[COPA VERDE 2016] - Em jogo marcado por polêmicas, Nacional/AM é eliminado da Copa Verde

Do Site Oficial do Nacional/AM
http://www.nacionalfc.com.br
Foto: Akira Onuma

Belém/PA - Em um jogo equilibrado, mas marcado por lances polêmicos, o Nacional/AM não conseguiu a classificação para às Semifinais da Copa Verde, após enfrentar o Clube do Remo/PA, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém/PA. O único gol da partida saiu no primeiro tempo, depois de um cruzamento para área do lateral Levy, o goleiro Roberto Gomes saiu de soco, o meia Eduardo Ramos contou com a sorte de a bola bater no seu corpo e morrer no fundo do gol.

Nos primeiros minutos da partida, o Leão do Amazonas tomou iniciativa e buscava jogadas pelas laterais, enquanto o Clube do Remo/PA esperava no campo de defesa e saía nos contra-ataques. A primeira boa jogada só saiu aos 15 minutos, quando Welthon carregou pela esquerda da zaga do Nacional/AM, passou pelo marcador e chutou com perigo no canto esquerdo do goleiro Roberto Gomes. O time azulino respondeu logo em seguida, aos 18 minutos, quando Radar recebeu de Álvaro e arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Fernando Henrique a espalmar para escanteio. Aos 22 minutos Max Willian fez grande jogada de efeito no meio campo, quando meteu um lençol no lateral Levy, do Remo.

Nacional/AM e Clube do Remo/pa trocavam muitos passes no meio campo, mas não criavam situações de gols. O Nacional/AM demonstrava mais compactação na marcação: o volante Cal fazia uma marcação individual no 10 adversário, Eduardo Ramos; Sandrinho e Max Willian ajudavam nas descidas dos laterais do Clube do Remo/PA, preenchendo todo o meio campo e deixando o jogo com características bem truncadas.

Aos 26 minutos, o Nacional/AM voltou a assustar depois de uma cobrança de escanteio de Osvaldir e a cabeçada do zagueiro Fabiano passando a direita do gol. Na primeira chance clara de gol, Welthon fez bela assistência para Eduardo Ramos, que de frente para Roberto Gomes, chutou em cima do goleiro azulino, perdendo a oportunidade de abrir o placar no Mangueirão.

Depois do gol perdido, as duas equipes passaram a se lançar mais ao ataque. Aos 32 minutos jogadores do Clube do Remo/PA pediram pênalti depois da bola resvalar no braço do volante Cal dentro da área, mas o árbitro da partida mandou o jogo seguir. Pouco tempo depois, aos 41 minutos, Levy escapou pela direita, cruzou para dentro da área, o goleiro Roberto Gomes saiu de soco, mas a bola bateu no meia Eduardo Ramos e parou no fundo da rede. Gol do Clube do Remo/PA, 1-0.

Logo em seguida, foi a vez do Nacional/AM ficar na bronca com a arbitragem. O assistente viu impedimento no inicio do lance, quando, Osvaldir dividiu a bola com o volante Yuri. A jogada terminou em gol do atacante Thiago Verçosa, depois de bola cruzada pelo lateral esquerdo, Radar, mas o árbitro da partida acatou o pedido do assistente e anulou o gol (legítimo) do Nacional/AM. O primeiro tempo encerrou com muita bronca dos jogadores e Comissão Técnica do Leão da Vila Municipal.

As duas equipes começaram o segundo tempo com o mesmo equilíbrio apresentado na etapa inicial, com leve superioridade nacionalina, que corria atrás do resultado, já que precisava de um gol para levar a partida para os pênaltis. Aos 3 minutos, o atacante Luis Carlos se aproveitou de um descuido da zaga do time amazonense, mas chutou para longe do gol de Roberto Gomes.

O Nacional/AM achava os melhores espaços atacando pelo lado direito, quase sempre com as subidas do versátil lateral Osvaldir. O Clube do Remo/PA era perigoso nos contra-ataques que, diversas vezes, eram puxados pelo lado do campo com Welthon e pelo meio com Eduardo Ramos.

O treinador Heriberto da Cunha colocou Hugo no lugar de Sandrinho, Rafael Silva no lugar de Osmar e Tressor no lugar de Max William. Nos melhores lances do Leão da Vila Municipal no segundo tempo, aos 26 minutos, Osvaldir recebeu bola dentro da área, chutou cruzado e a bola passou na frente do gol do Clube do Remo/PA, mas nenhum jogador chegou para concluir para a rede. Aos 34 minutos o Nacional/AM teve uma chance incrível, quando Rafael Silva de frente para gol, chutou a bola por cima da meta do Fernando Henrique. E aos 48 minutos, no apagar das luzes, Thiago Verçosa teve a bola do jogo, mas o goleiro Fernando Henrique fez grande defesa e garantiu o Clube do Remo/PA nas Semifinais da competição regional.

Esse foi o terceiro jogo das duas equipes na temporada 2016. Nos dois confrontos anteriores realizados no Amazonas, Nacional/AM e Clube do Remo/PA empataram na disputa da taça Leão Forte da Amazônia e no primeiro jogo da Segunda Fase da Copa Verde.

Ficha Técnica:
Clube do Remo/PA 1-0 Nacional/AM
Copa Verde 2016 - Segunda Fase - Jogo de Volta
Quarta-feira, 6 de abril de 2016, às 18h00 (de Manaus/AM)
Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém/PA
Árbitro: Wagner Reway/MT
Assistente 1: Marcos dos Santos Brito/MS
Assistente 2: Ruy César Lavareda Ferreira/MS
4º Árbitro: Djonataltan Costa de Araújo/PA
Assessor: Olivaldo da Silva Moraes/PA
Delegado Local: Raimundo Nonato de Araújo/PA
Renda: R$ 71.139,00
Público presente: 7.795
Cartões amarelos: Ciro 28 minutos do primeiro tempo. Luiz Carlos 2 e Fabiano 41 minutos do segundo tempo.
Exclusão: Ramon Guimarães (auxiliar técnico do Nacional/AM) no intervalo.
Gol: Eduardo Ramos 41 minutos do primeiro tempo.
Clube do Remo/PA: Fernando Henrique; Levy, Ítalo, Henrique e Murilo (Joãozinho 18/2º); Yuri, Chicão e Eduardo Ramos; Ciro, Luiz Carlos (Michel 22/2º) e Welthon (Silvio 31/2º). Treinador: Marcelo Veiga.
Suplentes: Douglas, Joãozinho, João Victor, Michel, Edicléber, Alisson e Sílvio.
Nacional/AM: Roberto Gomes; Osvaldir, Fabiano, Roberto Dias e Radar; Cal, Osmar (Hugo 18/2º), Sandrinho (Rafael Silva 12/2º), Max William (Tressor Moreno 26/2º) e Álvaro; Tiago Verçosa. Treinador: Heriberto da Cunha.
Suplentes: Thiago Régis, Édson Rocha, Nêgo, Hércules, Rafael Silva, Tressor Moreno e Hugo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários