[COPA VERDE 2016] - Águia/PA vence Fast Clube/AM na Arena Vivaldo Lima

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF
www.futebolamazonas.com.br

Manaus/AM - O Fast Clube/AM acabou derrotado pelo Águia/PA, no jogo de abertura da Copa Verde 2016, disputado na tarde deste sábado, na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM, válido pela Fase Preliminar. Bernardo, aos 9 minutos do primeiro tempo, marcou o único gol da partida. O Jogo de Volta será no próximo dia 17 de fevereiro, às 20h30 (de Manaus/AM), no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá/PA. O vencedor do confronto enfrentará o Paysandu/PA na Primeira Fase da Competição.

Com um esquema tático diferente da Copa São Paulo de Júnior, o Fast Clube/AM optou por uma formação ofensiva. Se em Taboão da Serra/SP o time jogou no 4-5-1 com três volantes e Jackie Chan fazendo as vezes de atacante, na partida deste sábado, com a volta de Róbson, o Tricolor de Aço se apresentou num 4-4-2, com Geraldo fixo entre os zagueiros e Jackie Chan buscando as jogadas pela ponta.

Bastou 40 segundos de bola rolando para o Fast Clube/AM chegar com perigo. Sérgio Duarte Júnior acionou Jackie Chan que bateu prensado e no rebote Geraldo encheu o pé, mas por cima do gol. Com cinco minutos, Werley roubou no meio de Edinaldo e rolou para Jackie Chan bater fraco e no meio do gol, para defesa de Bruno Colaço. Dois minutos depois, em boa jogada entre Jackie Chan e Werley, Geraldo recebeu mas estava adiantado, impedido, invalidando o lance.

No primeiro ataque do Águia/PA, entretanto, a defesa falhou na marcação e ficou assistindo Valdanez cruzar da esquerda e Bernardo, completamente livre, tocar para o fundo das redes, abrindo o placar aos 9 minutos, naquele que mais tarde se revelaria o único gol da partida, garantindo a vitória do time paraense em solo amazonense. Passados três minutos por pouco o Águia/PA não ampliou, em nova falha de posicionamento defensivo, com Valdanez cruzando agora da direita e Bernardo cabeceando á esquerda de Bruno Saul, com muito perigo e com o volante mais uma vez completamente livre, sem qualquer marcação.

A partir dos 18 minutos, o Fast Clube/AM recuperou o ímpeto inicial e passou a dominar a partida. Jackie Chan recebeu dentro da área pela esquerda, deu um drible desconcertante em Rodrigão e bateu forte, para espetacular defesa de Bruno Colaço, que espalmou para a entrada da área, onde a defensiva marabaense terminou de aliviar o perigo. Geraldo tentou ligação com Werley, aos 20 minutos, mas o meia fastiano estava impedido. Dois minutos de parada técnica foram concedidos, dos 22 aos 24 minutos, em razão do forte calor.

Aos 28 minutos Sérgio Duarte Júnior cobrou falta na área e Charles se apoiou nos ombros de Guigui, impedindo a tentativa do zagueiro de cabecear a bola, mas o árbitro tocantinense Alisson Sidnei Furtado, de frente para a jogada, considerou o lance normal e mandou o jogo seguir. Quatro minutos depois Eli lançou da defesa para Werley que dominou, avançou e arriscou, com a bola passando tirando tinta do travessão. Aos 33 minutos, Werley é lançado pela direita, dribla Bernardo e avança ganhando a área, mas perde o ângulo da batida, recomeçando com Ricardo, que rola para Eli cruzar com a defesa do Águia/PA cortando o perigo.

Em boa descida de Jackie Chan, aos 35 minutos, da esquerda para o meio, se livra de dois marcadores e toca para Geraldo, que não consegue o domínio. O Águia/PA só voltou a atacar aos 37 minutos, quando Flamel recebeu em boas condições dentro da área mas adiantou um pouquinho a bola, permitindo que Thiago chegasse no desarme, com classe, saindo jogando limpo. Geraldo foi novamente acionado aos 41 minutos, limpando o lance sobre seu marcador dentro da área mas batendo muito mal, para fora, longe do gol.

Flamel tentou o passe para Joãozinho, aos 42 minutos, mas Bruno Saul, atento, se antecipou e fez a defesa. No lance seguinte, Geraldo recebeu novamente dentro da área, driblou mais uma vez seu adversário, mas bateu prensado, ganhando escanteio. Ainda aos 43 minutos, Ricardo é lançado na direita, entra na área e cruza rasante, mas a bola passa por Werley e Geraldo. Róbson cobrou falta na área, aos 45 minutos, mas houve falta de ataque no lance. Bruno Saul fez seu primeiro milagre na partida aos 47 minutos, quando Flamel avançou pela esquerda e cruzou para trás, encontrando Edinaldo dentro da pequena área, que bateu forte, com o paredão fastiano espalmando para escanteio, livrando o time de tomar o segundo gol.

Para o segundo tempo, cada time veio com uma alteração. No Águia/PA saiu Charles e entrou Erick. No Fast Clube/AM saiu Róbson e entrou Pelezinho, que se posicionou como um ponta direita, com o Tricolor de Aço passando a jogar no antigo e tradicional 4-3-3. Na primeira jogada de Pelezinho ele desceu em velocidade e cruzou, com Rodrigão cortando o perigo para escanteio. No lance seguinte Jackie Chan aplica uma caneta em Edinaldo, é seguro, leva vantagem e parte em direção ao gol, mas o árbitro tocantinense erra ao marcar a falta vencida, deixando de observar a vantagem e beneficiando o infrator.
O goleiro Bruno Colaço evitou o empate aos 6 minutos, quando Jackie Chan recebeu dentrou da área, girou e bateu forte, com o goleiro defendendo com os pés, em intervenção milagrosa. Bruno Saul devolveu o milagre, três minutos depois, quando Valdanez recebeu na frente, bem adiantado, e bateu à queima roupa, para espetacular defesa do goleiro fastiano. Matheus Iton cobrou escanteio pelo lado direito aos 15 minutos e Geraldo cabeceou com estilo, com a bola passando tirando tinta do pé da trave direita de Bruno Colaço.

A resposta do Águia foi imediata e Erick arriscou da intermediária, acertando o travessão de Bruno Saul. Ricardo deu lugar a Lucas Castro aos 19 minutos, com o Fast Clube/AM voltando a atuar no 4-4-2, com o recuo de Pelezinho para a lateral-direita. No mesmo minuto Jackie Chan pegou uma sobra na entrada da área e bateu no meio do gol, para defesa de Bruno Colaço.

Erick foi parado com falta quando arrancava em direção ao gol, aos 20 minutos, com Thiago, o autor da falta, levando cartão amarelo. Na cobrança, Sérgio Duarte Júnior tirou de cabeça, para a entrada da área, onde Valdenez dominou e bateu com perigo, á direita de Bruno Saul, riscando a trave. A segunda alteração do Águia/PA foi a saída de Valdanez para a entrada de Héliton, contratado na antevéspera do jogo, junto ao Paysandu/PA.

Aos 28 minutos, Jackie Chan ajeita com a mão numa disputa área em contra-ataque, sem que o árbitro visse. Geraldo já ia sair na cara do gol quando o assistente 2, Natal da Silva Ramos Júnior corrigiu o erro do central, apontando a irregularidade no lance. Pressionado na saída de bola por Geraldo, o goleiro Bruno Colaço foi obrigado a dar um chutão sem direção, pela lateral, aos 30 minutos. Lucas Castro, que havia entrado há pouco na partida, se machucou e foi substituído por Lucas Bueno.

Em seguida, Werley foi desarmado no meio de campo por Flamel, que avançou e tocou para Héliton, desarmado na bola por Guiguiu, apesar do choque, onde o zagueiro fastiano levou pior, se contundindo seriamente no lance. Com as substituições já realizadas, o Fast Clube/AM passou a jogar com 10 atletas, com Sérgio Duarte Júnior passando a compor a zaga ao lado de Thiago. Flamel deu lugar a Kaique aos 38 minutos.

Geraldo recebe de Warley e sofre falta na entrada da área, aos 37 minutos. Na cobrança, Jackie Chan acerta de raspão na barreira e mesmo assim a bola passa tirando tinta da trave esquerda de Bruno Colaço, saindo em escanteio. No rebote, Eli pega de primeira, mas por cima, assustando. Aos 42 minutos, Eli e Pelezinho tabelam pela direita e ganham mais um escanteio.

O Fast Clube/AM buscou ainda mais o gol de empate nos cinco minutos de acréscimos. Aos 47 minutos Lucas Bueno arriscou de fora da área, com perigo, à esquerda. No último lance da partida Léo Carioca percebeu Bruno Saul adiantado e tentou da intermediária, com perigo.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 0-1 Águia/PA
Copa Verde 2016 - Fase Preliminar
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM, às 16 horas (de Manaus/AM).
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado/TO
Assistente 1: Fernando Gomes da Silva/TO
Assistente 2: Natal da Silva Ramos Júnior/TO
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assessor: Vladimir Pessoa Bastos/AN
Renda: R$ 6,920,00
Público pagante: 692 (1.128 presentes)
Cartões amarelos: Mael 2, Léo Carioca 27 minutos do primeiro tempo. Jackie Chan 4, Thiago 20 e Léo Rosa 36 minutos do segundo tempo.
Gol: Bernando 9 minutos do primeiro tempo.

Fast Clube/AM: Bruno Saul; Ricardo (Lucas Castro 19/2°, depois Lucas Bueno 31/2°), Guigui, Thiago e Matheus Iton; Sérgio Duarte Júnior, Eli, Róbson (Pelezinho, no intervalo) e Werley; Geraldo e Jackie Chan. Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Guanair Júnior, Niashe, Pelezinho, China, Lucas Castro, Lucas Bueno e Lê.

Águia/PA: Bruno Colaço; Léo Rosa, Charles (Erick, no intervalo), Rodrigão e Edinaldo; Bernardo, Léo Carioca, Mael e Flamel (Kaique 38/2°); Joãozinho e Valdanez (Héliton 25/2°). Treinador: João Galvão.
Suplentes: Marcelo, Marquinhos, Analdo, Erick, Kaique, Heliton e Tiago.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários