[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Rio Negro/AM perde de novo e continua na lanterna da competição

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Deyvid Jhonatan

Manaus/AM - No único jogo deste domingo (01/03) em Manaus/AM válido pela segunda rodada do Campeonato Amazonense 2015, o Rio Negro/AM foi derrotado de novo, agora por 0-2, e permanece na lanterna da competição. A chuva afugentou o público, que compareceu em baixíssimo número ao Estádio Ismael Benigno. Em Itacoatiara/AM, o Penarol/AM venceu o Nacional Borbense/AM por 1-0 e assumiu a liderança isolada da competição. O Nacional Borbense/AM também tem duas derrotas em dois jogos, mas está à frente do Rio Negro/AM aplicado o critério de desempate de saldo de gols.

No jogo da Colina, as equipes preliantes sofreram bastante modificações com relação às suas partidas anteriores. O Rio Negro/AM veio com o jovem zagueiro Raul no lugar de Victor, com Carlinhos na lateral-esquerda na vaga de Matheus Íton, com Eto'o no meio em substituição a Carlinhos, Ronan em lugar de Carlos Felipe e Nailson no ataque substituindo Carlos Henrique, totalizando cinco alterações. Do outro lado, quatro foram as mudanças com relação ao jogo da primeira rodada.

Embora derrotado e na lanterna da competição, o Rio Negro/AM começou melhor, e teve até gol anulado aos 6 minutos de jogo, com impedimento marcado pelo auxiliar Abson Pantoja de Barros, em jogada pelo lado esquerdo completada dentro da área por Lucas Peteka. Aos 20 minutos, novamente em jogada pela esquerda, Naílson bateu cruzado com a bola passando com perigo à esquerda. Nailson apareceu ofensivamente com perigo de novo aos 27 minutos, agora pelo lado direito, exigindo boa defesa do goleiro adversário. O Galo da Praça da Saudade foi praticamente absoluto nos trinta minutos iniciais.

A partir de então, o Galo viu seu adversário equilibrar o jogo e criar sucessivas chances de gols aos 32, 36 e 39 minutos. Pressionado, o Rio Negro/AM esboçou reação aos 41 minutos, em jogada pela esquerda conduzida por Ronan, que acertou a trave adversária. No rebote, Carlinhos foi travado na hora H, com a bola sendo desviada para escanteio. Dois minutos depois, o zagueiro Raul rolou para Marcelinho, aberto na direita, que tocou pra Nailson bater com perigo.

Mesmo assim, a impressão que ficou nos quinze minutos finais do primeiro tempo foi a de que o adversário rionegrino conseguira equilibrar a partida. Para o segundo tempo, as equipes voltaram com as mesmas formações. Aos 8 minutos, num lance infantil, já com a bola parada, Lucas Peteka deixou o cotovelo contra seu adversário, recebendo cartão amarelo - ficou barato. Mas Sérgio Duarte não deixou tão barato e irritado, tirou o jogador, colocando Carlos Felipe em seu lugar e passando Ronan para jogar de atacante.

E na primeira chance que teve na sua nova função, Ronan recebeu cara a cara mas desperdiçou, batendo por cima. Tipo de gol que não se pode perder, principalmente quando o placar está em 0-0. Logo depois o Galo Carijó perdeu outra chance, com o zagueiro Raul. Aos 14 minutos o Rio Negro/AM acabou castigado, sofrendo o primeiro gol, o que descontrolou o time. Logo em seguida, Thiago Amazonense levou cartão amarelo por falta violenta sobre seu adversário. Dois minutos depois, ele também acabou substituído, por Renatinho.

Aos 23 minutos, o adversário do Rio Negro/AM perdeu seu melhor jogador de criação, cansado, que acabou substituído por um volante. Por sorte, no minuto seguinte teve um pênalti a seu favor, cometido por Marcelinho e convertido por seu artilheiro, estabelecendo 2-0 no placar. Para muitos, um surpresa. Mas pelo desempenho dos times em campo, um resultado justo.

Enquanto a pequena torcida rionegrina assistia incrédula à segunda derrota do time Barriga Preta, o treinador Sérgio Duarte fez sua última tentativa de mudar a história do jogo, colocando o lateral-esquerdo Matheus Íton no lugar de Eto'o e passando Carlinhos para o meio de campo. Não adiantou muita coisa, pois o time permaneceu nervoso e desarticulado, muito longe de uma reação. Na verdade, se expondo muito a levar o terceiro gol, o que só não aconteceu por incompetência do time adversário, que preferiu administrar o resultado desde os 24 minutos do segundo tempo, quando marcou seu segundo gol.

O Rio Negro/AM ainda perdeu o lateral-direito Marcelinho, expulso com cartão vermelho direto aos 48 minutos do segundo tempo. Foi o segundo jogo, a segunda derrota e o segundo jogador expulso do Rio Negro/AM, já que na estreia, contra o Nacional/AM, o zagueiro Luiz Ricardo, que entrara no intervalo, jogou apenas três minutos, tempo suficiente para levar um cartão amarelo por falta cometida e um vermelho direto por se envolver em confusão com Lídio.

Ficha Técnica:
Rio Negro derrotado por 0-2
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Segunda Rodada da Primeira Fase
Domingo, 1 de março de 2015, às 16h
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus
Árbitro: Maks Jean Alves/AM
Assistente 1: Abson Pantoja de Barros/AM
Assistente 2: Odaly Peres Monteiro/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 1.060,00
Público pagante: 77 (157 presentes)
Cartões amarelos: Thiago Amazonense 15, Marcelinho 23 e Eto'o 28 minutos do segundo tempo (só os aplicados aos jogadores do Rio Negro/AM).
Expulsão: Marcelinho 48 minutos do segundo tempo.

Rio Negro/AM: Filho; Marcelinho, Raul, Rondinelle e Carlinhos; Sérgio Duarte Júnior, Eto'o (Matheus Íton 28/2º), Thiago Amazonense (Renatinho 17/2º) e Ronan; Lucas Peteka (Carlos Felipe 8/2º) e Nailson. Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Daniel, Bruno, Carlos Henrique, Alaílson, Victor, Ruan, Renatinho, Matheus Íton, Carlos Felipe e Werley.

Por Decisão Editoral do Blog do Teófilo, em razão da recusa em divulgar suas atividades de pré-temporada, o time que enfrentou o Rio Negro/AM pela segunda rodada do Campeonato Amazonense de Futebol 2015 não terá divulgação neste Blog durante a competição. Lamentamos pelos jogadores que defendem as cores do clube, mas vamos respeitar a decisão da diretoria, de não querer divulgação. Os pesquisadores de outro Estados que queiram a Ficha Técnica completa desse jogo, favor solicitar via e-mal: teofilomesquita@yahoo.com.br.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários