[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2014] - Nacional/AM é o primeiro finalista da Taça Cidade de Manaus

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Arlesson Sicsú

Manaus/AM - O Nacional/AM venceu o Manaus FC/AM por 3-1 na noite desta quarta-feira (23/04), no Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM, e se classificou para a final da Taça Cidade de Manaus, a 2ª Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2014. O adversário na decisão sairá do jogo deste domingo (27/04), entre Princesa do Solimões/AM e Penarol/AM, quando o Penarol/AM precisa vencer por quatro gols de diferença para se classificar.

Foi o terceiro encontro entre os times após a criação do Manaus FC/AM por Luis Mitoso, ex-presidente do Nacional/AM. no curto espaço de um mês. No dia 23 de março, no primeiro confronto, empate em 1-1 (foto acima). No último sábado, dia 19 de abril, vitória nacionalina por 2-0. E na noite desta quarta-feira, nova vitória azulina, que praticamente garante o time na Copa do Brasil 2015. Em caso da improvável classificação do Penarol/AM, os dois times passariam a decidir também, além da Taça Cidade de Manaus, a segunda vaga para a competição nacional do próximo ano.

Na partida do SESI, o Nacional/AM repetiu o ímpeto do jogo anterior, voltando a abrir o marcador logo no início. Aos 2 minutos, Éder cobrou escanteio pelo lado direito e na sobra do bate-rebate, dentro da pequena área, Negretti completou para as redes, depois de desvio do atacante Fabiano.

O Manaus FC/AM tentou reagir e aos 11 minutos em jogada de velocidade, Joiner cruzou rasteiro e Índio tirou, no meio da área. Aos 21 minutos, Jeferson Recife roubou a bola de Derlan no meio de campo, entrou na área em velocidade mas foi travado por Ricardo na hora do chute, com a bola saindo em escanteio.

O jogo, apesar da vantagem nacionalina, era lá e cá e, aos 25 minutos, Neto arriscou da entrada da área e Jairo mandou a escanteio. Dois minutos depois foi a vez de Carlinhos bater, com Jairo espalmando e Amaral chegando no corte antes que Marinho pudesse aproveitar o rebote, de dentro da pequena área. Na cobrança de escanteio, Marinho cabeceou com estilo e Jairo defendeu no canto direito baixo.

O Manaus FC/AM teve a chance do contra-ataque aos 29 minutos, com Carlinhos e Neto, mas o veterano meia demorou a definir a jogada, proporcionando que a zaga nacionalina se recomposse. Na sequência da jogada, Derlan chutou e Índio desvio no meio do caminho para escanteio. O Nacional/AM voltou a levar perigo ofensivo aos 32 minutos, com Chapinha pegando rebote na entrada da área, mas chutando no meio do gol, para fácil defesa de Carlão.

Aos 33 minutos, Joiner balançou na frente de Índio e bateu com perigo, por cima do gol de Jairo. Cinco minutos depois, Neto roubou a bola de Rodrigão com o bico da chuteira, mas desatendo, Joiner não foi na bola, parando na jogada para reclamar marcação de falta de Rodrigão em Neto.

Em jogada semelhante, o Nacional/AM ampliou aos 40 minutos. Amaral cobrou escanteio e depois de nova confusão na área do Manaus FC/AM, Léo Paraíba aproveitou a sobra para marcar 2-0 e aumentar ainda mais a vantagem azulina. Aos 45 minutos, em cobrança de falta, Neto rolou rápido para Jean Carlos, que encheu o pé com a bola explodindo no travessão, mas o árbitro mandou repetir a cobrança, pois quando Neto rolou a bola, Francisney ainda estava contando os passos para a armação da barreira nacionalina.

Para o segundo tempo, Sinomar Naves fez duas alterações no time, sacando Chapinha e Fabiano e acionando Luciano e Felipe Capixaba, respectivamente. Logo no primeiro minuto, o Manaus FC/AM quase diminuiu, quando Carlinhos cruzou e Ricardo cabeceou no travessão. No lance seguinte, Jean Carlos tocou para Joiner, que cruzou buscando Neto na área, mas Rodrigão cortou na hora "H".

Ao lado de Neto, Joiner era o jogador mais perigoso do Manaus FC/AM. Aos 13 minutos, o atacante arrancou pela direita e bateu cruzado, com perigo, à esquerda de Jairo, deixando Marinho reclamando por passe no meio da área.

Aproveitando jogada áerea, Joiner acertou bonita cabeçada aos 21 minutos, com Jairo fazendo defesas espetacular. No rebote, Joiner insistiu de cabeça e o zagueiro Índio tentou tirar de bicicleta, acertando tanto a bola como a cabeça do atacante, com o árbitro marcando pênalti. Marinho cobrou com força, alto e no meio do gol, diminuindo o placar aos 23 minutos.

Mas o Nacional/AM não deu maiores chances ao adversário e estabeleceu rapidamente 3-1, aos 25 minutos. Léo Paraíba desceu em velocidade pela direita, cortou Rafael Mondragon e bateu prensado, exigindo que Carlão rebatesse com os pés para evitar que o desvio ganhasse as redes. Entretanto, Jeferson Recife pegou o rebote de bate-pronto, guardando a bola no canto direito rasteiro de Carlão, marcando um golaço e sacramentando a vitória e a classificação nacionalina.

A partir de então, o Nacional/AM passou a jogar em ritmo de treino. Aos 27 minutos Felipe Capixaba fez boa jogada pela esquerda. Aos 32 minutos, Éder e Léo Paraíba tabelaram com Léo Paraíba batendo para o gol e Jean Carlos cortando para escanteio. Aos 36 minutos Jeferson Recife arrancou pela esquerda e cruzou para Felipe Capixaba cabecear livre, na trave. No rebote, Éder tentou de forma displicente, facilitando a defesa de Carlão.

Classificado, o Nacional/AM dá um tempo no Barezão 2014 e se prepara para o confronto pela Copa Sadia do Brasil, contra o Corinthians/SP, na próxima quarta-feira (30/04), na Arena Vivaldo Lima, com expectativa de venda de todos os 44 mil ingressos colocados à venda.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 3-1 Manaus FC/AM
Quarta-feira, 23 de abril de 2014
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Jogo de Volta da Fase Semifinal
Campeonato Amazonense Chevrolet 2014
Árbitro: Francisney Oliveira da Silva
Assistente 1: Marcos Santos Vieira
Assistente 2: Anne Kesy Gome de Sá
4° Árbitro: Weden Cardoso Gomes
Assessor: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 4.600,00
Público pagante: 352 (597 presentes)
Cartões amarelos: Fabiano 36 minutos do 1° tempo. Derlan 11 e Índio 21 minutos do 2° tempo.
Gols: Negretti 2 e Léo Paraíba 40 minutos do 1° tempo. Marinho (pênalti) 23 e Jeferson Recife 25 minutos do 2° tempo.

Nacional/AM: Jairo; Amaral, Índio, Rodrigão e Jeferson Recife; Negretti, Bruno Potiguar, Eder e Chapinha (Luciano, no intervalo); Fabiano (Felipe Capixaba, no intervalo) e Léo Paraíba (João Douglas 35/2°). Treinador: Sinomar Naves
Suplentes: Wagner, Daylson, Luan, Pedrão, Nando, Luciano, Ramon, Felipe Capixaba, Erick Vinícius, João Douglas e Leonardo.

Manaus FC/AM: Cartão; Jean Carlos, Rafael Mondragon, Ricardo e Alexandre; Pastor, Derlan, Carlinhos (Claudinei 16/2°) e Neto; Joiner e Marinho. Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Nelsinho, Hugo Deleon, Erivaldo Pedra, Daniel Pitbull, Lucas, Tubarão, Claudinei e Juninho Cearense.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários