[JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE] - Amazonas encerra participação conquistando 16 Medalhas no Juvenil e 14 no Infantil

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - O maior evento esportivo estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), encerrou sábado (19/11), em João Pessoa/PB, após dez dias de competições. Durante quase essas duas semanas, os estudantes-atletas do Amazonas conquistaram um total de 14 medalhas pela etapa Juvenil, de 15 a 17 anos, tanto pelas modalidades coletivas quanto individuais. Atletismo, Judô, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Natação, Futsal, Vôlei e Basquete foram os esportes que subiram ao Pódio. A delegação local recebeu apoio do Governo do Amazonas, através através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Ao todo, foram seis Medalhas de Ouro, três de Prata e cinco de Bronze. Nesta última etapa, pela disputa das modalidades coletivas, a terrinha baré conquistou a segunda colocação com o Futsal Feminino (Escola Estadual José Mota, de Manacapuru/AM), que viu o placar de 6-0 consagrar o Paraná; com o Vôlei Feminino (Colégio La Salle, Manaus/AM), que disputou o Ouro com o Mato Grosso e ficou com a Prata após 3 sets a 2 para o adversário; e com o Basquete Masculino (Adalberto Valle, Manaus/AM), que deu adeus a primeira colocação depois de Rondônia marcar 62-60.

Com o resultado das modalidades coletivas, o Amazonas comemora o acesso do Futsal Feminino a Primeira Divisão do JEJ, algo inédito para o Estado, e a Segunda Divisão para o Vôlei Feminino e Basquete Masculino. “É gratificante poder representar o nosso Amazonas e ser destaque numa competição nacional tão importante, pois foi a primeira vez que uma equipe do nosso Estado conseguiu a classificação, ganhou um título e subiu de divisão. A equipe de Manacapuru/AM é treinada por Fredson Leite e eu tive o prazer de acompanhá-las e elas foram guerreiras. Estamos muito felizes”, destacou o responsável pelo time no JEJ, professor Magela.

Para o técnico da equipe de Vôlei do La Salle, Alexandre Chaves, a conquista inédita da segunda colocação possibilita mais visibilidade ao time, como proporciona também mais experiência às jogadoras. A campanha do time amazonense iniciou com vitória sob a Bahia, por 2-0, depois enfrentaram o Espirito Santo e venceram também por 2-0. Na Semifinal, as amazonenses passaram pelo Maranhão por 3-0 e perderam a final para o Mato Grosso por 2-3.

“A gente subiu de Divisão escolar, estávamos na Terceira e agora acessamos a Segunda, e o La Salle já havia sido campeão da Segunda Divisão pela categoria Infantil, 12 a 14, mas nunca pela Juvenil. Ou seja, essa foi uma conquista inédita e importante, pois isso aumenta nosso intercâmbio com equipes mais fortes e esse processo de participar de competições nacionais faz com que o vôlei escolar cresça e, consequentemente, possibilita regularidade técnica e competitiva”, destacou Chaves.

O Amazonas se destacou na fase individual dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e conquistou 11 Medalhas. Essa etapa encerrou dia 14 de novembro. De acordo com o oficial responsável pela delegação amazonense na Paraíba, Joel Soldera, os alunos-atletas estão no caminho certo e os resultados merecem comemoração. “Essa quantidade de Medalhas, tanto da individual quanto da coletiva, refletem bem o trabalho que tem sido feito, principalmente o trabalho da Luta Olímpica. O Futsal também nos surpreendeu e estamos muito felizes. Se essa semente continuar a ser plantada e regada, como está sendo feita, ano que vem iremos mais forte e depois mais ainda”, analisou.

CONFIRA AS CONQUISTAS NAS MODALIDADES INDIVIDUAIS
OURO
Amanda Cruz (Atletismo/Lançamento de Dardo)
Maria Taba (Judô)
Diana Alves, Greyce Kelly, Felipe Araujo (Luta Olímpica)
Paulo Artur, Lauro Bezerra e Sabrina Gama (Luta Olímpica/Por Equipe)

BRONZE
Jade Campos e Brenda Macena (Tênis de Mesa Individual/Por Equipe)
Paulo Artur (Luta Olímpica)
Stephany Rodrigues (Natação)
Iavan Fonseca, Wandreson Souza, Filipe Filho, Davi Oliveira, Jhonatan Ribeiro, João Moura, Marcelo Campbell e Francisco Lima (Judô/Por Equipe).

NO INFANTIL
Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) são divididos por faixa etária. A fase Infantil aconteceu em setembro e a Juvenil no presente mês. Para a primeira fase, de 12 a 14 anos, a delegação amazonense era formada por 163 estudantes-atletas, e a categoria de 15 a 17 anos contou com 142. Todos contaram com o apoio do Governo do Amazonas para a competição nacional.

Somando a conquista do JEJ nas duas categorias, o Amazonas faturou em 2016 um total de 30 medalhas, registrando uma das suas participações mais expressivas. A meta, agora, é fazer de 2017 um ano de mais conquistas. “Entendemos que a base é o desfecho do alto rendimento e nosso trabalho vai ser incentivar ainda mais esses atletas para a temporada do ano que vem. O Amazonas foi muito bem este ano, conseguimos levar um numero considerável de atletas, e todos eles deram muito orgulho ao nosso Estado. O trabalho, no entanto, não se resume ao JEJ e, por isso, vamos incentivar mais competições locais para disseminar a experiência entre esses jovens”, afirmou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

Quadro de medalhas – Infantil
Badminton
OURO - Vitor Nascimento/Individual
PRATA - Barbara Rodrigues de Sousa/Individual
PRATA - Kailane Leticia e Samara dos Santos/Dupla Feminino
BRONZE – Vitor Nascimento e Barbara Rodrigues/Dupla Mista
BRONZE - Lucas Emanuel/Individual
BRONZE - Victor Nascimento e Lucas Emanuel/Dupla Masculina
BRONZE - Rebeca Vitória/Individual

Judô
OURO - Samanta Santos
BRONZE - Heloysa Oliveira

Luta Olímpica
OURO - Layane Miranda
OURO - Helisson Bresson
PRATA - Ryan Souza
PRATA - Por equipes (Layane, Helisson, Ryan Souza, Lucas Guimarães, Ana Karolina)

Futsal Feminino
OURO - CMPM IV Áurea Pinheiro Braga, da Zona Leste

Basquete Masculino
PRATA - Basquete masculino do La Salle

Handebol Masculino
BRONZE - Estadual São José Operário de Parintins/AM.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários