[JOGADORES E TREINADORES] - Outro time do Barezão, o Forasteiro FC

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Arlesson Sicsú

Manaus/AM - O Blog do Teófilo publicou, no dia 5 de abril de 2014, postagem sob o título Bruno FC, relacionando a grande quantidade de jogadores com esse nome disputando o Campeonato Amazonense Chevrolet 2014. Após o encerramento da competição, apresentamos outro levantamento curioso, sobre a adoção da naturalidade na denominação para identificação de jogadores de fora do Estado.

Nesse sentido o Blog do Teófilo identificou 24 jogadores com alguma referência a naturalidade em seus nomes futebolísticos, sendo quinze menções aos Estados, dois apelidos remetendo ao País, dois nomes de origem colombiana, três "homenagens" a jogadores estrangeiros, além de outros dois jogadores que vez e outra são tratados com sobrenome fazendo alusão a local de nascimento.

Curiosamente, o time que carrega o nome de um país europeu, o Holanda/AM, foi o único clube a não ter qualquer “estrangeiro” em seu elenco. Aliás, oito dos dez clubes que disputaram o Barezão 2014 também carregam curioso simbolismo em seus nomes. Três remetem a nomes de cidades: Borbense, Manaus e Iranduba. Um homenageia o rio que banha a cidade: Solimões. Outro é o próprio nome de um país europeu: Holanda. Tem ainda o que "copia" o nome de um time estrageiro, no caso do Uruguai (Penarol) e o que é um termo inglês, que significa rápido (Fast). O Campeão Amazonense de 2014 tem o nome de um termo que representa algo relativo a todo país, o Nacional...

Confira abaixo a Seleção de “Forasteiros” do Campeonato Amazonense Chevrolet 2014, por posição:

Goleiros – Coincidentemente, os dois atendem pelo menos nome, de origem colombiana. Pablo foi o titular do Nacional Borbense/AM, time sensação do Barezão 2014. O Fast Clube/AM também teve um goleiro Pablo, que atuou apenas em uma partida, no empate em 1-1 contra o Nacional/AM, em partida válida pela 4ª rodada da Taça Cidade de Manaus, a 2ª Fase da competição.

Lateral-direito – O Nacional Borbense/AM teve um jogador natural de Borba/AM, mas que por suas feições “orientais”, carrega o apelido de Zizau, em referência ao jogador chinês contratato pelo Corinthians/SP, num lance de marketing do clube paulista, que tornou o jogador “folclórico”. O Zizau de Borba/AM também atuou de lateral-esquerdo.

Zagueiros – Também o Nacional Borbense/AM teve um zagueiro homenageando a colônia árabe, Mohamed. Completam a zaga do Forasteiro FC, Júnior Bahia que defendeu o São Raimundo/AM e Alemão, que atuou alguns poucos jogos pelo Penarol/AM.

Laterais esquerdos – O maior destaque da posição vem do time Campeão, o Nacional/AM – Jefferson Recife, autor de quatro gols na competição (de joelhos na foto acima, com o companheiro Bruno Potiguar). Também disputaram o Barezão 2014 o lateral esquerdo Diego Bahia, reforço do Nacional Borbense/AM na Taça Cidade de Manaus e Alexandre, titular de toda a temporada no Manaus FC/AM, que também é chamado de Alexandre Gaúcho em algumas citações.

Volantes – Bruno Potiguar puxa a lista de volantes “estrangeiros” (na foto acima, com o companheiro Jeferson Recife). Chegou no final da Taça Estado do Amazonas e se firmou como titular no Nacional/AM, onde conquistou o título, marcando o primeiro gol da épica goleada na Decisão. O Iranduba/AM completa os “selecionáveis” para a posição, com os "xarás" Juninho Mineiro e Wellington Mineiro.

Meias – Cinco meias de criação com sobrenome profissional referindo-se à localidade de nascimento desfilaram seus talentos nos campos amazonenses em 2014. Dois são do Amazonas: Tiago Amazonense do Iranduba/AM e Diego Tefé do Sul América/AM. No Penarol/AM, Israel Mineiro entra na lista, ao lado de Juninho Cearense, do Manaus FC/AM. Também no novato Manaus/AM atuou Lucas, às vezes chamado pela Imprensa e no próprio site do clube como Lucas Paulista. Teve ainda a "homenagem" do fastiano Rosembrick, ao craque holandês Rob Rensenbrinck, que disputou as Copas do Mundo em 1974 e 1978. Não aparece nesta "seleção" o artilheiro do Barezão 2014, pois o Blog do Teófilo sempre tratou o meia como Michell, com dua letras eles no final, como é a grafia de seu nome, ao contrário de alguns veículos de comunicação, que acrescentaram Parintins ao seu nome futebolístico.

Atacantes – A posição com maior número de jogadores “estrangeiros”. O Campeão Nacional/AM contribui com dois nomes: Felipe Capixaba, que na verdade é carioca, e Léo Paraíba. O vice-campeão Princesa do Solimões/AM teve o local Edinho Canutama. Completam a relação os atacante Pará (São Raimundo), Alemão (Nacional Borbense/AM) e Jackson Baiano (Sul América).

A distribuição dos 24 jogadores por origem:
Amazonas [3] – Tiago Amazonense (Iranduba/AM), Edinho Canutama (Princesa do Solimões/AM) e Diego Tefé (Sul América/AM).
Bahia [3] – Diego Bahia (Nacional Borbense/AM), Jackson Baiano (Sul América/AM) e Júnior Bahia (São Raimundo/AM).
Minas Gerais [3] – Israel Mineiro (Penarol/AM), Juninho Mineiro e Wellington Mineiro (ambos do Iranduba/AM)
Pernambuco [1] – Jeferson Recife (Nacional/AM)
Paraíba [1] – Léo Paraíba (Nacional/AM)
Rio Grande do Norte [1] – Bruno Potiguar (Nacional/AM)
Ceará [1] – Juninho Cearense (Manaus FC/AM)
Pará [1] – Pará (São Raimundo)
Espírito Santo [1] – Felipe Capixaba (Nacional/AM)
São Paulo [1] – Lucas Paulista (Manaus FC/AM)
Rio Grande do Sul [1] – Alexandre Gaúcho (Manaus FC/AM)
"Colômbia" [2] – Os goleiros Pablo’s, um titular do Nacional Borbense/AM e outro que atuou um jogo pela Fast Clube/AM
"Alemanha" [2] – O atacante Alemão, do Nacional Borbense/AM e o zagueiro Alemão do Penarol/AM.
"China" [1] – Zizau (Nacional Borbense/AM).
"Colônia Árabe" [1] – Mohamed (Nacional Borbense/AM)
"Holanda" [1] - Rosembrick (Fast Clube/AM)

Por clubes:
Nacional Borbense/AM - [5]
Nacional/AM - [4]
Manaus FC/AM - [3]
Iranduba/AM - [3]
Penarol/AM - [2]
Fast Clube/AM - [2]
São Raimundo/AM - [2]
Sul América/AM - [2]
Princesa do Solimões/AM - [1]
Holanda/AM - embora com o nome de um país europeu, foi o único time sem qualquer "forateiro".

Sentiu falta de algum jogador??? Comente aqui no Blog do Teófilo...

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários