[COPA DO MUNDO 2014] - Apresentação de Argentina - Irã

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - Naturalmente, a Argentina é favorita contra uma Seleção como a do Irã, adversária desta segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo da Fifa 2014, no Brasil. E o retrospecto anima os hermanos para o confronto que abre os jogos deste sábado (21/06), no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte/MG. Motivos para acreditar numa vitória por goleada não faltam.

Primeiro, a Argentina nunca sofreu gols em partidas em Copas do Mundo disputadas no dia 21 de junho. Pelo contrário,
com exceção do empate sem gols com a Holanda em 2006/Alemanha, a Albiceleste coleciona goleadas na data: bateu o
Peru por 6-0 em 1978/Argentino no famoso e polêmico jogo que lhe garantiu vaga a Decisão; a Grécia por 4-0 em 1994/Estados Unidos e a Jamaica por 5-0 em 1998/França.

Segundo motivo: a Argentina alcançou três vitórias em três partidas contra adversários asiáticos em Copas do Mundo, vencendo a Coreia do Sul duas vezes, com relativa facilidade (3-1 em 1986/México e 4-1 em 2010/África do Sul) e o Japão uma vez (1-0 em 1998/França).

Mais motivos para encher os argentinos de otimismo: na segunda rodada da Fase de Grupos de um Mundial, a Argentina só perdeu duas vezes, em 1962/Chile e 1998/França, e ambas para a Inglaterra. Nas outras ocasiões, os argentinos registraram nove vitórias e três empates.

Mas o dia 21 de junho também trás boas recordações para os iraniano. Há exatamente 16 anos, em 21 de junho de 1998, na Copa da França, o Irã conquistou a sua primeira vitória em Copas do Mundo ao vencer os Estados Unidos por 2-1 em Lyon graças aos gols de Hamid Estili e Mehdi Mahdavikia. O americano Brian McBride acabou descontando nos minutos finais.

Em contrapartida, o Irã não vence há cinco partidas em Copas do Mundo. Os seus últimos resultados foram dois empates e três
derrotas. A Seleção Persa empatou os seus últimos dois jogos disputados no Mundial. Nenhuma seleção asiática jamais empatou três partidas seguidas.

O Blog do Teófilo apresenta um quadro-gráfico com os números de cada Seleção em todos os Mundiais (acima).

Com cordiais
Saudações Fastianas e Brasileiras
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários