul América/AM) e renova suas esperanças de classificação para a fase decisiva da Taça Cidade de Manaus. Já o Fast Clube/AM fica em situação difícil não dependendo mais apenas de seus próprios esforços para chegar às semifinais.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 2-1 Fast Clube/AM
Sábado, 28 de março de 2014
Segunda Rodada da Taça Cidade de Manaus
Campeonato Amazonense Chevrolet 2014
Árbitro: João Batista Cunha de Brito
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes
Assistente 2: Wendell Saraiva da Silva
Renda: R$ 2.730,00
Público pagante: 396 (535 total)
Gols: Diogo Galvão (pênalti) 37 minutos do 1° tempo. Getúlio 4 e Jaiminho 17 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Carlos da Silva 32, Tião Bahia 34 e Júnior Bahia 46 minutos do 1° tempo. Julião 46, Catatau 47 e Dandô 47 minutos do 2° tempo.

São Raimundo/AM: Julião; Getúlio, Júnior Bahia, Tião Bahia, William (Franclin, no intervalo) e Alberto; Carlos da Silva, Régis Pitbull (Michel Carioca 9/2°), Joaldo e Claílson (Dandô, no intervalo); Jaiminho. Treinador: Édson Ferreira.
Suplentes: Leandro, Franco, Michel Carioca, Célio Silva, Dandô e Franklin.
Fast Clube/AM: Luis Paulo; Filhão (Catatau 20/2°), Samir (Bigu 30/1°), Márcio Abraão e Rodrigo Ítalo; Lê, Souza e Rosembrick; Pantico, Diogo Galvão (Josy 20/2°) e Carlinhos Bala. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Fábio, Catatau, Ronan, Bigu, Josi, Juliano César, Denner, Peu, Vidinha e William.

Comentários