[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2014] - Nando e Branco marcam na vitória do Princesa do Solimões/AM sobre o Nacional/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Desfalcado de Rondinelle e Marinélson, suspensos por cartões amarelos, o Princesa do Solimões/AM aproveitou melhor as chances no segundo tempo e com gols de sua dupla de ataque, Nando e Branco, venceu ao Nacional/AM por 2-0 e garantiu boa vantagem para o segundo jogo da Decisão do Campeonato Amazonense Chevrolet 2014. No próximo sábado (24/05), novamente no Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM, o Nacional/AM entrará em campo com a obrigação de vencer por três gols de diferença para impedir o Bicampeonato do Princesa do Solimões/AM.

O primeiro tempo foi de muito respeito mútuo, tornando a partida truncada. A primeira descida com perigo só aconteceu aos 14 minutos, com Fininho fazendo boa jogada pela esquerda e Negretti aparecendo para cortar, jogando para escanteio. Na cobrança, do próprio Fininho, Nando cabeceou para fora. Somente dez minutos depois o jogo registrou nova emoção, em descida perigosa do Princesa do Solimões/AM na base de três atacates contra três defensores, com Michell tocando para Fininho, que lançou para Branco bater com muito perigo. Aos 27 minutos, Michell foi lançado, Rodrigão e Wágner se atrapalharam mas o goleiro nacionalino decidiu o lance, cortando o perigo.

O Nacional/AM chegou com perigo aos 28 minutos, quando Jeferson Recife lançou Leonardo, que matou no peito mas acabou adiantando a bola, com Milton defendendo. Nova boa chance nacionalina aconteceu aos 32 minutos, com Bruno Potiguar lançando Luciano, que bateu para o gol, com muito perigo, mas por cima. A resposta princesina veio no minuto seguinte, com Clayton He Man que se livrou de três adversários e cruzou para Branco concluir, com Wágner defendendo. O goleiro nacionalino fez outra boa defesa aos 36 minutos, em cabeçada de Júnior Baé após cruzamento de Deurick. Aos 42 minutos, o Nacional/AM chegou em velocidade e Lídio chegou cortando, jogando a bola para lateral.

Para o segundo tempo, os dois times voltaram com as mesmas formações, e o Princesa do Solimões/AM foi melhor nas conclusões, construindo a vitória por 2-0, garantido boa vantagem para o jogo de volta. O Nacional/AM até criou mais chances que o adversário, mas perdeu todas. Como a desperdiçada aos 9 minutos, em contra-ataque de três nacionalinos contra apenas um defensor princesino, com Leonardo descendo pela esquerda e cruzando rasteiro para Luciano, que cara a cara com Milton, bateu colocado, praticamente atrasando para o goleiro.

O castigo pelo gol perdido veio aos 14 minutos, quando Branco desceu em velocidade pelo lado esquerdo e bateu cruzado, para defesa parcial de Wágner, com Nando aproveitando o rebote, livre, sem marcação, tendo trabalho de apenas tocar para o fundo das redes, abrindo o marcador, em jogada que evidenciou falha de marcação no lado direito defensivo nacionalino.

O Nacional/AM teve duas chances aos 17 minutos. Jeferson Recife desceu em velocidade pela esquerda e Lídio chegou tirando o perigo, mandando a escanteio. Na sequência do lance, Luciano driblou dois marcadores e bateu com perigo, com Milton salvando com defesa espetacular, mandando a novo escanteio. Para tentar mudar o panorama da partida, Sandomar Naves fez duas alterações aos 23 minutos, colocando Nando e Fabiano nos lugares de Luciano e Bruno Potiguar, respectivamente.

Com as alterações, entretanto, o time ficou sem criação, em razão da apagada atuação de Éder. Sobrou para Jeferson Recife criar as melhores jogadas, pelo lado esquerdo. Aos 25 minutos ele desceu em velocidade e mesmo adiantando demais a bola ainda conseguiu cruzar rasteiro para o meio da área, buscando Fabiano, mas Clayton He Man chegou cortando providencialmente.

Dois minutos depois, Leonardo fez fila na defesa adversária e bateu para outra defesa milagrosa de Milton, espalmando para escanteio. Depois da cobrança, bate-rebate na área com a bola sobrando na marca do pênalti para o zagueiro Índio, que bateu com muita força, isolando, por cima do gol. Para sair da pressão, Marquinho Píter optou por colocar o veloz Edinho Canutama, o talismã do time manacapuruense, no lugar do veterano Nando, cansado.

Na segunda chance de gol criada no segundo tempo, o Princesa do Solimões/AM marcou o segundo gol. Michell arrancou desde o meio de campo e lançou Branco, que bateu de perna direita, no canto esquerdo de Wágner. O time ainda comemorava o segundo gol quando o Nacional/AM desperdiçou mais uma clara chance de gol, com Fabiano perdendo cara a cara com Milton.

Branco também cansou e foi substituído por Alessandro Toró, aos 38 minutos. No Nacional/AM, três minutos antes, Léo Paraíba entrara no lugar de Felipe Capixaba. O Princesa do Solimões/AM quase chegou ao terceiro gol em dois lances. Aos 42 minutos, Wágner fez excelente defesa, no ângulo superior direito, depois de cobrança de falta de Michell. Aos 45 minutos, Edinho Canutama entortou pela direita e cruzou para Fininho perder de forma incrível. O Nacional/AM esteve perto de diminuir a vantagem princesina aos 49 minutos, com Léo Paraíba, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Ficha Técnica:
Nacional/AM - Princesa do Solimões/AM
Domingo, 18 de maio de 2014
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Jogo de Ida da Decisão - Campeonato Amazonense Chevrolet 2014
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Assistente 1: Jeová Rodrigues dos Santos
Assistente 2: Marleudo Nunes de Lima
4° Árbitro: Djalma Silva de Souza
5º Árbitro: Elivane Trindade da Costa
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 23.860,00
Público pagante: 1.564 (2.485 presentes)
Cartões amarelos: Júnior Baé 40 e Éder 45 minutos do 1º tempo. Michell 5, Amaral 12, Branco 25, Amaral 41 e Thiago Brandão 43 minutos do 2° tempo.
Gols: Nando 14 e Branco 35 minutos do 2º tempo.

Nacional/AM: Wagner; Amaral, Índio, Rodrigão e Jeferson Recife; Negretti, Bruno Potiguar (Fabiano 23/2º), Éder e Luciano (Nando 23/2º); Felipe Capixaba (Léo Paraíba 35/2º) e Leonardo. Treinador: Sinomar Naves.
Suplentes: Jairo, Luan, Pedrão, Fabinho, Nando, Ramón, Léo Paraíba, Fabiano e João Douglas.

Princesa do Solimões/AM: Milton; Deurick, Lídio, Thiago Brandão e Clayton He Man; Júnior Baé, Amaralzinho, Michell e Fininho (Piru 46/2º); Nando (Edinho Canutama 26/2º) e Branco (Alessandro Toró 38/2º). Treinador: Marquinhos Píter.
Suplentes: Eduardo, Gró, Piru, Neto, Alberto, Guilherme, Alessandro Toró, Delciney e Edinho Canutama.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita



Comentários