[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Nacional/AM vence Rio Negro/AM no encerramento da primeira rodada

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - A primeira rodada do Campeonato Amazonense 2015 terminou na noite desta quinta-feira (26/02), com a disputa do tradicional Clássico Rio-Nal, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. E o Nacional/AM levou e melhor, fruto da qualidade superior de seus jogadores. Com a vitória, o time assume a vice-liderança da competição, atrás apenas do Fast Clube/AM, que leva vantagem no critério de desempate de número de gols marcados. O Rio Negro/AM, que já foi rebaixado três vezes nos últimos oito anos, larga a competição na lanterna, a última posição.

Para quem esperava um Rio Negro muito frágil, o time até conseguiu equilibrar o jogo em diversos momentos da partida. Mas no início, o predomínio foi total do Nacional/AM. Com maior posse de bola e mais tranquilo em campo o Leão da Vila Municipal não demorou a abrir o marcador. Aos 13 minutos, após cruzamento da direita e desvio no meio do caminho, Wanderley não teve trabalho para marcar, quase dentro do gol.

O panorama do jogo não mudou depois do gol, com o Nacional/AM permanecendo mais tempo com a bola e o Rio Negro desarticulado, sem organização. Na beira do campo, o treinador Sérgio Duarte procurava orientar seus comandados, principalmente tentando acertar o posicionamento do lado defensivo direito, onde Wanderley e André Luiz levavam vantagem sobre Marcelinho na maioria das jogadas. Aos 26 minutos, o atacante nacionalino entrou na área com facilidade, driblou Marcelinho e cruzou para trás, com André Luiz chegando como elemento surpresa, se antecipando ao companheiro Hyantony, mas batendo para fora.

O Rio Negro pouco chegava e quando conseguia levar perigo seus jogadores eram quase sempre parados com falta pelos adversários. Ao final do primeiro tempo, a dupla de zaga nacionalina já estava pendurada com cartão amarelo. Robinho foi premiado aos 27 minutos e Maurício Leal levou o seu aos 42 minutos. Na segunda metade do primeiro tempo, a partir dos 25 minutos, o Rio Negro/AM começou a se encontrar em campo, equilibrando a partida, passando a dividir com o adversário o tempo com a bola no pé e trocando passes com mais eficiência.

Aos 29 minutos, após rebote da zaga nacionalina, Thiago Amazonense emendou de bicicleta, com Maurício Leal cortando no meio do caminho e jogando para escanteio. Na cobrança pelo lado direito, aos 30 minutos, Rodrigo Ramos saiu mal do gol e Lucas Peteka cabeceou para o gol, com Robinho tirando em cima da linha, cabeceando para escanteio.

Aos 40 minutos ocorreu um lance capital no andamento da partida. Wanderley fez mais uma grande jogada pela esquerda e cruzou para a área. Victor escorregou deixando Hyantony sem marcação. Mas quando ia dominar a bola, o atacante azulino caiu, literalmente, perdendo a chance do gol. Estava escrito neste lance que Hyantony não voltaria para o segundo tempo. Além dele, Victor acabou também sendo substituído no intervalo.

Leonardo veio para o jogo na vaga de Hyantony e Luiz Ricardo no lugar de Victor. Os dois foram personagens na definição do resultado. O primeiro de forma positivo e o rionegrino de forma negativa. Logo com um minuto de jogo, Luiz Ricardo levou cartão amarelo. Aos três minutos, num lance na lateral do campo, começou uma briga quase generalizada, que culminou com as expulsões de Lídio pelo Nacional/AM e Luiz Ricardo pelo Rio Negro/AM. Se quiser, o zagueiro rionegrino pode até requerer sua inscrição no Livro dos Recordes, por ter levado cartão amarelo com um minuto de atuação e ter sido expulso com três minutos.

No Rio Negro/AM, Sérgio Duarte Júnior foi cobrir a zaga, passando a fazer dupla com Rondinelle. Sinomar Naves preferiu recompor o seu segundo volante, colocando Bruno Potiguar em campo, para atuar ao lado de Dênis. Aos 11 minutos, Leonardo deixou de calcanhar para Fininho, que limpou o lance na entrada da área mas bateu por cima, quase marcando um belo gol. Aos 15 minutos, Sérgio Duarte efetuou sua segunda substituição, trocando Felipe por Eto'o.

Mas logo em seguida, veio o golpe de misericórdia. Em saída rápida após um ataque rionegrino, André Luiz recebeu deslocado pelo lado direito, avançou em velocidade e cruzou na cabeça da Leonardo que deslocou o goleiro Filho, jogando de forma consciente e certeira no canto esquerdo, ampliando para 2-0.

O Rio Negro/AM não se abateu e aos 24 minutos, em jogada na intermediária, Carlinhos arriscou com a bola explodindo contra o travessão de Rodrigo Ramos. Ronan entrou no lugar de Lucas Peteka aos 26 minutos. E aos 29 minutos Carlinhos recebeu em boas condições, pelo lado direito, mas bateu para fora. O Rio Negro/AM continuou criando as melhores chances de gol. Aos 36 minutos, Eto'o recebeu de Matheus Iton e quase marca. A resposta nacionalina foi imediata, com Leonardo recebendo livre, mas desperdinçando.

Aos 37 minutos, em cruzamento na área, Leonardo foi seguro quando tentava subir para cabecear. Na sequência, da jogada, Wanderley tentou cabecear e foi atingido na cabeça pelo marcador. Pênalti que Fininho cobrou no canto direito de Filho, que quase alcançou, mas não evitou o terceiro e último gol da partida. Atendido pelo Departamento Médico, Wanderley não voltou para o jogo, sendo substituído por Thiago Verçosa.

Mesmo com o placar tranquilo, o final do jogo foi eletrizante. Aos 45 minutos Thiago Amazonense bateu e a bola desviou na zaga nacionalina, saindo raspando a trave. No minuto seguinte, Leonardo cruzou, a zaga rionegrina furou e Thiago Verçosa quase ampliou. Por fim, aos 47 minutos, Eto'o desceu pela esquerda e tocou para Ronan, denro da área, com o atacante batendo por cima do gol.

O ponto negativo da partida foi o confronto físico entre integrantes das torcidas Naça Jovem e Império Rionegrino, que começou dentro do Estádio e se estendeu para a rua, numa selvageria desncessária.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 3-0 Rio Negro/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Primeira Rodada da Primeira Fase
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 3015, às 20h
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus
Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Assistente 1: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
Assistente 2: Bonifácio Smith Rodrigues/AM
4º Árbitro: Marks Jean Alves/AM
Renda: R$ 19.410,00
Público pagante: 931 (1.239 presentes)
Cartões amarelos: Robinho 27 e Maurício Leal 42 minutos do primeiro tempo. João Rodrigo 19 e Leonardo 42 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Luiz Ricardo e Lídio 3 minutos do segundo tempo.
Gols: Wanderley 13 minutos do primeiro tempo. Leonardo 16 e Fininho (pênalti) 28 minutos do segundo tempo.

Nacional/AM: Rodrigo Ramos; João Rodrigo, Maurício Leal, Robinho e André Luiz; Denis, Lídio e Fininho; Weverton (Bruno Potiguar 9/2º), Hyantony (Leonardo, no intervalo) e Wanderley (Thiago Verçosa 38/2º). Treinador: Sinomar Naves.

Rio Negro/AM: Filho; Marcelinho, Victor (Luiz Ricardo, no intervalo), Rondinelle e Matheus Iton; Sérgio Duarte Júnior, Thiago Amazonense, Carlinhos e Carlos Felipe (Eto'o 15/2º); Lucas Peteka (Ronan26/2º) e Carlos Henrique. Treinador: Sérgio Duarte.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita


Comentários