[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Penarol/AM vence Manaus/AM na luta direta pelo G-4

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Em confronto direto por uma vaga na grupo de clubes classificados para a Fase Semifinal (G-4), o Manaus FC/AM recebeu o Penarol/AM, na tarde deste sábado (18/04), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM pela décima rodada da Fase Classificatória do Campeonato Amazonense de 2015. O Penarol/AM atuou desfalcado do goleiro Róbson e do lateral-direito Sandro França. Em seus lugares jogaram, respectivamente, Pablo e o volante Thomposon, improvisado na vaga de Sandro França. O Manaus FC/AM teve as estreias de três jogadores: os volantes Álvaro e Thiago Mariano e o atacante Jeferson Chumbinho. A necessidade da vitória levou os dois times a buscarem o gol desde os primeiros movimentos da partida.

Com apenas 45 segundos de bola rolando, em cobrança de falta ensaiada, Rafael Vieira passou pela bola e recebeu na frente, livre, cortando o marcador e batendo em cima da zaga. O Pearol/AM voltou ao ataque com um minuto e meio, com Célio arriscando perigosamente de fora da área. Aos 3 minutos, Tety recebeu aberto na esquerda e bateu prensado com a zaga, ganhando escanteio. Na cobrança, pelo lado esquerdo, Maceió cabeceou livre, mas para fora.

A primeira investida do Manaus FC/AM ocorreu aos 7 minutos, com Célio recebendo na área em boas condições e Filipe Cristiano tirando para escanteio com o bico da chuteira. O estreante Thiago Mariano arriscou de fora da área, aos 15 minutos, com a bola desviando e saindo em escanteio. Aos 15 minutos, Thiago Mariano arriscou de fora da área, com a defensiva itacoatiarense desviando para escanteio.

O Penarol/AM tomou um susto aos 22 minutos, quando Gelvane cobrou falta e a bola quicou perigosamente antes de chegar ao goleiro Pablo, que espalmou no reflexo para escanteio. Dois minutos depois, Tety fez linda jogada de corpo sobre seu marcador mas sentiu contusão, forçando a paralisação da partida, com a equipe de arbitragem aproveitando para conceder tempo técnico visando a hidratação dos jogadores.

Diego Capela cruzou da esquerda e Pablo saiu na cabeça de Joiner, aos 30 minutos. Rafael Vieira cruzou da esquerda, aos 35 minutos, Martony falhou e Tety, livre, perdeu a chance de marcar. Aos 39 minutos o estreante Álvaro cometeu falta em Leozinho e levou cartão amarelo. No desdobramento da cobrança de falta, Rafael Vieira cruzou da esquerda, mesmo marcado por Martony, a bola passou por Fábio Gomes, que furou no lance, e sobrou para Binho, livre, que não perdoou e fuzilou o goleiro Carlos Luna. O time itacoatiarense poderia ter ampliado aos 44 minutos, quando Piúba recebeu na direita, deixou Fábio Gomes no chão mas não teve tranquilidade e categoria suficiente, batendo muito mal, por cima do gol.

No intervalo, Fábio Luiz tirou o atacante Joiner e colocou o volante Derlan, adiantando Célio para encostar em Jeferson Chumbinho. Marquinhos Píter perdeu Binho logo aos 3 minutos do segundo tempo, colocando Kitó em campo. O Manaus FC/AM pressionava em busca do empate e entre os 10 e 13 minutos teve quatro escanteios a seu favor. Tety cruzou para Kitó, aos 17 minutos, mas a zaga adversária cortou o perigo. Cinco minutos depois, Kitó puxou contra-ataque pela direita e rolou para trás, para a chegada de Thompson, livre, mas o improvisado lateral-direito isolou, batendo muito por cima.

Aos 27 minutos Tety limpou o lance e cruzou para trás, com a zaga do Manaus FC/AM afastando o perigo. Dois minutos depois Derlan ganhou a jogada de Maceió e tocou para Bilau, que cara a cara bateu em cima de Pablo, com Felipe Cristiano afastando o perigo e jogando para escanteio. Buscando o empate, o Gavião do Norte ficava e exposto aos contra-ataques do Leão da Velha Serpa. Aos 32 minutos, Leozinho tabelou com Tety, que bateu em cima de Carlos Luna.

O goleiro Carlos Luna fez outras duas grandes defesas aos 34 minutos. Tety desceu pela direita e encheu o pé, para grande intervenção do goleiro adversário, no reflexo e, no rebote, como um gato, tirou da cabeça de Tety quando o meia-atacante já ia marcar o segundo gol. No minuto seguinte, contra-ataque bem elaborado pelo time penarolense, com a bola de pé em pé até Thompson recebendo livre mas, ao invés de bater para o gol, recuou tentando o passe para Leozinho, com a zaga tirando para escanteio.

Aos 36 minutos, Derlan e Fábio Gomes bateram boca asperamente e só não chegaram às vias de fato porquê o pequenino árbitro Ivan da Silva Guimarães Júnior se colocou entre os dois, evitando o confronto, com todos os demais jogadores do Manaus FC/AM apenas olhando a desavença, sem intervir. Após o término da partida, em entrevista na beira do campo, Fábio Luiz pediu demissão, aceita pela diretoria do Manaus FC/AM, que deve efetivar Garanha como novo treinador.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 0-1 Penarol/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Décima Rodada da Primeira Fase
Sábado, 18 de abril de 2015, às 16h
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Abson Pantoja de Barros/AM
Assistente 2: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Cartões amarelos: Joiner 19, Binho e Álvaro 32 minutos do primeiro tempo. Thompson 18, Célio (Penarol) 23, Martony 24, Alex 28, Maceió 30, Fábio Gomes 32, Rafael Vieira 33, Gelvane 40 e Bilau 47 minutos do segundo tempo.
Renda: R$ 260,00
Público pagante: 26
Gol: Binho 39 minutos do primeiro tempo.

Manaus FC/AM: Carlos Luna; Baiano, Martony, Fábio Gomes e Gelvane; Álvaro, Thiago Mariano (Bilau 24/2º), Célio e Diego Capela; Joiner (Derlan, no intervalo) e Jefferson Chumbinho (Purá 39/2º). Treinador: Fábio Luiz.
Penarol/AM: Pablo; Thompson, Maceió, Pirú e Rafael Vieira; Filipe Cristiano, Célio, Piúba (Alex 22/2º) e Leozinho (Júnior 41/2º); Binho (Kitó 3/2º) e Tety. Treinador: Marquinhos Píter.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários