[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Princesa do Solimões/AM vence Rio Negro/AM com gol nos acréscimos e assume terceira posição

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Site da Federação Amazonense de Futebol
http://faf-am.com.br

Manaus/AM - Um Rio Negro/AM renovado por ter conquistado sua primeira vitória na competição recebeu o Princesa do Solimões/AM abatido pela derrota em casa pela Copa Verde, na abertura da quinta rodada do Campeonato Amazonense 2015, na tarde deste sábado (14/03), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, no bairro do Coroado, zona Sul de Manaus/AM. Apesar da partida ser pela quinta rodada, foi apenas o terceiro jogo do Princesa do Solimões/AM.

E o time de Manacapuru/AM começou o jogo dando a impressão que golearia com facilidade, aproveitando a apatia do time rionegrino. Logo aos 10 minutos, o Princesa do Solimões/AM abriu o marcador, em cruzamento da esquerda de Jaime que Sandro Goiano ajeitou de cabeça para Douglas, na pequena área, só completar para o fundo das redes.

Sete minutos depois e o Princesa do Solimões/AM marcou o segundo, com a mesma moleza e facilidade do primeiro gol. Amaralzinho fez linda inversão de bola, da direita para a esquerda, com Josy cruzando na área, onde Léo Paraíba dominou e bateu cruzado, canto esquerdo de Filho. O Rio Negro/AM não se encontrava em campo e teve seu primeiro lance de perigo somente aos 26 minutos, quando Lucas Peteka recebeu livre na entrada da área, mas bateu por cima do gol.

À vontade em campo, o Princesa do Solimões/AM quase fez o terceiro gol aos 27 minutos, após cruzamento da esquerda que Léo Paraíba tentou cabecear para o meio da área, buscando Sandro Goiano, mas errando a cabeçada, e também o raciocínio da jogada, pois era para fechar o lance com conclusão diretamente para o gol.

A partir da segunda metade do primeiro tempo, o Rio Negro/AM começou a melhorar sua performance, com uma mexida tática: o avanço de Sérgio Duarte Júnior, com mais liberdade para criar e encostar nos atacantes. Aos 29 minutos, em jogada rápida pela direita, a bola chegou no lado inverso, com Renatinho aberto e livre pela esquerda, mas o lateral-esquerdo errou a conclusão na tentativa de batida de primeira. Após a cobrança de tiro de meta, Léo Paraíba desceu pela direita e cruzou rasteiro para a área, onde Sandro Goiano tentou de carrinho, quase ampliando o placar.

O zagueiro Luiz Ricardo perdeu boa chance aos 31 minutos, depois de cobrança de escanteio pelo lado direito do ataque rionegrino. O zagueiro subiu livre mas cabeceou para fora. A melhora do Rio Negro/AM contribuiu para elevar a qualidade técnica da partida. Aos 32 minutos, Douglas fez jogada pela esquerda e recuou para Léo Paraíba, que bateu fraco, um peteleco, facilitando a defesa de Filho.

Em seis minutos, o Rio Negro/AM chegou ao empate, em duas falhas coletivas da defensiva princesina. Aos 41 minutos Ronan lançou Thiago Amazonense e os zagueiros adversários se adiantaram, tentando colocar o rionegrino em impedimento, mas Lei se distraiu e deu condições de jogo ao meia, que bateu para o gol com categoria e tranquilidade, diminuindo o placar.

Antes de empatar, o Rio Negro/AM teve boa chance, em chegada pela esquerda com toque de bola envolvente que Bruno Torres desperdiçou, aos 46 minutos. No lance seguinte, enfim, o empate, em lance que a assistente criou confusão desnecessária. Ronan fez boa jogada pela direita, foi na linha de fundo e, marcado por Gilson, cruzou para trás onde Lucas Peteka, livre, só teve o trabalho de empurrar para as redes e sair para o abraço.

Surpreendentemente, a assistente Eliane Nogueira dos Santos alegou impedimento no lance. O árbitro central, Reginaldo Vasconcelos Noronha, precisou interferir e após confabular com a assistente, validou o gol, que foi legítimo, apesar das tentativas de reclamação dos jogadores princesinos. Para o segundo tempo, Zé Marco trouxe Edinho Canutama no lugar de Josy. Era para dar calor na zaga rionegrina, mas a estratégia acabou não funcionando.

No segundo tempo os times mantiveram o pique do final da primeira etapa e a partida seguiu equilibrada. Em alguns momentos, o Rio Negro/AM esteve bem mais perto da virada no marcador do que o Princesa do Solimoõe/AM do seu terceiro gol. Aos seis minutos, em levantamento pelo lado esquerdo, Lucas Peteka bateu de primeira e fraco, quando estava livre e poderia até dominar e escolher o canto. Com sete minutos, Douglas lançou Edinho Canutama na esquerda mas o veloz atacante cruzou muito forte, fora do alcance de seus companheiros.

O segundo tempo era lá e cá. A cada ataque de um time, o outro respondia prontamente. Aos 9 minutos, Jaime cruzou rasteiro da esquerda, a bola passou por Sandro Goiano e seu marcador, com Luiz Ricardo cortando no meio da área, antes da chegada de Léo Paraíba. Bruno Torres recebeu na entrada da área, aos 13 minutos, aplicando lençol sobre seu marcador, mas concluindo para fora.

Pensando na vitória, Zé Marco colocou mais um atacante em campo: Nando no lugar de Delciney, aos 15 minutos. Um minuto depois da substituição, em cruzamento da esquerda, Filho sai em falso mas Sandro Goiano finalizou por cima do gol. Aos 20 minutos, Lei recebeu na direita, avançou e bateu forte e razante, com Filho indo buscar no canto esquerdo rasteiro. Na cobrança de escanteio de Léo Paraíba, Gilson escorou no segundo pau para o meio da área, onde Luiz Ricardo espanou, tirando o perigo.

Bruno Torres deu lugar a Nailson aos 21 minutos. Aos 26 minutos, Jaime cobrou lateral dentro da área, Sandro Goiano ajeitou para Edinho Canutama que bateu cruzado. Na cara do gol, Léo Paraíba só tinha que empurrar para o fundo das redes, mas furou... Dois minutos se passaram e Edinho Canutama, de cabeça mas fraco, praticamente atrasou a bola para Filho. Na continuidade do lance, Léo Paraíba desceu pela direita, se livrou do marcador e bateu rasteiro, no canto esquerdo, com Filho mergulhando e defendendo em dois tempos.

A segunda substituição no Princesa do Solimões/AM veio aos 30 minutos, com a entrada de Carlinhos no lugar de Sandro Goiano. Um minuto depois, Renatinho saiu para a entrada de Raul, pelo lado do Rio Negro/AM. Antes, o Galo Carijó quase marcou, quando Ronan desceu pela esquerda e tocou para Nailson, livre na entrada da área, mas o atacante demorou para finalizar e preferiu rolar na direita, para Marcelinho, livre, concluir muito mal. A resposta veio com Douglas batendo cruzado e buscando o ângulo superior esquerdo de Filho, que saltou e espalmou em linda defesa. No rebote, Léo Paraíba cruzou da direita e Nando cabeceou contra o corpo de Luiz Ricardo, ganhando escanteio.

Sentindo cansaço, os jogadores do Rio Negro/AM caiam constantemente, alegando cãimbras. Aos 37 minuto, Lucas Peteka foi substituído por Eto´o. Mesmo assim, o Rio Negro/AM criou diversas chances de virar o marcador. Aos 38 minutos, Ronan recebeu na esquerda, se livrou do adversário e bateu cruzado, ganhando escanteio. Aos 40 minutos, Léo Paraíba bateu de fora, com Filho fazendo grande defesa.

Em contra-ataque aos 41 minutos, Marcelinho recebe aberto na direita e cruza para Ronan, com Gilson cortando antes da chegada do rionegrino. Dois minutos depois, Thiago Amazonense enfiou para Ronan, mas Rascifran saiu do gol com os pés, de forma providencial, evitando o gol. Aos 44 minutos, Lei cobra falta da intermediária, com muita força, e Filho espalma para escanteio. Sérgio Duarte Júnior tocou para Nailson, que tentou o drible raio x (passar por dentro dos zagueiros adversários), com a bola sobrando para Rascifran.

No último minuto de jogo, tudo mudou. Filho, que vinha fazendo boas defesas no segundo tempo falhou. E Edinho Canutama, que entrara no intervalo mas não jogava bem, funcionou. Na base do desespero, a bola foi jogada na área do Rio Negro/AM, aos 49 minutos. Filho saiu rebatendo de forma frontal, com Carlinhos pegando o rebote e batendo à meia-altura para a área onde, no meio do caminho o baixinho Edinho Canutama se ajoelhou para cabecear para o gol vazio, com Filho tentando voltar desesperadamente. Após o gol e o término da partida, ficou inconsolável por alguns minutos sentado e escorado na trave de seu gol.

A vitória do Princesa do Solimões/AM leva o time à terceira colocação, mesmo com dois jogos a menos - Penarol/AM pela terceira rodada e Fast Clube/AM pela quarta rodada.

Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 2-3 Princesa do Solimões/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Quinta Rodada da Primeira Fase
Sábado, 14 de março de 2015, às 15h
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Assistente 1: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Renda: R$ 1.830,00
Público pagante: 86 (205 presentes)
Cartões amarelos: Delciney 6 minutos do segundo tempo.
Gols: Douglas 10, Léo Paraíba 17, Thiago Amazonense 41 e Lucas Peteka 47 minutos do primeiro tempo. Edinho Canutama 49 minuto do segundo tempo.

Rio Negro/AM: Filho; Marcelinho, Luiz Ricardo, Rondinelle e Renatinho (Raul 31/2º); Sérgio Duarte Júnior, Ruan, Thiago Amazonense e Ronan; Lucas Peteka (Eto'o 37/2) e Bruno Torres (Nailson 21/2º). Treinador: Roberley Assis.
Princesa do Solimões/AM: Racifran; Lei, Gilson, Deurick e Jaime; Amaralzinho, Delciney, Douglas e Josy (Edinho Canutama, no intervalo); Sandro Goiano (Carlinhos 30/2º)e Léo Paraíba. Treinador: Zé Marco.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários