[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015 ] - No padrão: Nacional/M mantém 100% com sexta vitória, a terceira por 2-1

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Foi um confronto de muitas oportunidades. Do início ao fim da partida. O placar porém, foi magro: 2-1 para o Nacional/AM mais tradicional e famoso. Assim, na abertura da sétima rodada da Fase Classificatória do Campeonato Amazonense de 2015, o Leão da Vila Municipal manteve a liderança e o aproveitamento máximo na competição: seis vitórias em seis jogos. E manteve, também, um padrão: nas últimas quatro vitórias, três foram por 3-1 (São Raimundo/AM, Manaus FC/AM e Nacional Borbense/AM). A única exceção desses quatro jogos recentes foi o Iranduba/AM, goleado por 4-0. Vanderley, autor do primeiro gol na partida disputada na tarde deste sábado (28/03), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM, aumentou sua vantagem na artilharia da competição, agora com 7 gols (isso em seis jogos disputados).

O Nacional/AM começou bem melhor, chegando mais perigosamente, quase sempre pelo lado esquerdo. Logo aos 2 minutos Fininho começou a jogada, pela esquerda e tocou para Leonardo, na entrada da área, que rolou para Wanderley dominar e bater buscando o ângulo superior esquerdo, mas errando o alvo. Com cinco minutos foi a vez de Lídio assustar, em tirambaço de fora da área que passou raspando o travessão. Novamente Lídio quase marcou dois minutos depois, quando o lateral-esquerdo estreante Thyago Fernandes tocou para Fininho e este rolou para o camisa 10 bater no canto baixo rasteiro, com Douglas rebatendo na primeira e defendendo na segunda.

O primeiro ataque do Nacional Borbense/AM foi aos 8 minutos, em dose dupla. Primeiro foi Rhuan Silva quem tentou, com a zaga rebatendo e, na sobra, Raphael tentou, mas para fora. Aos 13 minutos, o Nacional/AM voltou a criar pelo lado esquerdo, com Wanderley tocando para Leonardo, que rolou para Fininho bater por cima, ma com o lance já invalidado por impedimento de Leonardo. No minuto seguinte, Wanderley passou para Raílson, que cruzou buscando Leonardo na área, com Adalto chegando antes do atacante e cortando o lance.

João Rodrigo iniciou a jogada do primeiro gol nacionalino, ainda no campo de defesa, tocando para Lídio que matou no peito, levou para o canto direito e cruzou na área. Os zagueiros borbenses se posicionaram de forma errada, marcando a bola, e Wanderley se antecipou (inclusive ao seu companheiro de time Leonardo) e marcou de cabeça, abrindo o placar. O segundo ataque do Nacional Borbense foi parado com falta, aos 19 minutos. O lateral-esquerdo Guilherme bateu rasteiro, tirando da barreira, mas fraco, no meio do gol, para defesa de Rodrigo Ramos, sem maiores problemas.

Thyago Fernandes cruzou da esquerda, aos 21 minutos, e Leonardo dominou na área mas acabou desarmado por Guilherme, que tirou o perigo com um chutão. Aos 24 minutos Raphael inverteu a bola para Rhuan Silva, que acreditou no lance, cruzou de quase de cima da linha de fundo e achou Canhoto bem colocado, com o atacante batendo contra o corpo de Maurício Leal e ganhando escanteio.

O domínio do Nacional/AM foi abalado aos 29 minutos, quando Rhuan Silva desceu pela direita do ataque do Nacional Borbense/AM e cruzou para Jeferson dominar e ser calçado dentro da área por Maurício Leal, em pênalti indiscutível. Na cobrança do próprio Jeferson, aos 30 minutos, o atacante colocou a bola no canto direito de Rodrigo Ramos, que pulou para o lado oposto. Foi o segundo gol de Jeferson na competição.

Aos 32 minutos, João Rodrigo cruzou da direita e Douglas saiu de soco, tirando a bola da cabeça de Wanderley. Guilherme saiu jogando com Beto, aos 35 minutos, que lançou Rhuan Silva nas costas de Thyago Fernandes. O lateral-direito entrou na área e bateu cruzado, aos 35 minutos, com Rodrigo Ramos defendendo mas saindo com a bola em escanteio. Na cobrança do córner, aos 36 minutos, Araújo resvalou de cabeça quase marcando, com Thyago Fernandes tirando embaixo do gol, quase em cima da linha. Wanderley tentou ampliar em cobrança de falta, aos 37 minutos, mas tirou tanto da barreira como da direção do gol, chutando para fora.

O primeiro cartão amarelo do jogo só surgiu aos 42 minutos, aplicado para Araújo. Dois minutos depois, Raphael cometeu falta na disputa contra Wanderley e levou cartão amarelo pela reclamação ostensiva contra o árbitro Edmar Campos da Encarnação. No lance seguinte, aos 45 minutos, fez falta no campo de ataque, sobre Raílson, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Com quatro minutos de acréscimos, ainda houve tempo para mais um cartão amarelo, aos 48 minutos, para Wanderley, após disputa área contra o goleiro Douglas.

Para o segundo tempo, Fininho, que caiu muito de produção, foi substituído por Thiago Marin. E o Nacional/AM começou o segundo de forma idêntica ao primeiro tempo: criando chances de gols. Aos 2 minutos, após cruzamento da esquerda de Thiago Marin, Raílson cabeceou para fora, por cima do gol. Em seguida, João Rodrigo tocou para Leonardo, que errou o último passe, quando buscava Wanderley. Na resposta, Canhoto lançou Jeferson, que foi desarmado por Maurício Leal na marca de pênalti, quando estava pronto para a conclusão.

Aos 5 minutos, João Rodrigo cruzou da direita, rasteiro, a bola passou por Wanderley e Adalto e Douglas defendeu. Dênis saiu jogando errado aos 8 minutos, Jeferson bateu forte e Rodrigo Ramos defendeu. Aos 10 minutos, o Nacional/AM voltou a ficar na frente do marcador. Em cobrança de lateral, Waderley ganha na corrida de Adalto e Luis Gustavo, que ficaram marcaram a bola, repetindo a falha do primeiro gol sofrido, e passa para Leonardo se agachar para marcar de cabeça, quase dentro do gol, marcando seu segundo tento na competição.

A partir dos 12 minutos, começou a sequência de substituições nos dois times. Na primeira, Bruno Potiguar entrou no lugar de Raílson. Logo em seguida, Lídio disputou uma jogada entrando de sola e levou cartão vermelho direto. Aos 15 minutos o estreante Thyago Fernandes foi substituído por Kelvin, fechando as alterações de Aderbal Lana no Nacional/AM. Um minuto depois Márcio Ribeiro entrou na vaga de Beto, no Nacional Borbense/AM. Alemão entrou no lugar de Jeferson aos 21 minutos. Em cobrança de escanteio de Thiago Marin, Robinho raspou de cabeça, com a bola passando rente à trave esquerda de Douglas. Na última substituição da partida, aos 27 minutos, Ewerton entrou no lugar de Felipe Graça.

Wanderley tocou para Leonardo, aos 28 minutos, que fez o giro de corpo em cima de Araújo mas bateu muito mal, por cima do gol. Aos 31 minutos, Thiago Marin cruzou da esquerda e a bola passou por baixo do corpo de Douglas, na tentativa de defesa, mas passou por toda a extensão da área sem que ninguém a empurrasse para o fundo das redes. Wanderley recebeu na frente, aos 34 minutos, mas estava impedido. Um minuto depois, Rhuan Silva fez graça na frente de Kelvin e cruzou, com Alemão batendo por cima, antes de ser atropelado por Maurício Leal, com o árbitro marcando apenas tiro de meta.

O jogo continuou aberto, próximo de seu final. Aos 45 minutos o bom lateral-esquerdo Guilherme arriscou de fora da área, com defesa de Rodrigo Ramos. Dois minutos depois Thiago Marin encheu o pé e Douglas espalmou. Por fim, Alemão arrancou no mano a mano contra Maurício Leal e bateu por cima do gol, isolando a última oportunidade da partida.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 2-1 Nacional Borbense/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Sétima Rodada da Primeira Fase
Sábado, 28 de março de 2015, às 15h
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
Assistente 2: Elivane Trindade da Costa/AM
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Renda: R$ 3.375,00
Público: 137 pagantes (451 presentes)
Cartões amarelos: Adalto 42, Raphael 44 e Wanderley 48 minutos do primeiro tempo. Dênis 7, Robinho 13 e Alemão 36 minuto do segundo tempo.
Expulsões: Raphael 45 minutos do primeiro tempo (segundo cartão amarelo) e Lídio 13 minutos do segundo tempo (cartão vermelho direto).
Gols: Wanderley 17 e Jeferson (pênalti) 30 minutos do primeiro tempo. Leonardo 10 minutos do segundo tempo.

Nacional/AM: Rodrigo Ramos; João Rodrigo, Maurício Leal, Robinho e Thyago Fernandes (Kelvin 15/2ª); Dênis, Raílson (Bruno Potiguar 12/2º), Lídio e Fininho (Thiago Marin, no intervalo); Leonardo e Wanderley. Treinador: Aderbal Lana.
Nacional Borbense/AM: Douglas; Rhuan Silva, Araújo, Adalto e Guilherme; Felipe Graça (Ewereton 27/2º), Luis Gustavo, Beto (Márcio Ribeiro 16/2º) e Raphael; Canhoto e Jeferson (Alemão 21/2º). Treinador: Róbson Sá.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários