[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - São Raimundo/AM vence Operário/AM e assume a quarta colocação

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Mais uma vez, a exemplo da rodada passada, um pênalti perdido define o enredo final de um jogo do São Raimundo/AM na nova casa do time, a Nova Colina. Se contra o Princesa do Solimões/AM, o pênalti desperdiçado por Adonias abriu caminho para a derrota sãoraimundense, na tarde deste sábado (07/03), a sorte sorriu diferente e o Tufão da Colina construiu sua vitória depois do Operário/AM ter perdido uma cobrança, através de Nilsão, com espetacular defesa de Julião. Ramón marcou os dois gols do segundo triunfo do time em três jogos, que colocou o São Raimundo/AM na zona de classificação para as Semifinais.

O duelo no Estádio Ismael Benigno, casa do São Raimundo/AM, mas tendo como mandante o Operário/AM, começou eletrizante. Logo aos 2 minutos, Neto enfiou boa bola para o artilheiro Jonas, mas o volante Fernando, improvisado no jogo como zagueiro, chegou cortando o lance. A resposta do time colinense veio aos seis minutos, com Maykinho tentando surpreender Victor mas batendo por cima do gol. Aos 16 minutos, Jonas saiu da área e fez bola jogada, cruzando na área, mas aí faltou o jogador da conclusão... O jogo era lá e cá e a cada ataque de um time, vinha a resposta do outro. Assim, aos 18 minutos, Thomaz levou perigo à meta de Victor.

Depois a partida teve uma queda de ritmo, só voltando a apresentar lance de perigo aos 33 minutos, com Paulinho surgindo como elemento surpresa no ataque do Operário. Dez minutos depois, Diego Mipibu arriscou de longe e Victor defendeu. A última chance do primeiro tempo foi com Vamberto, mas Victor defendeu de novo.

Os gols só surgiram no segundo tempo, que também começou em ritmo alucinante. Aos 4 minutos, Neto quase abriu o marcador, mas Julião defendeu. No minuto seguinte, Jonas avançou e só parado pelo goleiro Julião com falta dentro da área. Na cobrança do pênalti, aos 7 minutos, Nilsão bateu e Julião levou a melhor, defendendo. O São Raimundo/AM se animou e fez dois ataques perigosos, aos 9 e aos 12 minutos. No primeiro, Carlos da Silva arriscou com perigo, à direita de Victor. No segundo lance, Ramón bateu falta na área mas a zaga manacapuruense afastou o perigo.

Um princípio de confusão deu-se aos 13 minutos, que culminou com cartões amarelos para Thomaz e Marabá. No retorno da partida o São Raimundo/AM abriu o marcador, em jogada pelo lado esquerdo. Adonias passou por Marabá e cruzou no segundo pau, onde Thomaz escorou de cabeça para Ramón, que não perdoou o goleiro Victor, aos 16 minutos.

O São Raimundo/AM continuou melhor em campo. Aos 20 minutos, Diego Mipibu percebeu Victor adiantado e buscou o ângulo superior direito, quase ampliando. Mesmo com o banco reduzido, apenas cinco suplentes, Eduardo Clara fez duas substituições no decorrer da partida: aos 18 minutos colocou o atacante Mauricélio na vaga de Maykinho e dez minutos depois tirou Thomaz e efetivou Róbson. E foi o novo atacante quem quase marcou, um minuto depois de entrar no jogo. Cara a cara com o goleiro adversário, Róbson tentou o passe, ao invés de bater direto para o gol.

Perdendo o jogo, Frederico Bráz só fez a primeira mudança aos 30 minutos, com Felipe no lugar de Paulinho. Aos 34 minutos, o atacante Robenílson entrou no lugar do volante Nilsão. Mas o Tufão da Colina continuava melhor na partida. Aos 37 minutos a bola explodiu no travessão de Victor e, no rebote, Jandão fez pênalti em Getúlio, que provocou os adversários, levando cartão amarelo. A provocação gerou outro início de tumulto e o lateral-direito Getúlio acabou levando o segundo amarelo e sendo expulso pelo árbitro Wescley Regison Pereira dos Santos.

Na cobrança de pênalti efetuada por Ramón, já aos 40 minutos, o atacante bateu no canto direito de Victor, sacramentando a vitória do São Raimundo/AM. Tão logo fez o gol, o artilheiro da partida foi substituído pelo zagueiro Uiliam, reforçando o sistema defensivo. Aos 45 minuto Robenílson avançou perigosamente e Julião saiu aos seus pés, efetuando difícil defesa. O segundo tempo teve cinco minutos de acréscimos, mas o último lance de perigo foi aos 47 minutos, quando Julião deixou a bola escapar mas, para sua sorte, caiu nos pés de um zagueiro, Jandão, que sem a devida categoria, acabou desperdinçando a chance.

Ficha Técnica:
Operário/AM 0-2 São Raimundo/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Terceira Rodada da Primeira Fase
Sábado, 7 de março de 2015, às 16h
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: Wescley Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 1: Bonifácio Smith Rodrigues/AM
Assistente 2: Paulo Alves de Souza/AM
4º Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Cartões amarelos: Thomaz 13, Marabá 13, Julião 35 e Getúlio 37 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Getúlio 39 minutos do segundo tempo.
Gols: Ramón 16 e Ramón (pênalti) 40 minutos do segundo tempo.

Operário/AM: Victor; Marabá, Jandão, Élton e Alberto; Lucas Velhinho, Paulinho (Felipe 30/2º), Nilsão (Robenílson 34/2º) e Neto; Alessandro Toró e Jonas. Treinador: Frederico Bráz;
Suplentes: Júnior, Alan, Haílton Lima, Raylson, Mateney, Robenílson e Felipe.

São Raimundo/AM: Julião; Getúlio, Fernando, Alex e Vamberto; Carlos da Silva, Adonias, Maykinho (Mauricélio 18/2º) e Diego Mipibu; Ramón (Uiliam 41/2º) e Thomaz (Róbson 28/2º). Treinador: Eduardo Clara.
Suplentes: Leandro; Gilson, Uiliam, Róbson e Mauricélio.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários