[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Em jogo de viradas, Nacional/AM leva melhor sobre Operário/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Foi um grande jogo. Um jogo com duas viradas. E com vitória do Nacional/AM, o novo líder do Campeonato Amazonense 2015. Foi um jogo de artilheiros - Wanderley pelo Nacional/AM e Jonas pelo Operário/AM, cada um com dois gols marcados e Thiago Verçosa, marcando o gol decisivo. Mas foi também um jogo de um jovem goleiro, Victor, 19 anos, grande sensação do Operário/AM nesse início de temporada.

O Nacional/AM começou melhor, pressionando e cedo começou a brilhar a estrela de Victor. Logo aos 4 minutos de jogo, quando Wanderley avançou pela direita e bateu cruzado, com o goleiro mergulhando no canto e mandando para escanteio. Dois minutos depois, o Nacional/AM voltou a assustar, em cobrança de falta perigosa de Fininho. Aos 8 minutos, Fininho fez nova cobrança de falta, desta vez cruzando na área, e Victor defendeu. Passados mais dois minutos, Thiago Marin cruzou na área e Wanderley cabeceou com perigo, mas para fora.

O Operário tentava se articular em contra-ataques, mas quase sempre seus jogadores apareciam adiantados na jogada, em impedimento. Assim foi aos 12 minutos, quando Jonas foi lançado mas estava fora de jogo. Igualmente aos 15 minutos, Alessandro Toró estava na banheira. Aos 20 minutos o veterano Clemilton arriscou de longe mas Rodrigo Ramos defendeu bem, encaixando a bola e não dando rebote.

Leonardo, que ganhou a vaga de Hyantony para esta partida, levou perigo pela primeira vez aos 33 minutos, recebendo na frente e chutando forte para defesa parcial de Victor, com a bola tocando na trave e sobrando para Wanderley, que desperdiçou a chance. Wanderley perdeu de novo aos 35 minutos, cabeceando para fora após se antecipar à zaga adversária num cruzamento de Peter pela direita. A resposta do Operário/AM veio aos 38 minutos, em cobrança de falta muito perigosa de Clemilton, quase vencendo o goleiro Rodrigo Ramos.

Aos 39 minutos, Thiago Marin cobrou falta na área do Operário/AM e a defensiva do time de Manacapuru/AM aliviou para escanteio. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Maurício Leal raspa na bola, que sobra para Wanderley, também de cabeça, estufar as redes adversárias, abrindo o placar na Colina.

Para o segundo tempo as equipes voltaram com as mesmas formações iniciais. O primeiro lance de perigo só ocorreu aos 9 minutos, em cobrança de escanteio efetuada por Fininho que Leonardo cabeceou e Victor defendeu. Aos 12 minuto, Wanderley tabelou com Fininho, que tocou para o lateral-direito Peter bater para o gol, com a bola desviando e saindo em escanteio. Na cobrança de Fininho, no minuto seguinte, quase o Nacional/AM ampliou o marcador com um Gol Olímpico, com a bola batendo na trave antes da defesa final de Victor.

Mesmo com mais volume de jogo e com mais chances criadas, o Nacional/AM sofreu o gol de empate aos 18 minutos, depois que Alessandro Toró arrancou, dividiu com o goleiro Rodrigo Ramos e, na sobra, Jonas empurrar a bola para o fundo das redes. Imediatamente após sofrer o empate, o treinador Sinomar Naves tirou Thiago Marin, com baixo rendimento, e colocou Raílson em campo. Pelo Operário/AM, Carlos Tozzi tirou Marabá e colocou Felipe em campo.

Em cobrança de falta de Clemilton, aos 23 minutos, Jonas aproveitou de cabeça e o Operário/AM passou à frente no placar, a primeira virada na partida. Mas a comemoração não durou muito e logo que foi dada a saída de bola, Wanderley recebeu cruzamento na área e, de voleio, marcou um bonito gol, empatando a partida.

Mas o artilheiro Wanderley, que passou a dividir a artilharia da competição com 3 gols ao lado de Jonas, acabou sacado de jogo, sendo substituído por Thiago Verçosa. E foi Verçosa, aos 42 minutos, quem definiu a vitória nacionalina, aproveitando uma sobra de bola, depois de duas grandes defesas de Victor.

No final da partida, sobrou reclamação para a atuação da arbitragem. Pelo lado do Nacional/AM, o treinador Sinomar Naves lamentou que Odson Santos da Silva tenha travado a partida, principalmente as evoluções nacionalinas, marcando muitas faltas. Pelo lado do Operário/AM, o goleiro Victor e o Diretor de Futebol Pesado foram os reclamões.

Ficha Técnica:
Operário/AM 2-3 Nacional/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Segunda Rodada da Primeira Fase
Segunda-feira, 2 de março de 2015, às 20h
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus
Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
Assistente 1: Marcos Santos Vieira/AM
Assistente 2: Anne Kesy Gomes da Sá/AM
4º Árbitro: Carlos Augusto de Souza/AM
Delegado: Lázaro D'Ângelo Pinheiro
Renda: R$ 7.830,00
Público pagante: 429 (530 presentes)
Cartões amarelos: Alberto 21 minutos do primeiro tempo. Lucas Velhinho 22, Robinho 26, Peter 26, Rodrigo Ramos 37 e Jandão 44 minuto do segundo tempo.
Expulsão: Clemilton, após o término da partida
Gols: Wanderley 40 minutos do primeiro tempo. Jonas 18, Jonas 23 e Wanderley 24 minutos do segundo tempo.

Operário/AM: Victor; Marabá (Felipe 20/2º), Jandão, Élton e Alberto; Lucas Velhinho, Clemilton, Nilsão e Neto (Robenilson 47/2º); Alessadro Toró (Mantenay 35/2ª) e Jonas. Treinador: Carlos Tozzi.

Nacional/AM: Rodrigo Ramos; Peter, Maurício Leal, Robinho e André Luiz; Dênis, Felipe Manoel, Fininho (Bruno Potiguar 44/2º) e Thiago Marin (Raílson 19/2º); Leonardo e Wanderley (Thiago Verçosa 34/2º). Treinador: Sinomar Naves

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários