[COPA DO BRASIL SUB-20] - Em jogo de viradas, Fast Clube/AM é eliminado pelo Cruzeiro/MG

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Site da Federação Amazonense de Futebol
http://www.fafamazonas.com.br/

Manaus/AM - Não deu... Os meninos do Fast Clube/AM estiveram perto da vitória, mas um apagão geral causou a eliminação do time sem direito ao jogo de volta, previsto para o dia 30 de setembro em Sete Lagoas/MG. Foi um jogo empolgante e eletrizante, com duas viradas no marcador. Nervoso e cometendo mais erros (e mais comprometedores), o Campeão do Norte Sub-20 foi derrotado na noite desta terça-feira (22/09), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, sofrendo três gols em oito minutos.

Diante de um time superior sob todos os aspectos, o Fast Clube/AM começou melhor, ou pelo menos mais ousado, mostrando vontade em atender as determinações do treinador Darlan Barroso, de pressionar nos minutos iniciais em busca de um gol que pudesse trazer tranquilidade. Jogando praticamente com 4 atacantes quando tinha a posse de bola (Jackie Chan, Alexsander, Lucas Castro e Róbson), o time criou algumas chances de gol e deu um calor no sistema defensivo cruzeirense nos primeiros minutos de jogo, empolgando a torcida.

Herói da conquista da Copa Norte na Batalha da Curuzú, no último dia 30 de agosto, o goleiro Bruno Saul acabou falhando no gol inicial do Cruzeiro/MG, em cobrança de falta de Daniel Vançan, aos 19 minutos do primeiro tempo. O time amazonense sentiu o gol e demorou para se recuperar. Jogando na base da cautela, sentindo o forte calor de Manaus/AM, o time do Cruzeiro/MG praticamente devolveu o presente ao Fast Clube/AM quando seu goleiro, Lucas França, demorou na reposição de uma bola, tentando ganhar tempo, cometendo sobrepasso ao ficar com a posse da bola por mais de seis segundos, ensaiando por duas vezes repor a bola em jogo e depois retê-la.

Na cobrança, com praticamente todos os jogadores cruzeirenses na barreira, Matheus Iton rolou para o volante Niashe, sozinho na área, bater com consciência para estufar as redes e empatar a partida, aos 33 minutos, para delírio e comemoração de quase todos os presentes na Colina, em campo e nas arquibancadas (foto abaixo). Após o empate, o Tricolor de Aço melhorou e passou a der leve domínio da partida, perdendo algumas chances de ampliar, com Jackie Chan e Róbson.

Na volta para o segundo tempo, o Cruzeiro/MG tentou inverter o panorama e buscou mais o ataque, com os jogadores do sistema defensivo fastiano continuando a demonstrar nervosismo. Tudo mudou de figura aos 8 minutos, em cobrança de falta de Matheus Iton, pelo lado direito ofensivo, que o zagueiro Guigui completou com muita categoria, de letra, virando o marcador para o Campeão do Norte (foto abaixo). Em desvantagem, o treinador cruzeirense Marcos Valadares fez duas alterações, dois minutos depois de ter tomado a virada, colocando em campo Alex e Santiago nos lugares de Gonzalo Latorre e Thonny Anderson, respectivamente.

O Fast Clube/AM continuava insinuante no ataque, mesmo após a saída de Lucas Castro, aos 12 minutos, substituído por Leozinho, que passou a jogar em velocidade pela esquerda, buscando proximidade com Jackie Chan. Mas a saída de Matheus Iton, aos 25 minutos, que voltou a sentir uma contusão no tornozelo, a mesma que forçou sua saída também na Decisão da Copa Norte, contra o Paysandu/PA, em Belém/PA, acabou descaracterizando o time. Sensação nos treinos, Werley foi o escolhido para entrar em campo, mas acabou não rendendo bem. Numa saída de bola errada de Niashe no meio de campo, o Cruzeiro/AM avançou em velocidade e Alex empatou o jogo, aos 33 minutos. O Fast Clube/AM fez a segunda mudança, saindo Róbson para a entrada do volante Renê.

Mas um minuto depois, o Cruzeiro/MG virou o marcador, marcando o terceiro gol, em jogada de Roni pela esquerda, levando vantagem sobre Pedra e cruzando na área, onde o xerifão Thiago furou na tentativa de corte e Guigui, ao chutar para tirar da área, levou azar, com a bola batendo em Alex e entrando. "Foi sorte. O zagueiro deles foi tirar, a bola bateu em mim e entrou", disse o meia Alex ao final do jogo, com sinceridade total e sem conseguir conter o sorriso. Dois gols relâmpagos foi o suficiente para o Cruzeiro/MG, que até então administrava a derrota, jogando visivelmente cansado e buscando perder de pouco, pensando no Jogo da Volta, mudar de atitude em campo.

O cansaço foi esquecido por pelo menos um jogador, o veloz e habilidoso Roni e o que era ruim ficou pior ainda aos 41 minutos, quando ele fez jogada individual, entrou na área e bateu sem chances para Bruno Saul, comemorando com cambalhotas o quarto gol cruzeirense, que selava a vitória por 4-2 e desobrigação do Jogo de Volta, numa virada não só de placar, mas também de situação de jogo - um jogo praticamente perdido foi transformado em classificação antecipada. Houve ainda um lance de área onde o atacante Alexsander foi seguro pela camisa pelo zagueiro Antônio, com o árbitro amazonense Antônio Carlos Pequeno Frutuoso ignorando a penalidade máxima.

Apesar da vontade dos jogadores amazonenses em marcar o terceiro gol e garantir a realização da partida em Sete Lagoas/MA, o Cruzeiro/MG, com diversos jogadores com passagens pela Base da Seleção Brasileira e com jogos entre os profissionais, terminou a partida buscando cadenciar o jogo, garantindo a vaga. No final da partida, em reconhecimento ao esforço dos jogadores fastianos, à conquista inédita da Copa Norte de Futebol Sub-20 e também pela inédita participação na Copa do Brasil de Futebol Sub-20, a torcida presente aplaudiu os atletas amazonenses. O Cruzeiro/MG já tem adversário definido na próxima fase pois o Flamengo/RJ, ao vencer o Avaí/SC por 3-1 também fora de casa, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis/SC, igualmente eliminou a necessidade do Jogo de Volta.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 2-4 Cruzeiro/MG
Terça-feira, 22 de setembro de 2015, às 20h (de Manaus/AM)
Copa do Brasil de Futebol Sub-20 (Juniores)
Primeira Fase - Grupo 7
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes da Sá/AM
Assistente 2: Jander Rodrigues Lopes/AM
4° Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Assessor: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Gols: Daniel Vançan 19 e Niashe 33 minutos do primeiro tempo. Guigui 8, Alex 33, Alex 35 e Roni 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fabrício 35 minutos do primeiro tempo. Róbson 10 e Pedra 18 minutos do segundo tempo.
Renda: R$ 9.350,00
Público pagante: 1.235 (1.935 presentes)

Fast Clube/AM: Bruno Saul; Pedra, Guigui, Thiago e Matheus Iton (Werley 25/2º); Niashe, Eli, Róbson (Renê 34/2º) e Jackie Chan; Alexsander e Lucas Castro (Leozinho 12/2º). Treinador: Darlan Barroso.
Suplentes: Guanair Júnior, Rafael Lobato, Salgado, China, Françoar, Lucas Peteca, Leozinho, Ioran, Werley, Renê e David.
Cruzeiro/MG: Lucas França; Dione, Fabrício, Arthur (Antônio 16/2º) e Daniel Vançan; Thiago Costa, Tom, Andrey e Thonny Anderson (Santiago 10/2º); Roni e Gonzalo Latorre (Alex 10/2º). Treinador: Marcos Valadares.
Suplentes: Dalberson, Antônio, Luis Felipe, Alex, Alex Sandro, Dudu e Santiago.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários