[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2014] - Manaus FC/AM e Nacional/AM empatam na abertura da Taça Cidade de Manaus

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Arlesson Sicsú
/AM


Manaus/AM - Foi um jogo eletrizante, do primeiro ao último minuto. E também, depois de seu encerramento... Na estreia da Taça Cidade de Manaus, a 2ª Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2014, Manaus FC/AM e Nacional/AM empataram em 1-1 na tarde deste domingo (23/03), no Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM, numa partida de muitas alternâncias. No final do encontro, a Torcida Jovem do Nacional, quebrando o acordo de trégua firmado durante a semana com a Diretoria do clube, foi para a porta do vestiário, protestar contra jogadores e o treinador Francisco Diá (foto abaixo). Poucos foram poupados, como por exemplo o goleiro Jairo e o lateral-direito Amaral, que voltou a ser titular no jogo deste domingo. Imediatamente após o jogo, em reunião no CT Barbosa Filho, a poucos quilômetros do SESI, o treinador Francisco Diá entregou seu cargo. A Diretoria já anunciou Sinomar Neves, Tricampeão Paraense entre 2010 e 2012 por clubes diferentes (Paysandu/PA, Independente/PA e Cametá/PA) e que estava dirigindo o Santa Cruz de Cuiarana, distrito de Salinópolis/PA.
As chances de gol e as alternâncias de domínio começaram cedo. Logo aos 3 minutos, Rafael Morisco lançou desde a defesa para Amaral, avançado na direita. O lateral cruzou buscando o grandalhão Fabiano e Carlão saiu para fazer a defesa, mas se chocou com seu companheiro Erivaldo Pedra, soltando a bola perigosamente, antes de voltar a defendê-la. Amaral chegou novamente com perigo no minuto seguinte, reflexo da opção tática de Diá, com Amaral e Jeferson Recife bem avançados pelas alas quando atacava, com a devida cobertura de Negretti pela direita e Romarinho pela esquerda. Quando o Manaus FC atacava, os laterais/alas voltavam marcando, com o reforços dos três volantes: Negretti, Romarinho e Nando.

Mas o Manaus FC/AM, com Cristiano inspirado, prometia dar trabalho. E mostrou isso aos 6 minutos, quando Cristiano limpou o lance na entrada da área e bateu a direita de Jairo, com perigo. Aos 8 minutos, Éder perdeu a bola na meia cancha para Cristiano, que avançou em velocidade, só sendo parado com falta por Romarinho, que levou cartão amarelo e pagou geral com Éder, pela bobeada. O Manaus FC/AM teve outro contra-ataque aos 10 minutos, com Derlan conduzindo pelo meio e lançando Elivélton Bráz na direita. O atacante cruzou buscando Joiner, mas o zagueiro Rodrigão apareceu antes, para realizar o corte.

O Nacional/AM voltou a chegar com perigo pela direita aos 14 minutos, quando Amaral deu uma caneta em Alexandre mas se empolgou, batendo por cima da meta de Carlão. Aos 19 minutos o Nacional/AM teve um gol mal anulado. Amaral lançou Éder, que bateu colocado para defesa parcial de Carlão. No rebote, Éder tentou de novo, para nova defesa parcial de Carlão. Fabiano aproveitou o novo rebote para marcar de cabeça, mas com o lance invalidado por Reginaldo Vasconcelos Noronha atendendo ao aceno de Odaly Peres Monteiro, indicando o impedimento (foto abaixo).

O goleiro Carlão voltou a se enroscar com um companheiro de equipe aos 25 minutos, depois de cobrança de escanteio pelo lado esquerdo do ataque nacionalino. Dessa vez foi com Daniel Pitbull e no rebote Nando quase marca. Dois minutos depois Cristiano lançou Elivélton Bráz que cruzou buscando Joiner. A bola passou pelo atacante e sobrou para o próprio Cristiano, que bateu a queima-roupa para defesa espetacular de Jairo. No rebote, nova tentativa de Cristiano e nova defesa de Jairo. Aos 28 minutos o Manaus FC/AM esteve mais uma vez a ponto de marcar, quando Elivélton Bráz cruzou e Joiner, livre, cabeceou fraco, para defesa de Jairo. Outra oportunidade desperdiçada pelo Manaus FC/AM ocorreu aos 31 minutos, quando Alexandre cruzou da esquerda, Joiner não alcançou e Elivélton Bráz pegou a sobra e bateu fraco, facilitando a vida de Jairo.

A partir dos 35 minutos, mudou o domínio e o Nacional/AM voltou a comandar o jogo. Amaral cruzo da direita e na disputa área, os jogadores nacionalinos reclamaram a não marcação de um pênalti em Fabiano, seguro pelo adversário. Aos 37 minutos, Jeferson Recife bateu falta e Fabiano foi claramente seguro pela gola da camisa, na disputa contra Erivaldo Pedra, cabeceando mesmo assim para fora, mas com perigo. O gol finalmente surgiu, aos 43 minutos. Romarinho cobrou escanteio pela esquerda e no rebote Jeferson Recife, postado na meia lua, ganhou a disputa contra Emerson, girou o corpo e bateu no canto direito de Carlão, à meia altura, sem chance para o goleiro adversário.

O meia estreante Luciano foi substituido no intervalo, dando lugar ao lateral-esquerdo Fabinho. Com a substituição, Jeferson Recife foi para o ataque, para a função que Éder fez no primeiro tempo e Éder foi ser o responsável pela criação das jogadas no meio de campo. Pelo lado do Manaus FC/AM, Paulo Morgado tirou Juninho Cearense e acionou Claudinei, que incendiou o segundo tempo da partida.

Logo aos 3 minutos, Joiner cabeceou fraco de dentro da pequena área, para fácil defesa de Jairo. Aosb 4 minutos, um lance inusitado: Claudinei cruzou e Rafael Morisco mergulhou num belo peixeinho, acertando a trave esquerda de Jairo, quase marcando um belo gol... contra. No minuto seguinte, Elivélton Bráz fez boa jogada da esquerda para o meio e lançou entre os zagueiros adversários para Joiner, que chegou deslocando o goleiro Jairo e empatando o jogo.
Nando perdeu uma bola na intermediária aos 19 minutos e permitiu mais um contra-ataque do Manaus FC/AM, com Daniel Pitbull. O volante nacionalino cruzou os braços após perder a bola. Dois minutos depois foi a vez do Nacional/AM chegar com perigo, com Léo Paraíba penetrando da direita para o centro e batendo para boa defesa de Carlão. A resposta do Manaus FC/AM veio aos 25 minutos, quando Marinho cabeceou de forma fulminante, com a bola explodindo na trave de Jairo. No lance seguinte, o Manaus FC/AM teve falta a seu favor na entrada da área, com Derlan cobrando curto para Cristiano encher o pé e a bola desviar na barreira saindo em escanteio.

O jogo mudou de figura no lance seguinte, quando o lateral-esquerdo Alexandre precisou parar um contra-ataque nacionalino com falta, no círculo central, levando o segundo cartão amarelo e sendo expulso da partida. A partir daí o Nacional/AM pressionou em busca do gol de empate. Aos 29 minutos, Léo Paraíba cruzou e João Douglas cabeceou com Carlão defendendo bem, embora o lance já estivesse com indicação de impedimento. Aos 42 minutos, Rafael Morisco bateu falta com violência, com a bola passando no meio da barreira, mas Carlão defendeu novamente.

Em lance de ataque aos 43 minutos, Léo Paraíba entrou na área e se jogou, reclamando ostensivamente pela marcação de um pênalti. Após ser advertido por Reginaldo Vasconcelos Noronha e insistir na reclamação, levou o segundo cartão amarelo, também sendo expulso do jogo. Em contra-ataque aos 44 minutos, Claudinei rolou para Marinho, que bateu para defesa de Jairo. Aos 47 minutos, Claudinei, sozinho contra três adversários, bateu de primeira, tentando surpreender Jairo, que espalmou para escanteio.

Na última jogada de perigo, aos 48 minutos, Negretti foi lançado dentro da área adversária, mas Carlão saiu de forma arrojada, nos pés do jogador nacionalino, garantindo o empate que custou o cargo de Francisco Diá.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-1 Nacional/AM
Domingo, 23 de março de 2014
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Primeira Rodada da Taça Cidade de Manaus
Campeonato Amazonense Chevrolet 2014
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes
Assistente 2: Odaly Peres Monteiro
4° Árbitro: Basílio Monteiro da Silva
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 4.820,00
Público pagante: 632
Gols: Jeferson Recife 43 minutos do 1° tempo e Joiner 5 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos: Romarinho 8 minutos do 1° tempo. Alexandre 2, Fabinho 25, Léo Paraíba 35 e Daniel Pitbull 41 minutos do 2° tempo.
Expulsões: Alexandre 26 e Léo Paraíba 43 minutos do 2° tempo.

Manaus FC/AM: Carlão; Emerson, Erivaldo Pedra, Ricardo e Alexandre; Daniel Pitbull, Juninho Cearense (Claudinei, no intervalo), Derlan e Cristiano; Joiner (Carlinhos 27/2°) e Elivélton Brás (Marinho 23/2°). Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Júnior, Pastor, Rafael Mondragon, Carlinhos, Kitó, Neto, Jean Carlo, Lucas Paulista, Tubarão, Claudinei e Marinho
Nacional/AM: Jairo; Amaral, Rodrigão, Rafael Morisco e Jeferson Recife; Negretti, Romarinho (Léo Paraíba 9/2°), Nando e Luciano (Fabinho, no intervalo); Fabiano (João Douglas 20/2°) e Éder. Técnico: Francisco Diá.
Suplentes: Wagner, Luan, Pedrão, Ramón, Bruno Potiguar, Fabinho, Léo Paraíba e João Douglas.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários