[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Nacional/AM vence Manaus FC/AM, mantém 100% de aproveitamento e reassume a liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: João Paulo Oliveira
Agência Manaus FC/AM
www.manausfc.com.br

Manaus/AM - Uma das principais contratações do Manaus FC/AM para a temporada, somente na quinta rodada que o atacante Allex Titton pode finalmente estrear no Campeonato Amazonense 2015, na noite desta segunda-feira (16/03), no Estádio Ismael Benigno, a Colina. E por essas obras dos Deuses do Futebol, foi exatamente contra o time pelo qual jogara anteriormente no Amazonas, o Nacional/AM, onde apesar do breve tempo, conquistou a torcida. Era, sem dúvida, o principal atrativo da partida.

Para arrumar um lugar para o estreante da noite, Fábio Luiz recuou Célio para o meio de campo, barrando Messi. E optou pela volta do cão de guarda Derlon, no lugar do ofensivo Meirelles. Tudo para dar ao time consistência defensiva, mantendo a ofensividade com Célio, Titton e Claudinei. O Nacional/AM no segundo jogo sob o comando de Aderbal Lana, repetiu o time dos dois jogos anteriores.

Em campo, as opções dos treinadores surtiram efeito, com um início de partida em alto nível. Com dois minutos de jogo o Manaus FC/AM já mostrava suas credenciais, em contra-ataque com a dupla Célio/Claudinei, que foi parado com falta pela defensiva azulina. O Nacional/AM também chegou cedo com perigo, logo aos 4 minutos, com cabeceio forte de Wanderley, o baixinho de boa impulsão, com Jonathan intervindo com boa defesa, mandando a escanteio. Um minuto depois, Titton usou uma de suas características, o chute de longa distância, em sua primeira tentativa de marcar.

O prenúncio era realmente de um grande jogo e aos 7 minutos já teve o primeiro gol. Após cobrança de escanteio, Wanderley subiu mais que a zaga adversária e abriu o marcador, anotando seu quarto gol na competição, se igualando a Célio (Manaus FC/AM), Jonas (Operário/AM) e Ramón (São Raimundo/AM) na artilharia do Barezão 2015. O gol inaugural não diminuiu o ritmo das equipes. Pelo contrário, animou ainda mais a partida. Aos 9 minutos o Manaus FC/AM quase empatou, em cobrança de falta de Eduardo Magrão que passou muito perto da trave de Rodrigo Ramos. Após tabelar com o lateral-direito Peter, Fininho desferiu perigoso e potente chute, assustando Jonathan.

Fininho apareceu de novo no jogo aos 20 minutos, recebendo na frente, mas se enrolando no domínio de bola e desperdiçando o ataque. Aos 22 minutos ele acertou a jogada e bateu firme, mas a bola desviou no meio do caminho, saindo em escanteio. Um minuto depois foi a vez de Eduardo Magrão arriscar da intermediária, com perigo mas por cima do gol de Rodrigo Ramos. Jonathan voltou a trabalhar aos 24 minutos, encaixando com segurança a conclusão do lateral-direito Peter.

Claudinei tentou a jogada em velocidade, aos 30 minutos, mas foi parado com falta. Na cobrança de Eduardo Magrão, sem chances para Rodrigo Ramos, o empate do Manaus FC/AM, aos 32 minutos. O Nacional/AM tentou voltar à frente do marcador em duas cobranças de falta. Na primeira, aos 34 minutos, sofrida por Fininho, Wanderley mandou por cima do gol de Jonathan. Na segunda, Wanderley é quem foi derrubado, bem próxima da entrada da área, e Peter cobrou com estilo, aos 37 minutos, com Jonathan se esticando todo para espalmar e evitar o segundo gol nacionalino.

Não deu de bola parada, aconteceu em jogada trabalhada. Aos 40 minutos, Peter apareceu bem no ataque novamente e cruzou para a certeira cabeçada de Lídio, colocando o Nacional/AM de novo em vantagem no placar. Um minuto depois a jogada praticamente se repetiu, mas desta vez Leonardo cabeceou por cima do gol.

Em desvantagem, o Manaus FC/AM voltou para a segunda etapa com Kemerson no lugar de Eduardo Magrão, e pressionando o Nacional/AM. Logo aos 2 minutos, Jerson cobrou falta, Rodrigo Ramos espalmou e no rebote Derlan isolou. Aos 4 minutos Célio sofreu falta na entrada da área, Mas Jerson bateu mal, muito por cima. Titton recebeu dentro da área, aos 8 minutos, e bateu cruzado, raspando a trave esquerda de Rodrigo Ramos. Afoito em busca do gol de empate, Claudinei foi pego em impedimento em duas jogadas ofensivas seguidas, aos 9 e aos 13 minutos.

Um festival de cartões amarelos ocorreu no segundo tempo, com seis jogadores sendo premiados: Maurício Leal, Dênis, Derlan, Bruno Potiguar, Tubarão e André Luiz. O Manaus FC/AM tinha mais a posse da bola, mas as chances não eram tão reais quanto as criadas no primeiro tempo. Aos 21 minutos, Titton recebeu no meio e chutou forte, mas para fora. Leonardo cabeceou com perigo, aos 27 minutos, por cima da trave.

Em seis minutos, Aderbal Lana fez as três substituições regulamentares: aos 24 minutos tirou Robinho e colocou Kelvin; dois minutos depois trocou Lídio, machucado, por Felipe Manoel; e aos 30 minutos efetivou Thiago Marin na vaga de Fininho. Fábio Luiz colocou mais um atacante, no Manaus FC/AM, quando trocou o meia Jerson por Joiner, aos 34 minutos.

Nos contra-ataques, o Nacional/AM chegava com perigo. Aos 34 minutos Peter cruzou da direita e Bruno Potiguar não alcançou. Um minuto depois, Wanderley recebeu cruzamento e tentou o voleio, sem sucesso, se atrapalhando na jogada. Aos 37 minutos com Peter, e aos 38 com Wanderley, as tentativas foram frustradas pelo zagueiro Fábio Gomes.

Célio concluiu mal, aos 39 minutos, e aos 42 minutos Titton bateu para o gol e na sobra Claudinei chutou forte, mas com corte da defensiva nacionalina. Nos minutos finais, o Nacional/AM administrava a posse de bola e só se lançava ao ataque na boa. No final, prevaleceu o placar construído no primeiro tempo, de bom futebol, com o Nacional/AM retomando a liderança da Fase Classificatória e mantendo os 100% de aproveitamento.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 2-1 Manaus FC/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Quinta Rodada da Primeira Fase
Segunda-feira, 16 de março de 2015, às 20h
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: Luizinho de Souza Lima/AM
Assistente 1: Bonifácio Smith Rodrigues/AM
Assistente 2: Paulo Alves de Souza/AM
Renda: R$ 4.995,00
Público pagante: 224 (422 presentes)
Cartões amarelos: Célio 26 minutos do primeiro tempo. Maurício Leal 5, Dênis 11, Derlan 18, Bruno Potiguar 23, Tubarão 49 e André Luiz 50 minutos do segundo tempo.
Gols: Wanderley 7, Eduardo Magrão 32 e Lídio 40 minutos do primeiro tempo.

Nacional/AM: Rodrigo Ramos; Peter, Mauricio Leal, Robinho (Kelvin 24/2º) e André Luis; Denis, Lídio (Felipe Manoel 26/2º), Bruno Potiguar e Fininho (Thiago Marin 30/2º); Leonardo e Wanderley. Treinador: Aderbal Lana.
Manaus FC/AM: Jonathan; Bruno Silva, Martony, Fábio Gomes e Tubarão; Derlan, Eduardo Magrão (Kemerson, no intervalo), Jerson (Joiner 34/2º) e Célio (Messi 44/2º); Claudinei e Titton. Treinador: Fábio Luiz.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários