[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Muitos gols e susto em jogo épico no Carlos Zamith

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Deyvid Jhonatan

Manaus/AM - O jogo era entre times que ocupam a parte de baixo da tabela de classificação. Por isso mesmo atraiu pouca atenção. Apenas uma emissora de rádio cobriu a partida: a Webrádio Já Panamazônica, que tem como principal característica estar presente em todos os eventos futebolísticos em Manaus/AM. Começou muito ruim, evoluiu para uma partida de muitas emoções e quase termina de forma trágica, em razão de uma ambulância maquiada, sem condições de uso, em total inconformidade com a legislação esportiva vigente - o Estatuto do Torcedor, Lei Federal 10.671/2003.

O início ruim da partida foi marcado por muitas faltas cometidas. O primeiro lance de perigo real aconteceu aos 13 minutos, a favor do Nacional Borbense/AM, com Beto tocando para Simão, que bateu de fora da área, rente à trave adversária. Dois minutos depois, o goleiro Douglas em uma saída de gol precipitada, cometeu pênalti, convertido pelo time adversário, inaugurando o marcador.

Nem bem conseguiu assimilar o golpe, e o Nacional Borbense/AM sofreu o segundo gol, aos 23 minutos. O atacante do time adversário recebeu aberto pela direita e bateu com consciência, cruzado, no canto inverso do goleiro Douglas. Guilherme, em cobrança de falta precisa, diminuiu para o Nacional Borbense/AM ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos. Mas a zaga borbense bateu cabeça aos 44 minutos, permitindo que o adversário marcasse o terceiro gol.

A sorte da partida começou a mudar logo aos 5 minutos do segundo tempo, quando Guilherme cruzou na área e a bola pegou na mão do atacante goleador da tarde. Além do pênalti, o árbitro ainda expulsou o jogador que cometeu a falta. Na cobrança de Alemão, o Nacional Borbense/AM diminuiu.

A partida entrou num marasmo e aos 30 minutos, o Nacional Borbense/AM teve outro pênalti contra si, mas o goleiro Douglas defendeu a cobrança de seu adversário. Cinco minutos depois, veio o castigo para o time adversário. Guilherme cruzou da esquerda e Jeferson, de cabeça, empatou a partida.

Aos 43 minutos, em uma saída de bola, o goleiro Douglas se chocou contra outro jogador e caiu desacordado em campo. Começou aí uma sucessão de fatos vergonhosos. A ambulância presente ao Estádio não tinha condições ideais de atendimento médico. Havia apenas o motorista, sem os enfermeiros e um médico. Para completar, o referido motorista, aproveitando o clima ameno da tarde chuvosa, tirava uma soneca no recinto interno do veículo.

Após conseguir colocar o goleiro Douglas na maca da ambulância, sem a imobilização correta, a ambulância deu pane mecânica, precisando ser empurrada por jogadores e policiais militares. Foi quando surgiu o massagista do Nacional Borbense/AM pedindo para o motorista para ir junto com o goleiro para o hospital. Após parar a ambulância para a entrada do massagista, o veículo voltou a pifar, precisando ser novamente empurrado.

No resumo da dramática ópera, Douglas acabou seguindo para o Pronto Socorro e Hospital Dr. João Lúcio Machado, próximo ao Estádio, num carro da Polícia Militar, uma medida emergencial.

Segundo o Regulamento do Campeonato Amazonense, em seu artigo 31, alínea d, cabe à Federação "providenciar para que haja ambulância a disposição, para o transporte de acidentados em todos os jogos do Campeonato".

De igual forma, o Estatuto do Torcedor, Lei Federal 10.671/2003, prevê, no artigo 16, inciso IV, ser obrigação da entidade responsável pela organização da competição, no caso a Federação Amazonense de Futebol (FAF), "disponibilizar uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida".

Ficha Técnica:
Empate do Nacional Borbense/AM em 3-3
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Quinta Rodada da Primeira Fase
Domingo, 15 de março de 2015, às 16h
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Carlos Augusto de Souza/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: /AM
Renda: R$ 1.670,00
Público pagante: 113 (166 presentes)
Gols do Nacional Borbense/AM: Guilherme 41 minutos do primeiro tempo. Alemão (pênalti) 6 e Jeferson 35 minutos do segundo tempo.

Nacional Borbense/AM: Douglas; Franco, Manoel Junior, Cristiano e Guilherme; Araújo, Gustavo, Beto e Simão; Marcio Ribeiro e Alemão. Treinador: Róbson Sá.

Por Decisão Editoral do Blog do Teófilo, em razão da recusa em divulgar suas atividades de pré-temporada, o time que perdeu para o Manaus FC/AM pela quarta rodada do Campeonato Amazonense de Futebol 2015 não terá divulgação neste Blog durante a competição. Lamentamos pelos jogadores que defendem as cores do clube, mas vamos respeitar a decisão da diretoria, de não querer divulgação. Os pesquisadores de outro Estados que queiram a Ficha Técnica completa desse jogo, favor solicitar via e-mal: teofilomesquita@yahoo.com.br.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários