[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - Em ritmo de treino, Fast Clube/AM volta a golear e rompe barreira dos 50 gols marcados

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Lissandro Windson

Manaus/AM - Encerrando a Fase Classificatória do Campeonato Amazonense 2015, Fast Clube/AM e Rio Negro/AM voltaram a se enfrentar, na tarde deste domingo (24/05), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith. Na partida do primeiro turno, o Fast Clube/AM venceu por 8-1, na maior goleada do Barezão 2015 até então. Mesmo com um time repleto de reservas, havia a expectativa por uma nova goleada, o que acabou se confirmando, com o Tricolor de Aço aplicando 7-0 no adversário.

João Carlos Cavalo promoveu a estreia do goleiro Fernando Pompeu, pela primeira vez titular na temporada. Apenas Amaral, Ediglê e Romarinho não foram poupados. Thyago Brandão mais uma vez ocupou a quarta zaga; na lateral-esquerda, Cavalo optou pelo improviso do volante Fernando Guilherme, para manter Romarinho como terceiro homem no meio de campo, com liberdade para virar atacante no decorrer da partida. Rondinelli e Lê foram os volantes, com Roberto Dinamite sendo poupado e Souza voltando ao banco de suplentes. Na frente, com a ausência do artilheiro Charles, suspenso pelo terceiro amarelo, Felipe e Thiago Pereira foram os titulares, voltando ao tradicional esquema 4-4-2, cabendo a William Kremer substituir Da Silva na armação das jogadas ofensivas.

O jogo começou equilibrado, embora em ritmo de banho-maria, de fim de temporada. O Fast Clube/AM jogava um treino de luxo Aos 9 minutos Felipe fez boa jogada pela direita e bateu com perigo, rente á trave. Naílson respondeu aos 13 minutos, conduzindo do meio para esquerda e cruzando, com a bola atravessando toda a extensão da área fastiana.

O primeiro gol foi uma pintura. Rondinelli cruzou da direita, Thiago Pereira dominou no peito com estilo, girou o corpo no ar e emendou um sensacional voleio, marcando 1-0 e abrindo a porteiro rumo à mais uma goleada. Dois minutos depois, o cruzamento veio da esquerda, de Romarinho, e na disputa com o zagueiro, Thiago Pereira cabeceou a nuca do adversário, acusando imediatamente uma contusão mais séria. Após mais de cinco minutos de atendimento e aplicação de curativo, voltou a campo com a cabeça protegida por uma touca de natação.

O Rio Negro/AM buscava forças para tentar o empate e aos 23 minutos Naílson recebeu na esquerda, ajeitou e arriscou, com Fernando Pompeu se esticando para defender, no canto rasteiro esquerdo. Logo em seguida, o Galo da Praça da Saudade teve falta perigosa a seu favor, na entrada da área, mas Ronan bateu fraco, facilitando a defesa de Fernando Pompeu.
Depois de cobrança de escanteio pela direita, Thiago Pereira só escorou de cabeça para o meio da área (foto acima) para o meio da área, onde Lê bateu e Diogo se jogou para evitar o gol. Porém, no rebote, Ediglê não perdeu e aumentou para 2-0. Três minutos depois, Fernando Guilherme cruzou da esquerda e mesmo machucado na cabeça Thiago Pereira, livre, testou para o fundo das redes, marcando o terceiro gol tricolor.

Em quatro minutos o Rio Negro/AM criou duas chances seguidas de gol. Aos 38 minutos, Lucas Peteka recebeu na direita e cruzou rasteiro para o meio da área, com Ediglê cortando para escanteio. Aos 42 minutos foi a vez de Naílson, que bateu presando com Ediglê. Na sobra, Ronan driblou Lê mas bateu muito fraco, um peteleco, com Thyago Brandão aliviando o perigo. A última chance do primeiro tempo foi do Fast Clube/AM, com William Kremer recebendo no meio, sem marcação, avançando e batendo para difícil defesa de Adriano, que espalmou para escanteio. Kremer podia ter aberto na direita, onde Felipe estava completamente livre e esperando o passe.

Para o segundo tempo, Thiago Pereira foi poupado, voltando em seu lugar Luizão. A primeira chance do segundo tempo foi de Lucas Peteka, que recebeu livre na direita, avançou, adiantou a bola mas mesmo assim bateu, da saída de Fernando Pompeu, à direita, aos 7 minutos. William Kremer bateu falta quase do meio do campo, aos 14 minutos, e Lê e Ediglê furaram na cabeçada. Aos 16 minutos Thyago Brandão, que já tinha cartão amarelo, foi substituído por Valney. Um minuto depois, William Kremer bateu escanteio pelo lado esquerdo e o grandalhão Valney precisou se abaixar para cabecear, perdendo o quarto gol.

William Kremer tabelou com Fernando Guilherme, aos 22 minutos, chegou facilmente á linha de fundo e cruzou para trás, com Luizão chegando e batendo para fazer o quarto gol da partida, o de número 50 do Fast Clube/AM no Estadual de 2015. Único jogador que ainda não havia jogado na temporada, o volante Marcus Vinícius fez sua estreia, entrando em campo aos 23 minutos, no lugar de Lê.

Romarinho foi no fundo, aos 26 minutos, e cruzou errado, em cima do zagueiro rionegrino, na tentativa de tocar para Felipe, livre na boca do gol. No rebote, Romarinho fez o mais difícil, cruzando por cima, com Felipe já marcado, mas o atacante se esforçou bastante e, meio sem jeito, testou para o gol (primeira foto abaixo), estabelecendo o placar de 5-0 e comemorando bastante, sendo cumprimentado por todos os jogadores e membros da Comissão Técnica fastiana (segunda foto abaixo), inclusive pelo amigo Charles, que acompanhava o jogo da arquibancada. Foi o primeiro gol de Felipe na competição.

O treino de luxo fastiano continuou e aos 31 minutos Romarinho cruzou rasteiro da esquerda, a bola passou por Luizão e William Kremer tentou de carrinho, mas para fora. Três minutos depois Romarinho chegou de novo com facilidade ao fundo e cruzou por cima, para Felipe, que mesmo marcado por dois adversários, quase fez o sexto gol, de cabeça. Após a cobrança do tiro de meta, Thiago Amazonense errou o passe na saída de bola e Ediglê lançou Felipe na direita, que cruzou para trás, para a batida de William Kremer, que marcou o sexto gol.

Aos 38 minutos o goleiro Adriano protagonizou um emocionante lance. Ronan sofreu falta na entrada da área e o goleiro rionegrino bateu com muito perigo, à esquerda de Fernando Pompeu. Como a bola bateu na placa de publicidade atrás do gol e voltou balanço a rede, alguns torcedores chegaram a comemorar, pensando ter sido gol. Um minuto depois, Romarinho invadia a área e foi parado com falta, marcada quase na risca da cal. A goleada foi fechada aos 41 minutos, depois que Amaral se esforçou muito para alcançar uma bola quase perdida e cruzou para trás, com William Kremer fazendo 7-0.

Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 0-7 Fast Clube/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Décima Oitava e última Rodada da Primeira Fase
Domingo, 24 de maio de 2015, às 16h
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Francisney Oliveira da Silva/AM
Renda: R$ 600,00
Público pagante: 30 (130 presentes)
Cartões amarelos: Thyago Brandão 34 e Lucas Peteka 44 minutos do primeiro tempo. Fernando Guilherme 7 minutos do segundo tempo.
Gols: Thiago Pereira 19, Ediglê 33 e Thiago Pereira 36 minutos do primeiro tempo. Luizão 22, Felipe 26, William Kremer 34 e William Kremer 41 minutos do segundo tempo.

Rio Negro/AM: Adriano; Marcelinho, Luiz Ricardo (Werley 22/2°), Diogo, Raul e Luizinho; Ruan, Thiago Amazonense e Ronan; Lucas Peteka e Naílson (Victor 32/2°). Treinador: Roberley Assis.
Fast Clube/AM: Fernando Pompeu; Amaral, Ediglê, Thyago Brandão (Valney 16/2º) e Fernando Guilherme; Lê (Marcus Vinícius 23/2°), Rondinelli, William Kremer e Romarinho; Thiago Pereira (Luizão, no intervalo) e Felipe. Treinador: João Carlos Cavalo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários