[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - De novo no padrão: vitória sem brilho garante Nacional/AM 100% após oito jogos

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Marcos Mendonça
Site Oficial do Penarol/AM
http://www.penarol.com.br

Manaus/AM - TrÊs zagueiros, três volantes, apenas um atacante e mais uma vez improviso na lateral-esquerda. Tudo no padrão Aderbal Lana. E o Nacional/AM manteve o aproveitamento máximo no Campeonato Amazonense de Futebol 2015, com oito vitórias em oito jogos. Mais que isso: foi o primeiro time a derrotar o Penarol/AM em Itacoatira/AM na competição e conquistou, de forma simbólica, o título do primeiro turno da competição, ao abrir 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder, o Princesa do Solimões/AM, adversário da próxima rodada. E foi um zagueiro, Maurício Leal, o autor do gol da vitória. O zagueiro também levou o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática na próxima rodada. O improvisado João Rodrigo também será desfalque, pois foi expulso contra o Penarol/AM.

Nos primeiros minutos de jogo, o Nacional/AM valorizava a posse de bola, mas sem criar perigo de gol contra o gol de Róbson. A primeira chance do jogo veio aos 8 minutos, com Thompson recebendo na grande área e o goleiro Rodrigo Ramos saindo para dividir com o volante penarolense, que foi o último a tocar na bola. No minuto seguinte, Bruno Potiguar recebeu falta de Celsinho quando avançava com perigo. Fininho cobrou na área mas Alex afastou o perigo. O bom e regular lateral-esquerdo Rafael Vieira bateu com perigo, exigindo defesa segura de Rodrigo Ramos, aos 11 minutos.

Isolado na frente, Hyantony teve a primeira oportunidade somente aos 19 minutos, quando recebeu lançamento de Fininho na grande área, mas foi travado por Thompson na hora do chute. Dois minutos depois, o árbitro Edmar Campos da Encarnação paralisou o jogo para hidratação dos jogadores, em razão do imenso calor. Aos 28 minutos, Felipe Manoel recebeu na entrada da grande área, mas chutou por cima do gol. Apoiando mais uma vez o ataque, Thompson cruzou na área mas Kitó não alcançou, aos 36 minutos. No lance seguinte, Fininho tentou pelo Nacional/AM, mas acabou isolando, batendo muito por cima. Bruno Potiguar recebeu de Fininho, aos 39 minutos, mas bateu à esquerda de Róbson.

Ligado na partida, Rodrigo Ramos saiu providencialmente do gol mais uma vez no lançamento que buscava Tety, aos 45 minutos. Lance idêntico ocorreu no minuto seguinte, mas a favor do Nacional/AM, com Róbson chegando antes de Fininho.

Aderbal Lana abriu mão do terceiro zagueiro, na volta para o segundo tempo, substituindo Robinho pelo veloz atacante Weverton, que quase vem sendo aproveitado na competição. Logo no primeiro minuto, o grandalhão Hyantony foi lançado, mas se atrapalhou na hora do domínio, com a zaga penarolense dominando a jogada. Com 3 minutos, Tety recebeu na entrada da área mas bateu por cima. Thompson assustou o goleiro Rodrigo Ramos aos 15 minutos, com a bola passando raspando a trave.
Em lance de bola parada, aos 24 minutos, surgiu o gol da partida (foto acima). Depois de cobrança de escanteio de Fininho, Maurício Leal marcou de cabeça, garantindo o aproveitamento total do Nacional/AM, com a oitava vitória em oito jogos. O final da partida foi marcado por expulsões: João Rodrigo aos 40 e Filipe Cristiano aos 45 minutos.

Ficha Técnica:
Penarol/AM 0-1 Nacional/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Sexta Rodada da Primeira Fase (Jogo Adiado)
Quarta feira, 8 de abril de 2015, às 16h
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Jander Rodrigo Lopes/AM
Assistente 2: Marleudo Nunes de Lima/AM
4º Árbitro: Regnaldo Vasconcelos Noronha/AM
Delegado: Lázaro D´Ângelo Pinheiro/AM
Renda: R$ 10.100,00
Público: 1.099 pagantes (1.350 presentes)
Cartões amarelos: Pirú 16, João Rodrigo 20 e Célio 26 minutos do primeiro tempo. Felipe Manoel 6, Filipe Cristiano 12, Maurício Leal 40 minutos do segundo tempo.
Expulsões: João Rodrigo 40 e Filipe Cristiano 45 minutos do segundo tempo.
Gol: Maurício Leal 24 minutos do segundo tempo.

Penarol/AM: Róbson; Celsinho, Alex, Pirú e Rafael Vieira; Filipe Cristiano, Célio, Thompson e Adrianinho (Leozinho 20/2º) ; Kitó e Tety. Treinador: Marquinhos Piter.
Nacional/AM: Rodrigo Ramos; Peter, Maurício Leal, Robinho (Weverton, no intervalo), Kelvin e João Rodrigo; Felipe Manoel, Bruno Potiguar (Raílson 17/2º), Lídio e Fininho (André Luiz 36/2º); Hyantony Treinador: Aderbal Lana.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários