[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - De virada, Princesa do Solimões/AM vence São Raimundo/AM e assume liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Deyvid Jonhatan

Manaus/AM - Na abertura da segunda rodada do Campeonato Amazonense 2015, São Raimundo/AM e Princesa do Solimões/AM se enfrentaram no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, na tarde deste sábado (28/02). A expectativa por um grande jogo se confirmou, com uma partida cheia de alternativas e quatro golaços. A expectativa por um bom público também aconteceu, embora os pagantes tenham sido poucos e mais uma vez ficou a sensação de mais gente presente do que o público oficial divulgado. No final de tudo o Princesa do Solimões/AM venceu de virada (3-1) e assumiu a liderança provisória da Fase Classificatória.

Mal rolou a bola e o São Raimundo/AM abriu o marcador, com um golaço de Adonias, aos 4 minutos, num chute da intermediária que foi morrer no ângulo superior direito de Rascifran. O Princesa do Solimões/AM tentou reagir imediatamente e aos 9 minutos desceu em velocidade pela direita, driblou Alex e bateu para defesa de Leandro. Aos 18 minutos, Thomaz recebeu na esquerda, se livrou de seu marcador e bateu rasteiro, à direita de Rascifra, quase ampliando.

O empate do Princesa do Solimões/AM surgiu aos 20 minutos, depois que Léo Paraíba cobrou falta da intermediária com a bola explodindo no travessão do adiantado goleiro Leandro e, no rebote, Deurick ajeitar e mandar um balaço, estufando as redes de Leandro. Aos 21 minutos, devido ao forte calor, o árbitro Francisney Oliveira da Silva determinou parada para o tempo técnico, com a partida voltando aos 24 minutos. Mais uma vez adiantado, Leandro voltou a levar susto em sua meta aos 25 minutos, em chute da intermediária de Douglas que passou raspando.

O Princesa do Solimões/AM teve mais um lance ofensivo de perigo aos 27 minutos, em cruzamento da esquerda de Mauryan que Sandro Goiano cabeceou com muito perigo. Carlos da Silva tocou para Diego Mipibu aos 34 minutos e este lançou Mauricélio pela direita, mas a assistente Elivane Trindade da Costa anotou impedimento do atacante.

Duas falhas defensivas sãoraimundenses assustaram o torcedor. A primeira aos 37 minutos, quando Leandro saiu muito mal em cobrança de escanteio com o Princesa do Solimões/AM quase marcando. Aos 40 minutos Uilton tentou sair jogando bonito dentro da área e foi desarmado por Sandro Goiano, que rolou para Douglas bater de primeira, no canto direito de Leandro, que salvou de forma sensacional, com o pé. Aos 42 minutos, Sandro Goiano recebeu cobrança de lateral e, dentro da área, reclamou ter sido seguro após o domínio.

Aos 44 minutos o lance capital da partida. Numa disputa no meio de campo, Uilton entrou solando Delciney e foi expulso, de forma direta, pelo árbitro Francisney Oliveira da Silva. Ainda sobrou cartão amarelo para Adonias por reclamação e também para Delciney, atingido no lance. Eduardo Clara não mexeu no sistema defenivo do time, nem mesmo no retorno para o segundo tempo, preferindo apenas recuar Fernando para recompor a zaga, ao lado de Alex. Mas na frente, trocou Thomaz por Maykinho.

Mesmo com um a menos, o São Raimundo/AM começou bem melhor a segunda etapa. Logo aos 30 segundos, Carlos da Silva tocou para Mauricélio que, de primeira, bateu cruzado, à meia-altura, para grande defesa de Rascifran, mandando a escanteio. Aols 4 minutos, Alex e Fernando não se entenderam, um deixando para o outro, e quase Josy chega na bola antes do goleiro Leandro. Um minuto depois Amaralzinho arriscou da intermediária e Leandro fez boa intervenção, mandando a escanteio.

Em bonita triangulação pela esquerda entre Adonias, Carlos da Silva e Diego Mipibu, a bola ficou com Adonias, que errou o cruzamento para a área. Empolgado, apesar de ter um jogador a menos, o São Raimundo/AM quase voltou a comandar o placar aos 9 e aos 12 minutos. No primeiro lance, pela direita, Getúlio avançou em velocidade, limpou o lance na entrada da área e rolou para Douglas, de frente, bater em cima de Rascifran. O outro lance foi pela esquerda, com Maykinho isolado, esperando a presença de algum companheiro na área e cruzando para Carlos da Silva, que chegou alguns segundos atrasados.

Aos 14 minutos, enquanto todos olhavam a bola sair pela lateral, Mauricélio acreditou na jogada dada como perdida, tocou para Diego Mipibu, que serviu para Adonias, que acabou derrubado dentro da área por Lei, em pênalti contestado pelos jogadores do Princesa do Solimões/AM. Na cobrança, pelo próprio Adonias, aos 16 minutos, o meia artilheiro bateu alto demais, para fora, por cima do gol (foto acima).

Foi a senha para Zé Marco, que tirou Douglas e colocou Edinho Canutama em campo, mudando totalmente a história da partida. Léo Paraíba roubou a bola no meio de campo e arrancou em velocidade, enfileirando seus adversários até ser derrubado por Gilson na entrada da área. Depois de muita demora para a cobrança (incríveis quatro minutos), Lei cobrou com perfeição, no ângulo superior esquerdo de Leandro, que nada pode fazer para evitar a virada no marcador.

A exemplo do que fizera na partida contra o Operário/AM no meio de semana, Zé Marco fez uma alteração arriscada, trocando um jogador ofensivo por outro defensivo. Na quarta-feira, depois de sofrer o segundo gol (do empate), Zé Marco tirou Léo Paraíba e colocou Júnior Baé em campo. Neste sábado, logo após ficar à frente no marcador, aos 24 minutos, o treinador sacou Josy e chamou Júnior Baé para a partida, mesmo com um jogador a mais. Eduardo Clara, em desvantagem no placar, mexeu ofensivamente, aos 25 minutos, colocando Ramon e Marinho nas vagas de Diego Mipibu e Mauricélio.

Aos 27 minutos, Léo Paraíba arrancou pela esquerda e rolou para Delciney bater com perigo. No minuto seguinte quem iniciou a jogada em velocidade foi Edinho Canutama, que rolou para a perigosa conclusão de Mauryan. Na base da garra, o São Raimundo/AM tentava o empate a qualquer custo. Aos 30 minutos, Fernando bateu de fora da área, com a bola sofrendo leve desvio no caminha e obrigando Rascifran a voltar na jogada e fazer difícil defesa no seu canto esquerdo rasteiro. Logo em seguida, Ramon fez grande jogada pela direita e cruzou razante, com Marinho chegando de carrinho, mas um pouco atrasado.

Sandro Goiano deu lugar a Nando, aos 34 minutos e aos 37 minutos, Marinho se esticou em cobrança de escanteio, mas não alcançou a bola, atingindo levemente Rascifran, que valorizou bastante o lance.

Após ficar quase 4 minutos tocando bola de pé em pé, aguardando o apito final, o Princesa do Solimões acabou chegando ao terceiro gol, aos 47 minutos, quando Edinho Canutama passou praticamente "entre" Alex e Adonias, avançou em velocidade e rolou para a entrada da área, onde Léo Paraíba teve tempo e categoria de ajeitar, trocar de perna, e colocar no ângulo superior direito de Leandro, marcando o quarto golaço da partida e decretado a vitória final do time de Manacapuru/AM por 3-1.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 1-3 Princesa do Solimões/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Segunda Rodada da Primeira Fase
Sábado, 28 de fevereiro de 3015, às 15h
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus
Árbitro: Francisney Oliveira da Silva/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Elivane Trindade da Costa/AM
4º Árbitro: Carlos Alberto dos Santos/AM
Renda: R$ 3.630,00
Público pagante: 294 (804 presentes)
Cartões amarelos: Diego Mipibu 7, Alex 31, Getúlio 44, Adonias 44 e Delciney 44 minutos do primeiro tempo. Amaralzinho 8, Lei 14, Mauricélio 23 e Carlos da Silva 27 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Uilton 44 minutos do primeiro tempo.
Gols: Adonias 4 e Deurick 20 minutos do primeiro tempo. Lei 22 e Léo Paraíba 47 minutos do segundo tempo.

São Raimundo/AM: Leandro; Getúlio, Uilton, Alex e Gilson; Fernando, Carlos da Silva, Adonias e Diego Mipibu (Ramon 25/2º); Mauricélio (Marinho 25/2º) e Thomaz (Maykinho, no intervalo). Treinador: Eduardo Clara.
Suplentes: Julião, Vamberto, William. Joaldo, Maykinho, Ramon, Marinho e Róbson Manaus.

Princesa do Solimões/AM: Rascifran; Lei, Gilson, Deurick e Mauryan; Amaralzinho, Delciney, Douglas (Edinho Canutama 18/2º) e Josy (Júnior Baé 24/2); Léo Paraíba e Sandro Goiano (Nando 34/2º). Treinador: Zé Marco.
Suplentes: Luis Paulo, Jeferson Piauí, Serginho, Júnior Baé, Edinho Canutama, Fininho Manacá, Judá, Jaime, Emerson e Nando.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários