[CAMPEONATO AMAZONENSE 2015] - DECISÃO - Nacional/AM vence e aumenta vantagem sobre o Princesa do Solimões/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Arlesson Sicsú

Manaus/AM - Pela segunda vez desde sua inauguração, a Arena Vivaldo Lima (antigo estádio Vivaldo Lima), recebeu uma partida válida por Campeonato Amazonense. Foi o Jogo de Ida da Decisão do Barezão 2015, no tira-teima envolvendo Princesa do Solimões/AM (Campeão de 2013) contra o Nacional/AM (Campeão de 2014), na terceira Final consecutiva envolvendo os dois times. O Nacional/AM, clube com a melhor campanha geral, entrou em campo com a vantagem de conquistar o título obtendo dois resultados iguais e terminou a primeira batalha ampliando ainda mais sua vantagem, com a vitória por 1-0, gol do zagueiro Maurício Leal, de cabeça, aos 9 minutos do segundo tempo (foto de Arlesson Sicsú). O Jogo de Volta será no próximo sábado (20/06), de novo na Arena Vivaldo Lima, quando será conhecido o Campeão de 2015. O Nacional/AM conquistará o título se vencer, empatar ou perder por qualquer placar por um gol de diferença. Ao Princesa do Solimões/AM só resta a alternativa da vitória a partir de dois gols de diferença.

O primeiro tempo foi de muita cautela, sem qualquer lance que levantasse as torcidas. O Princesa do Solimões/AM repetiu o time e o esquema (4-4-2) da épica vitória contra o Fast Clube/AM, que lhe valeu vaga na Decisão. O Nacional teve a volta do zagueiro Maurício Leal no lugar de Kelvin, mas não pode contar com João Rodrigo, com dengue, aparecendo em seu lugar André Luiz, titular no início da competição. Leonardo continuou de fora, contundido, e Hyantony foi outro não relacionado, também contundido. Lana optou pelo 4-5-1, com Dênis, Felipe Manoel e Bruno Potiguar de volantes e Charles e Fininho de meias, com as funções de encostar em Júnior Paraíba nas jogadas ofensivas azulinas.

A primeira boa jogada aconteceu aos 5 minutos, com Fininho avançando pelo meio sem ser importunado mas batendo fraco e sem direção, à direita de Rascifran. Dois minutos depois, Carlinho fica cara a cara com Rodrigo Ramos, que teve que sair da área e fazer a defesa com o pé. Bruno Potiguar recebeu aberto na direita, aos 13 minutos, e em condições de concluir para o gol, preferiu arriscar o drible sobre Gílson, sendo desarmado facilmente. No lance seguinte, aos 14 minutos, Edinho Canutama tabelou com Léo Paraíba e entrou na área com perigo, com Maurício Leal chegando para cortar, de forma providencial, mandando a bola para escanteio. Lei desceu pela direita, aos 20 minutos, e pressionado pela marcação de André Luiz bateu mal, à esquerda de Rodrigo Ramos.

O jogo seguia sem chances mais agudas. Aos 37 minutos Charles cruzou da direita e Rascifran saiu para defender. Dois minutos depois, Lei cruzou e Carlinho disputou com Robinho, que jogou para escanteio. Aos 43 minutos uma rara boa triangulação, com Peter sendo lançado dentro da área mas levantando demais o pé na disputa contra Gílson, que foi atingido e precisou de atendimento médico. Três minutos depois, Peter dançou na frente de seu marcador e cruzou, com Gílson tirando para escanteio, antes da chegada de Júnior Paraíba. E só...

Apesar de Fininho ter jogado melhor que Charles no primeiro tempo, Aderbal Lana mudou todo o panorama tática da partida com uma alteração e suas consequências táticas. No intervalo, Lana tirou Fininho e colocou Thiago Marin, liberando Charles para encostar em Júnior Paraíba e trabalhar ofensivamente, sem obrigação de marcar. Com dois minutos de bola rodando no segundo tempo, André Luiz cruzou da esquerda, com Júnior Paraíba não alcançando e Amaralzinho cortando para escanteio.

Aos 3 minutos, Charles recebeu no meio da área e só encostou para Júnior Paraíba, que encheu o pé, com a bola explodindo na trave direita de Rascifran, completamente batido no lance. A resposta do Princesa do Solimões/AM veio dois minutos depois, quando Edinho Canutama sassaricou pela esquerda mas abusou do drible, já dentro da área, sendo desarmado. No minuto seguinte, novamente Edinho Canutama desceu pela esquerda com perigo, cruzando com desvio na zaga, com a bola saindo em escanteio.


Charles fez jogada perigosa pela direita, que culminou em escanteio. Na cobrança, do próprio Charles, Maurício Leal subiu mais que todos e testou firme para o fundo das redes, marcando o gol nacionalino, que desestabilizou o time manacapuruense. O Nacional/AM passou a dominar a partida e mandar no jogo. Aos 12 minutos, Charles arrancou pelo meio, tabelou com Júnior Paraíba e bateu forte e rasteiro, mais uma vez na trave direita de Rascifran, que de novo ficou olhando e torcendo para a bola não entrar. Zé Marco mudou o Princesa do Solimões/AM aos 17 minutos, tirando Douglas e colocando Júnior Baé. Aos 20 minutos, Peter cruzou da direita e Thiago Marin escorou de primeira, buscando Júnior Paraíba no meio da área, mas Deurick cortou no meio do caminho.

Na segunda substituição, aos 22 minutos, Zé Marco trocou Carlinho por Nando. Um minuto depois Lana tirou Bruno Potiguar, contundido, e efetivou Lídio. O Princesa do Solimões/AM teve uma leve melhora com a entrada de Nando, que fez grande jogada aos 25 minutos, exigindo excelente defesa de Rodrigo Ramos. O Nacional/AM respondeu imediatamente, no minuto seguinte, em jogada de André Luiz com Júnior Paraíba pela esquerda, com o lateral nacionalino cruzando para Charles bater cruzado e colocado, mas à esquerda de Rascifran.

Na última alteração do Nacional/AM, aos 29 minutos, Raílson entrou na vaga de Júnior Paraíba, que saiu aplaudido pela torcida, por sua dedicação tática. Com a mudança, Charles passou a ser o jogador nacionalino mais avançado. Aos 34 minutos, Lídio bateu de fora, com muito perigo, raspando a trave direita de Rascifran. Dois minutos depois, Lídio recebeu de novo na entrada da área, mais uma vez sem marcação, batendo novamente com perigo, mais uma vez à esquerda de Rascifran. Lacraia se preparava para entrar no lugar de Edinho Canutama quando Jaime se machucou, com Zé Marco sendo obrigado a tirar o lateral-esquerdo e deixar o improdutivo atacante em campo.

O Princesa do Solimões/AM melhorou bastante, mas paradoxalmente, sem a participação de Lacraia. Zé Marco avançou Deurick e Lei, este pela direita, deixando apenas Gílson na defesa. E foi com Lei e Léo Paraíba que o time criou as chances nos últimos minutos de jogo, quando passou a pressionar o Nacional/AM. Aos 38 minutos, Léo Paraíba bateu para o gol, com Rodrigo Ramos fazendo grande defesa. No minuto seguinte, Léo Paraíba cruzou rasteiro e Maurício Leal tirou o perigo no meio da área.

Na única jogada ofensiva de Lacraia, aos 43 minutos, o veloz meia-atacante entrou na área mas perdeu a disputa no jogo de ombro. Pela terceira vez, aos 44 minutos, Lídio recebeu de frente para o gol e bateu com perigo. Aos 46 e aos 48 minutos o Princesa do Solimões/AM teve duas jogadas semelhantes, desperdiçadas por Léo Paraíba, em cobranças de faltas com bolas cruzadas para a área, ambas para fora.

A vitória aumentou a vantagem nacionalina e a grande Decisão será no próximo sábado (20/06), mais uma vez na Arena Vivaldo Lima. Ao Princesa do Solimões/AM, que perdeu os três confrontos do Barezão 2015 para o Nacional/AM, só interessa a vitória a partir de dois gols de diferença. O detalhe é que nos três jogos anteriores contra o Nacional/AM, além perder os três jogos, não marcou gol sobre seu adversário. Na nona rodada, o Nacional/AM venceu por 1-0, gol de Kelvin aos 37 minutos do segundo tempo. Na partida da 18ª rodada, nova vitória nacionalina, agora por 2-0, gols de Lídio aos 7 minutos do primeiro tempo e Júnior Paraíba aos 39 minutos do segundo tempo.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 1-0 Princesa do Solimões/AM
Campeonato Amazonense de Futebol 2015
Decisão - Jogo de Ida
Sábado, 13 de junho de 2015, às 15h
Estádio Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Abson Pantoja de Barros/AM
4° Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
5° Árbitro: Carlos Alberto Pereira do Nascimento Júnior/AM
Delegado: Lázaro D'Ângelo Pinheiro/AM
Renda: R$ 55.410,00
Público pagante: 2.881 (3.026 presentes)
Cartões amarelos: Douglas 36, Carlinho 46 e Maurício Leal 46 minutos do primeiro tempo. André Luiz 17, Léo Paraíba 32 e Peter 43 minutos do segundo tempo.
Gol: Maurício Leal 9 minutos do segundo tempo.

Nacional/AM: Rodrigo Ramos; Peter, Maurício Leal, Robinho e André Luiz; Dênis, Bruno Potiguar (Lídio 23/2°), Felipe Manoel, Charles e Fininho (Thiago Marin, no intervalo); Júnior Paraíba (Raílson 29/2°). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Wágner, Luan, Kelvin, Thyago Fernandes, Lidio, Raílson, Weverton, Thiago Marin, Jhonata Fumaça e Thiago Verçosa.
Princesa do Solimões/AM: Rascifran; Lei, Gílson, Deurick e Jaime (Lacraia 36/2°); Amaralzinho, Delciney, Douglas (Júnior Baé 17/2°) e Léo Paraíba; Edinho Canutama e Carlinho (Nando 22/2°). Treinador: Zé Marco.
Suplentes: Douglas, Danilo, Mauryan, Emerson, Júnior Baé, Jeferson Piauí, Juan, Ítalo, Randerson, Lacraia e Nando.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários