[CAMPEONATO AMAZONENSE DA SEGUNDA DIVISÃO 2014] - Cliper/Tefé/AM vence Tarumã/AM na estreia da Taça Cidade de Manaus

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Cliper/Tefé/AM e Tarumã/AM completaram a primeira rodada da Taça Cidade de Manaus, na noite desta quarta-feira (19/11), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus/AM. Impulsionados pelo "efeito Rio Negro", os times fizeram uma das melhores partidas da competição, com a vitória do Cliper/Tefé/AM por 2-1, resultado que deixa o time da Águia Dourada na liderança da Segunda Fase, ao lado do próprio Rio Negro/AM.

Campeão da Taça Estado do Amazonas, a Primeira Fase, o Rio Negro/AM já garantiu vaga na Primeira Divisão do Futebol Amazonense para 2015. E como estreou com vitória, à tarde, em Nova Olinda, contra o CDC Manicoré/Nova Olinda/AM, transferiu a pressão para os outros clubes participantes da Segunda Divisão - o próprio CDC Manicoré/Nova Olinda/AM, Cliper/Tefé/AM, Tarumã/AM e Operário/AM - o chamado "efeito Rio Negro". Se for Campeão de forma direta, vencendo as duas fases, a segunda vaga para a Elite do futebol local de 2015 ficará com o clube que mais somar pontos. Em caso de um campeão diferente na Segunda Fase este, além de garantir a segunda vaga de Acesso, vai decidir o título contra o Galo Carijó.

O jogo foi muito equilibrando, cheio de alternâncias e chances para os dois times. O veterano Vidinha foi um dos destaques do Cliper/Tefé/AM. Aos dois minutos de jogo ele criou duas jogadas de perigo, desperdiçadas por seus companheiros. Primeiro ele colocou Nando na cara do gol, que bateu cruzado, com perigo, com Rafael desviando levemente, evitando o gol. Logo depois, ele lançou Bruno, que também bateu cruzado, mas direto para fora.

A resposta do Tarumã/AM veio no minuto seguinte, quando Miguel foi lançado em profundidade, mas Luis Paulo, atento no lance, se antecipou ao atacante, chegando antes do adversário e fazendo a defesa. Novo lance de perigo do Cliper/Tefé/AM ocorreu aos 12 minutos, de novo com Nando, que dominou livre após um rebote da zaga adversária, mas bateu em cima de Rafael, facilitando a defesa do goleiro. A resposta do Tarumã/AM veio na sequência, com Júnior fazendo grande jogada pela direita, penetrando na área e cruzando para trás, onde Miguel demorou a concluir, possibilitando que Pastor chegasse e mandasse para escanteio, aliviando o perigo. Na cobrança, de Lucas Autazes, a bola pegou em Júnior, que não conseguiu o domínio, dentro da área.

Aos 16 minutos Rogério Pedra arriscou de fora da área, com perigo. Dois minutos depois, Júnior se livrou da marcação na entrada da área e bateu forte, com Luis Paulo defendendo com firmeza. Carlos Felipe arriscou de fora da área, aos 22 minutos, com a bola passando com perigo à esquerda de Luis Paulo. Nando fez boa jogada pela direita e cruzou no pé de Carlos Felipe, que errou o chute, aos 25 minutos. Aos 30 minutos, Lucas Autazes cobrou falta na área e Júnior se abaixou para cabecear, mas para fora.

O Cliper/Tefé/AM voltou com perigo aos 34 minutos, em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo que Nando cabeceou na trave direita, após desvio em Thiago, com a bola saindo a escanteio. Luis Paulo salvou ataque rápido do Tarumã/AM aos 36 minutos, chegando na disputa antes de Júnior. Em seguida, aos 40 minutos, o Tarumã/AM teve um gol anulado: na cobrança de falta de Tom, centrando na área, Kenedy desviou de cabeça para o fundo das redes, mas Ivo Fernando da Costa de Souza já havia indicado o impedimento.

Para o segundo tempo, Darlan Barroso sacou Miguel, colocando Renan em seu lugar. Nem deu tempo de observar se a alteração surtiria efeito, pois aos 5 minutos Carlos Felipe fez boa jogada pela direita e cruzou para trás, onde Nando chegou batendo de primeira, abrindo o marcador. Após a marcação do gol, o Cliper/Tefé/AM criou duas boas jogadas pelo lado esquerdo. Na primeira, aos 10 minutos, Neto lançou Carlinhos, que foi ao fundo e cruzou razante, com Rafael defendendo com segurança. Dois minutos depois, Carlinhos cruzou, a bola passou por Rafael e Thiago cortou, evitando o segundo gol da partida.

O Tarumã/AM teve mais um gol anulado, aos 13 minutos, agora pela assistente dois, Edivânia Trindade da Costa. Em bola lançada da direita para a esquerda, Tubarão furou e Carioca ficou livre, dominando e batendo para o gol, invalidado por impedimento. O grito de gol ficou preso novamente aos 19 minutos, quando Kenedy cobrou falta na área, o goleiro Luis Paulo saiu rebatendo de forma esquisita e Carioca cabeceando na trave.

Para aumentar a ofensividade, Darlan Barroso tirou o volante Keny trocando-o pelo atacante Lucas Yago. Porém, mais uma vez o Cliper/Tefé/AM foi quem esteve perto de aumentar o marcador. Carlinhos cruzou da esquerda, aos 28 minutos, e Nando cabeceou com convicção, mas Kenedy salvou o gol. Aos 30 minutos Lucas Yago bateu de fora da área com perigo, exigindo difícil defesa de Luis Paulo. Aos 33 minutos Nando quase aumentou mais uma vez, batendo com perigo à esquerda de Rafael.

O empate finalmente surgiu aos 34 minutos. Em cobrança de falta na intermediária, a bola foi alçada na área de Luis Paulo e estabeleceu-se a confusão, o bate-rebate, até que na terceira tentativa o zagueiro Kenedy empurrou para as redes. Aos 35 minutos, confusão na área do Tarumã e Nando quase marcou. Neto recebeu na entrada da área, aos 37 minutos, ajeitou e bateu colocado, com bola passando raspando a trave direita de Rafael.

Como o empate era ruim para as duas equipes, em razão do "efeito Rio Negro", os times continuavam buscando a vitória, alternando lances perigosos a todo momento. Aos 39 minutos, Renan recebeu de Lucas Yago e bateu com estilo, da intermediária, mas a bola pegou muito efeito, passando por cima da meta de Luis Paulo. Um minutos depois Nando recebeu livre, quase dentro da pequena área, e perdeu, finalizando na trave. Aos 42 minutos, o Tarumã/AM tentou sair em contra-ataque e foi parado três vezes com falta, sempre cobradas com rapidez, uma após outra. Na terceira cobrança curta, Júnior recebeu de Dedé, avançou e lançou magistralmente na esquerda, onde surgiu o zagueiro Thiago, livre, dentro da área, batendo cruzado mas fraco, facilitando a defesa de Luis Paulo, para desespero de Carioca, que pedia livre, na marca do pênalti, de frente para o gol.

Prevalecendo a máxima do futebol de que "quem não faz (gol), leva", o Cliper/Tefé/AM chegou ao gol da vitória logo depois, aos 45 minutos, em lance idêntico ao gol do Tarumã/AM. Neto cobrou falta na área e após bate-rebate, Rogério Pedra fuzilou para marcar o gol da vitória.

Ficha Técnica:
Cliper/Tefé/AM 2-1 Tarumã/AM
Quarta feira, 19 de novembro de 2014
Estádio Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Primeira Rodada da Segunda Fase - Taça Cidade de Manaus
Árbitro: Francisney Oliveira da Silva/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Edivânia Trindade da Costa/AM
4º Árbitro: Carlos Augusto dos Santos/AM
Delegado: Lázaro D'Ângelo
Renda: R$
Público pagante:
Gols: Nando 5, Kenedy 34 e Rogério Pedra 45 minutos e do 2º tempo.
Cartões amarelos: Niashe 28, Carlinhos 29, Emerson 34, Carioca 37 e Dedé 45 minutos do 1º tempo. Pastor 8, Vidinha 29 e Thiago 44 minutos do 2º tempo.

Cliper/Tefé/AM: Luis Paulo; Emerson, Pastor, Tubarão e Carlinhos; Rogério Pedra, Bruno, Vidinha e Neto; Nando e Carlos Felipe (Élson Bala 26/2º). Treinador: Carlos Prata.
Suplentes: Nelsinho; William, Gilsão, Maicon, Rai, Élson Bala, Marinho, Severo e Janderson.

Tarumã: Rafael; Lucas Autazes, Kenedy, Thiago e Tom; Keny (Lucas Yago 26/2º), Niashe, Dedé e Carioca; Miguel (Renan, no intervalo) e Júnior. Treinador: Darlan Barroso.
Suplentes: Leno, Sorim, Bebe, Matheus, Geovani, Renan, Dener, Lucas Yago e Alex.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários