[COTIDIANO] - Instituto ALGUEM recebe ação solidária de atletas amazonenses

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação
Nathália Silveira

Manaus/AM - Você já imaginou fazer a diferença na vida das pessoas com um corte de cabelo? Pois essa é a intenção da ação #alguemdobem, que em parceria com o Salão Maison Luh, localizado na Rua Rio Madeira, 197, Vieiralves, doou 50% da renda dos cortes de cabelo desta quinta-feira (29/10), às crianças com Leucemia do Instituto ALGUEM.

A arrecadação visa colaborar com as principais demandas do Instituto, que é uma organização sem fins lucrativos, que promove, coordena e executa ações de apoio às famílias de crianças e adolescentes com câncer no norte do Brasil, em especial aquelas que são do Amazonas.

“Depois de conversar com alguns amigos e com a Hellen Belota, proprietária do Maison Luh, tivemos a ideia desta ação, que além da renda, tem o objetivo de se solidarizar com os pequenos em semelhança, pois raspamos o cabelo hoje, mas ele cresce amanhã”, disse o Dr. Euler Ribeiro Filho, um dos que cortou o cabelo na Ação Solidária, assim como o Vereador e atleta Fabricio Lima, o professor de Educação Maurício Tales, entre outros.

No Salão, ainda de acordo a Administradora do Instituto ALGUEM, Soraya Wallace, haverá um stand com produtos, como camisetas, capinhas de celular, bottons, adesivos, entre outros, cuja renda também será destinada ao tratamento das crianças. “Comprando nossos produtos exclusivos você contribui com o tratamento de dezenas de crianças com câncer da região Norte. Tenha o urso do ALGUEM (símbolo do Instituto) sempre com você”, disse Soraya.

A PRIMEIRA AÇÃO
Um grupo formado por 13 Triatletas de Manaus/AM deixou de lado os treinos na manhã desta quinta-feira (29/10) e usou a força do esporte para dar largada a campanha #alguemdobem, que visa colaborar com as principais demandas das crianças e adolescentes com Leucemia no norte do Brasil. A ação desafiou os desportistas a rasparem a cabeleira e toda renda do corte do Salão Maison Luh foi revertida em prol do Instituto ALGUEM, uma organização sem fins lucrativos, que promove, coordena e executa ações de apoio às famílias dos pequenos que tem câncer.
Dentre os que abriram mão da vaidade em prol da solidariedade, estava o cirurgião plástico Dr. Euler Ribeiro Filho, que explicou como surgiu a idéia da campanha. “Eu estava pedalando com o Fabrício (Fabrício Lima, Triatleta e vereador de Manaus/AM) quando surgiu a ideia da gente raspar a cabeça e colaborar com a causa. Dias depois, amadurecemos essa vontade e criamos a campanha em parceria com o Maison Luh e com o Instituto ALGUEM, que queremos viralizar por meio da rede social. Afinal, nada melhor que conscientizar e chamar atenção através do esporte, que é o exemplo de quem tem saúde”, contou o médico, pai de João Victor Ribeiro, 12, que desde os seis anos luta contra a Leucemia.

De acordo com Fabrício Lima, a campanha #alguemdobem terá várias ações durante os próximos dias, como o pelotão do bem, que participará do Ironman Fortaleza (3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida), no próximo domingo (08/11) e será composto por ele, Euler Filho, Maurício Tadros, José Airton e Leandro Moreira. Durante todo o percurso da prova, os triatletas estarão com bandeiras, bottons, decalques e outros materiais que identifiquem a campanha. A outra atividade acontecerá no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, 23 de novembro, quando 50% da renda dos cortes de cabelo, masculino e feminino, realizados no Salão Maison Luh, serão doados ao Instituto ALGUEM.

“Todos os triteltas do Amazonas que vão participar do Ironman estarão com a cabeça raspada, essa será nossa identidade com a campanha, nos assemelhando as crianças que ficam carequinhas devido à doença. Além disso, estamos preparando diversos materiais para chamar atenção dos participantes do evento, que tem gente de todo Brasil e do exterior, e que podem colaborar com o Instituto ALGUEM e viabilizar recursos para aqueles que necessitam”, comentou Fabrício Lima, ao afirmar que já garantiu a bandeira do Instituo ALGUEM para cruzar a linha de chegada.
Presente no lançamento da campanha, a chefe do Departamento de Atendimento a Pacientes da Fundação de Hemotologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Hemato Pediatra, doutora Socorro Sampaio, falou sobre a importância de campanhas como essa, uma vez que o Amazonas tem o maior número de casos de Leucemia por base populacional do Brasil.

“O Amazonas tem uma média de 40 a 45 casos novos de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) por ano e se contabilizar a Leucemia Mieloide, e outros tipos de linfoma, este número cresce para 55 a 60 doenças anualmente diagnosticadas e tratadas pelo Hemoam. A maioria dos pacientes é de Manaus e 30% do interior do Amazonas, além de crianças que vem do Pará, Porto Velho/ROe Boa Vista/RR. O Amazonas tem o maior numero de casos de leucemia por base populacional do Brasil e estamos fazendo um levantamento para que um estudo possa revelar os motivos que estimulam a doença, se um pesticidas ou a contaminação da água através de uso de agrotóxicos pode colaborar para isso. Porém, ainda não temos nada concretizado, estamos em fase de estudo”, disse a doutora.

Nota do Blog do Teófilo: O Instituto ALGUEM foi criado por Soraya Wallace e Carolina Varela Coelho, após perderem suas filhas crianças para o câncer. Giulia faleceu com 1 ano e 8 meses e Ana Luiza dias antes de completar 8 anos, ambas em São Paulo/SP, onde foram buscar tratamento especializado. Giulia se tratou no Hospital do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), no bairro de Vila Mariana e Ana Luiza fez seu tratamento no Hospital A. C. Camargo (Hospital do Câncer), no bairro da Liberdade.

A sigla ALGUEM significa Ana Luiza e Giulia Unidas Em Missão

Comentários