[COPA DO MUNDO 2014] - Apresentação de Uruguai - Costa Rica

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - O Grupo da Morte, assim denominado por ter a presença de três Campeões Mudiais, disputandu duas vagas para a Segunda Fase, será aberto a partir das 15 horas (de Manaus), em Fortaleza/CE, na Arena Castelão, com a partida entre Uruguai - Costa Rica, esta a grande azarã do grupo. As duas Seleções vão se encontrar pela primeira vez em Copas do Mundo da Fifa, num jogo cheio de tabus a ser superados. Apesar do embate inédito por Mundiais, Uruguai - Costa Rica já se enfrentaram em ocasiões anteriores, por 8 vezes. Os quatro primeiros jogos foram amistosos, entre 1990 e 1999. Depois, em 2001, se cruzaram duas vezes pela Copa América, na Fase de Grupos e nas Quartas de Finais. As duas últimas partidas, em 2009, valeram vaga no Mundial da África do Sul, na chamada Repescagem. E desse histórico surge o primeiro tabu, pois o Uruguai nunca perdeu, com 6 vitórias e 2 empates, apesar do equilíbrio nos marcadores - duas vitórias por 2-1, uma vitória por 1-0, uma vitória por 5-4 e um vitória por 2-0, a mais elástica. Os dois empates foram em 1-1.

Na história dos Mundiais, os dois times estão sem vencer nas últimas partidas. O Uruguai está sem vencer há três jogos. Depois de empatar em 1-1
com Gana nas Quartas de Final da Copa do Mundo da Fifa na África do Sul, em 2010, e obter a classificação nos pênaltis, a Celeste registrou duas
derrotas seguidas por 2-3, para a Holanda nas Semifinais e para a Alemanha na disputa pelo Terceiro Lugar. A Costa Rica não vence há cinco jogos. Depois de derrotarem a China por 2-0 na Copa do Mundo da Fifa de 2002, disputada no Japão e na Coréia do Sul, os costa-riquenhos empataram o jogo seguinte e então perderam quatro partidas consecutivas.

Mais dois tabus: o Uruguai nunca levou gol em Copas do Mundo jogndo contra representante da Concacaf. Antes da Costa Rica, a única seleção enfrentada pelo Uruguai em Mundiais foi o México, em duas ocasiões - empate em 0-0 em 1966, na Inglaterra, e vitória por 1-0 na África do Sul, em 2010. Por outro lado, a Costa Rica sempre perdeu para seleções sul-americanas em Copas do Mundo. Foi o que aconteceu diante do Brasil em 1990/Itália (0-1) e 2002/Japão-Coreia do Sul (2-5) e do Equador em 2006/Alemanha (0-3).

Vale ressaltar que a Seleção do Uruguai tem o maior número de jogadores estrangeiros que atuam no Brasil: o goleiro Martin Silva do Vasco da Gma/RJ, o meia Álvaro Pereira, do São Paulo/SP, e o meia Nicolás Lodeiro, do Corinthians/SP.

O Blog do Teófilo apresenta um quadro-gráfico com os números de cada Seleção em todos os Mundiais (acima)

Com cordiais
Saudações Fastianas e Brasileiras
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários