[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - No jogo dos lanternas, Rio Negro/AM leva a melhor e vence o Operário/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - O Campeonato Amazonense de Futebol 2015 chega na sexta rodada e os clubes já cumprem um terço de seus compromissos da Fase Classificatória. Se por um lado o G-4, grupo dos quatro clubes classificados para as Semifinais tem pouca alternância, com predomínio de Nacional/AM, Fast Clube/AM e Penarol/AM, o mesmo acontece na parte da baixo da tabela, que definirá os dois clubes rebaixados. Apesar de alguns vacilos de Iranduba/AM e Nacional Borbense/AM, na verdade quem domina ao Z-2 é, quase sempre, Operário/AM e Rio Negro/AM, dois clubes que se enfretaram na tarde deste sábado (21/03), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, na zona Leste de Manaus/AM.

Lanterna absoluta da competição com apenas um ponto conquistado, logo no jogo de estreia, o Operário/AM teve a volta do artilheiro Jonas, que cumpriu suspensão na última partida, quando o time foi goleado pelo Fast Clube (0-4). Mas Carlos Tozzi fez muitas alterações. Jandão e Clemilton, expulsos, cumpriram suspensão. O sistema defensivo foi quase todo mudado, do goleiro ao lateral-esquerdo, ficando apenas o lateral-direito Marabá dos titulares. No Rio Negro/AM, a única novidade foi a efetivação do jovem Matheus Iton na lateral-esquerda, o único jogador da posição no elenco, acabando-se as improvisações no setor.

Logo com cinco minutos de jogo o Operário/AM quase abriu o placar, com Alessandro Toró recebendo em boas condições mas desperdiçando, batendo para fora, rente à trave do goleiro Filho. O artilheiro Jonas teve duas chances de abrir o placar e aumentar sua marca na corrida pela artilharia do Barezão 2015. Aos 29 minutos o goleiro Filho saiu mal do gol e Jonas o encobriu, mas o zagueiro e capitão Rondinelle tirou em cima da linha. Depois, Jonas tabelou com Alessandro Toró, entrou livre na área e obrigou Filho a fazer grande defesa.

O Rio Negro/AM assustou aos 35 minutos, em bola parada, com Ronan cobrado falta com perigo. Aos 44 minutos outra cobrança de falta perigosa, desta vez feita por Matheus Iton. E só. Poucas emoções e falta de técnica acabaram sendo a tônica do primeiro tempo.

O enredo se repetiu no segundo tempo. O veterano e estreante Bazinho recebeu de Jonas, cara a cara com Filho, aos 2 minutos, mas perdeu a chance. Aos 27 minutos Ronan perdeu boa chance para o Galo da Praça da Saudade, por preciosismo. Em condições de bater para o gol, ele preferiu enfeitar a jogada, com mais um drible, sendo desarmado. O gol redentor, que tirou o Rio Negro/AM da zona de rebaixamento, com o time passando para a sétima posição, com seis pontos, surgiu aos 44 minutos do segundo tempo. Sérgio Duarte Júnior tentou de fora da área e Alessandro Toró cortou o lance usando a mão. Na cobrança de Ronan, goleiro de um lado, bola do outro.

Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 1-0 Operário/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Sexta Rodada da Primeira Fase
Sábado, 21 de março de 2015, às 16h
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Expulsão: Alessandro Toró 44 minuto do segundo tempo.
Gol: Ronan (pênalti) 44 minutos do segundo tempo.

Rio Negro/AM: Filho; Marcelinho, Luiz Ricardo, Rondinelli e Matheu Iton; Ruan, Sérgio Duarte Júnior, Thiago Amazonense (Renatinho) e Ronan; Lucas Peteka e Bruno Torres (Uerley 20/2º). Treinador: Roberley Assis.
Operário/AM: Júnior Bocão; Marabá, Allan, Wallace e Fabrício (Felipe 20/2º); Lucas Velhinho, Nilsão, Alessandro Toró e Neto; Bazinho (Matenay) e Jonas. Treinador: Carlos Tozzi.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários