[FUTEBOL DE MESA] - Sábado e domingo de competição em grupo no Estádio Carlos Zamith

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Os botonistas vão invadir o Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith neste sábado (05/03) e domingo (06/03), a partir das 8 horas, com o Campeonato Amazonense de Futebol de Mesa por Equipes. Organizado pela Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM), o evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A primeira de cinco etapas vai contar com cinco equipes, sendo elas: Budweiser, Banca Forte FutMesa, Jocamar Rio Negro, Penarol-Itacoatiara e Vermes. Cada equipe contará com seis atletas, que terão dez partidas pela frente, com sistema de disputa de todos contra todos. A equipe com o maior número de pontos levará o título da competição, marcada para dezembro.

Dentre os participantes da competição está seu Pedro Hermógenes, de 79 anos (foto abaixo). O botonista da equipe Jocamar Rio Negro é a prova de que a paixão pelo Futebol de Mesa não tem idade. Ele afirma que encontrou neste esporte uma terapia, e relembra os tempos de garoto, quando a modalidade ainda era conhecida como celotex (devido um material usado na época para as confecções das mesas que levava este nome e era importado de Chicago).
“Fiz uma cirurgia e não posso praticar esporte que faça muita força, então pratico o Futebol de Mesa. Quando criança, dividíamos o caroço de tucumã em duas partes, aí dava dois botões, mas não tinha lugar pra jogar. Assim, a gente jogava em assoalho de madeira, fazia com giz a dimensão do campo e as traves eram de madeira”, destacou o veterano jogador, que descobriu a modalidade através de uma matéria no jornal.

“Eu vi no jornal que tinha essa associação, fui ao Amadeu Teixeira, e disse que queria participar, desde então não parei mais”, brincou. Vascaíno de coração, o apaixonado pelo Futmesa relata que atualmente tem 11 times, e possui uma mesa em sua casa. "Comprei uma mesa e comecei a comprar botão, solicitei do Rio de Janeiro e agora tenho uma verdadeira coleção”, finalizou.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários