[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Penarol/AM vence Rio Negro/AM na abertura da oitava rodada

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Paulo Rogério Veiga
Portal Paulo Repórter
http://pauloreporter.com.br


Manaus/AM - Na abertura da oitava rodada do Campeonato Amazonense de 2015, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, o Penarol/AM conseguiu sua primeira vitória fora de casa na temporada e, de quebra, acabou com um longo jejum: desde outubro de 1983 que o Rio Negro/AM, na condição de equipe mandante, não perdia para o Penarol/AM. A partida, disputada sob forte calor, teve um primeiro tempo de bom nível técnico, mas o ritmo caiu no segundo tempo, muito truncado e cheio de faltas. A vitória penarolense levou o time à vice-liderança provisória, consolidando o time no G-4, grupo dos quatro primeiros colocados, que se classificam para a Fase Semifinal.

O Penarol/AM começou melhor, dominando os primeiros momentos. Aos 6 minutos, Binho saiu da área para buscar jogo e bateu da intermediária, raspando a trave direita de Filho. Um minuto depois, Binho ajeitou de cabeça para Kitó, que matou no peito e bateu para fora. A primeira chance do Rio Negro/AM ocorreu aos 9 minutos, com Ronan recebendo de Sérgio Duarte Júnior e batendo com perigo, à esquerda de Róbson. Três minutos depois, Ronan cobrou escanteio pela esquerda, a zaga do Penarol/AM ficou olhando e Luiz Ricardo perdeu de forma incrível, de dentro da pequena área, cabeceando muito fraco, com Róbson espalmando no susto para escanteio.

O Penarol/AM perdeu Endy aos 12 minutos, por contusão, substituído por Celsinho. Aos 16 minutos, Kitó cruzou da direita e Binho mergulhou para mergulhar com estilo, com Filho defendendo a cabeçada com segurança. O Rio Negro/AM teve três chances seguidas de gol. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo de Ronan, Raul, livre, bateu para fora. Aos 20 minutos, após cruzamento da direita, a bola sobrou para Sérgio Duarte Júnior, que foi travado por Célio na hora na conclusão. Thiago Amazonense dominou na intermediária, aos 22 minutos, buscando o ângulo superior esquerdo, com a bola passando raspando o travessão.
Quando era melhor em campo, o Rio Negro/AM sofreu dois duros golpes. Aos 26 minutos, Rafael Vieira cobrou escanteio pela direita e Pirú surgiu como elemento surpresa, de cabeça, para abrir o placar (foto acima). Nem deu tempo de respirar ou reagir. Aos 30 minutos, Binho ganhou a jogada aérea, ajeitando para Kitó, que bateu para defesa de Filho. No rebote, Tety bateu com força, Filho defendeu parcialmente com o pé, mas a bola acabou entrando, devagar.

O Penarol/AM perdeu diversas chances de matar a partida ainda no primeiro tempo. Aos 32 minutos, Thompson enfiou para Tety, que encheu o pé para defesa de Filho. Dois minutos depois, Binho arrancou com Tety se deslocando pela esquerda e Thompson pela direita, com Tety demorando a passar, pegando Thompson em impedimento.

Aos 38 minutos o Rio Negro/AM reagiu. Thiago Amazonense e Ronan tabelaram e Thiago Amazonense sofreu falta no bico direito da área, bem na ponta da meia-lua. Na cobrança perfeita de Ronan, aos 39 minutos, a bola viajou até o ângulo superior direito de Róbson, com o Galo diminuindo o marcador. Aos 45 minutos, Ronan inverteu o jogo da esquerda para a direita, achando Marcelinho livre, com uma avenida pela frente, mas o lateral-direito se precipitou e bateu de primeira, para fora.

Binho foi substituído por Leozinho no intervalo e o Penarol/AM voltou com um rendimento melhor. Logo aos 2 minutos, Tety tocou para Rafael Vieira, que bateu na saída de Filho, com Raul salvando o gol em cima da linha, jogando para escanteio. Aos 4 minutos, de novo pela esquerda, Tety penetrou e cruzou para Leozinho marcar, mas o assistente Jeová Rodrigues dos Santos anulou o gol, por impedimento de Tety. A primeira chegada do Rio Negro/AM no segundo tempo só ocorreu aos 12 minutos, com Nailson limpando o lance e batendo forte, para defesa segura de Róbson.

O terceiro gol do Penarol/AM surgiu de jogada bem trabalhada, mais uma vez pela esquerda. Rafael Vieira recebeu assistência de Celsinho, invadiu a área e bateu cruzado, rasteiro e colocado, vencendo o goleiro Filho. Com 3-1 no placar, o Penarol/AM teve duas boas oportunidades de gols para transformar o escore em goleada. Aos 20 minutos, em ataque rápido pela direita, Kitó bateu com perigo, com a bola desviando na zaga e saindo em escanteio. No minuto seguinte a jogada foi pela esquerda com Rafael Vieira cruzando e a bola passando por Tety, Kitó e Leozinho.

O Rio Negro/AM descontou com um golaço, aos 24 minutos. Nailson limpou o lance na entrada da área e desferiu um balaço, no ângulo superior esquerdo de Róbson. Aos 32 minutos, Júnior, que entrou no lugar de Kitó, é lançado na área e na disputa contra o goleiro Filho e cai na área pedindo pênalti. Por reclamação contra o quarto árbitro, Luizinho de Souza Lima, o treinador Marquinhos Píter foi excluído do jogo, aos 43 minutos do segundo tempo.

Aos 45 minutos, Pirú cortou um lance de perigo do ataque rionegrino e se lançou ofensivamente, tocando para Tety, que arrancou em velocidade pela esquerda e tocou para Leozinho, mas o meia perdeu a chance do quarto gol, ao tentar mais um drible sobre o marcador, ao invés de bater direto para o gol. Final de jogo, vitória penarolense por 3-2, vice-liderança assumida e o fim de um longo tabu sem vencer o Rio Negro/AM na condição de visitante.
Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 2-3 Penarol/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Oitava Rodada da Primeira Fase
Sábado, 4 de abril de 2015, às 15h
Estádio Ismael Benigno, em Manaus/AM
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Assistente 1: Abson Pantoja da Silva/AM
Assistente 2: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
4º Árbitro: Luizinho de Souza Lima/AM
Assessor: Labíbio André de Lima/AM
Renda: R$ 1.360,00
Público pagante: 118 (244 presentes)
Cartões amarelos: Raul 25, Célio 38, Celsinho 38 e Alex 39 minutos do segundo tempo.
Gols: Pirú 26, Tety 30 e Ronan 39 minutos do primeiro tempo. Rafael Vieira 16 e Nailson 24 minutos do segundo tempo.

Rio Negro/AM: Filho; Marcelinho, Raul (Matheus Iton 27/2º), Luiz Ricardo e Rondinelli; Sérgio Duarte Júnior (Bruno Torres 37/2º), Ruan, Thiago Amazonense e Ronan; Lucas Peteca (Etoo 17/2º) e Nailson. Treinador: Roberley Assis.
Suplentes: Daniel, Victor, Werley, Etoo, Matheus Iton, Bruno Torres e Renatinho.
Penarol/AM: Róbson; Endy (Celsinho 14/1º), Pirú, Alex e Rafael Vieira; Thompson, Célio, Filipe Cristiano e Tety; Kitó (Júnior 22/2º)e Binho (Leozinho, no intervalo). Treinador: Marquinhos Piter.
Suplentes: Pablo, Sandro, Celsinho, Fernando, Leozinho, Rivelino, Júnior e Jack Chan.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários