[SÉRIE D 2015] - Rio Branco/AC e Clube do Remo/PA vencem e ultrapassam o Nacional/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - De folga na quarta rodada da Fase de Grupos do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D, o Nacional/AM assistiu o previsível acontecer. Jogando em seus domínios, Rio Branco/AC e Clube do Remo/PA venceram seus jogos e ultrapassaram o representante amazonense na classificação do Grupo A1. A rodada teve participação decisiva de atletas conhecidos no futebol baré: o atacante Charles pelo Rio Branco/AC e o meia-atacante Léo Paraíba pelo Clube do Remo/PA. Outro fato inusitado aconteceu em Rio Branco/AC, com o time da casa terminando o jogo com um goleiro de apenas 15 anos, após a expulsão de seu arqueiro titular.

Na Arena Verde, em Paragominas/PA, o Náutico/RR, recheado de jogadores com passagens pelo futebol amazonense, conseguiu segurar o Clube do Remo/PA na primeira etapa, com o empate sem gols. Mas no segundo tempo, o time do goleiro Stanley, do zagueiro Élton, do meia Heitor e do atacante Robemar sucumbiu perante o adversário. E Léo Paraíba (ex-Nacional/AM e Princesa do Solimões/AM), que entrou no intervalo da partida, foi quem abriu caminho para a vitória remista, tirando o time paraense do sufoco aos 21 minutos. Depois, Eduardo Ramos, o melhor em campo, aumentou a vantagem para 3-0, com gols aos 30 e 42 minutos. Com a vitória, o Clube do Remo/PA passou a sete pontos ganhos em três jogos e assume a liderança do Grupo A1. Voltará a campo na próxima segunda-feira (10/08), na Arena Vivaldo Lima, para enfrentar o Nacional/AM.

O Rio Branco/AC, na Arena da Floresta, começou o jogo tranquilo, abrindo 2-0, gols de Charles (artilheiro do Campeonato Amazonense 2015) aos 13 minutos e Jean Carlos aos 30 minutos. Aos 41 minutos, o goleiro Roger Kath levou um cartão amarelo, que iria mudar a história do jogo: a advertência foi por cera, um tanto quanto precoce, ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, o Vilhena/RO melhorou mais não conseguia chegar ao gol, até que aos 20 minutos, Roger Kath derrubou Lucas Andrade na área, cometendo pênalti, recebendo o segundo cartão amarelo e sendo expulso da partida. Foram os únicos cartões distribuídos a jogadores do Rio Branco/AC.

Entrou em cena o goleiro Gabriel. Para ser mais exato, Gabriel Eremith Carvalho, de apenas 15 anos, único atleta do Rio Branco/AM relacionado para o jogo ainda sob a condição de amador. O jovem goleiro, de 1,84 metro, já havia sido reserva na rodada anterior, vitória contra o Nacional/AM por 2-1, em razão da contusão de Thiago Costa, titular na estreia da Série D, na derrota do Rio Branco/AC para o Clube do Remo/PA por 0-1. Neste domingo (02/08), entrou no lugar de Charles, com a difícil missão de ajudar o Rio Branco/AC a segurar a vitória, com um jogador a menos. Não conseguiu evitar o gol de Cabixi, na cobrança de pênalti, aos 23 minutos, e acabou não sendo exigido seriamente nos 25 minutos restantes, estreando com sorte e vitória.

Provavelmente Gabriel volte ao banco de reservas no próximo compromisso do Estrelão, contra o Náutico/RR, no Estádio Raimundo Ribeiro, em Boa Vista/RR, no domingo que vem (09/08), em razão da contratação do goleiro Ricardo Villar, 30 anos, que deve ser o novo titular. Mas já inscreveu seu nome na história do futebol brasileiro...

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários