[JIU-JÍTSU] - Copa Cosmo Dias abre a Temporada 2017

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - A temporada de disputas da Arte Suave no Amazonas inicia neste domingo (15/01), quando acontece a 2ª Edição da Copa Cosmo Dias de Jiu-Jítsu. O evento, que faz homenagem a um dos mestres mais respeitados do Amazonas, será na Arena Amadeu Teixeira (rua Loris Cordovil), a partir das 9 horas, e deve reunir cerca de 800 atletas. O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A Copa envolve desde da categoria Mirim até Sênior e todas as graduações serão contempladas.

De acordo com a organizadora da Copa e filha do homenageado, Karina Dias, atletas de peso já estão confirmados. “Equipes fortes vão participar da Copa, como do mestre Nabil, do Orley, da Monteiro, entre outros. Haverá premiação por Academia, e a primeira colocação ganha mil reais, a segunda quinhentos reais e a terceira trezentos reais. As categorias individuais serão premiadas com Medalhas”, destacou a Faixa Preta.

O mestre Cosmo Dias iniciou na Arte Suave aos 18 anos de idade. Hoje, aos 55, ele é Faixa Coral pela CBJJ e soma 37 anos de carreira. É considerado uma lenda viva do esporte e neste tempo já perdeu as contas de quantos Faixas Preta formou, mas guarda com carinho ao menos dois, seus filhos Kiki e Karina.

“Fui o primeiro aluno do mestre Nonato Machado Faixa Preta, o qual tenho um carinho e respeito muito grande. Acredito que durante todo este tempo de história no Jiu-Jítsu, o mais difícil é se manter, ou seja, treinar, lutar e evoluir. Porém, nada para mim é sacrifício, gosto do esporte e durante todos esses anos realizei sonhos formando atletas, conquistando títulos, ministrando projetos sociais, ajudando pessoas através do esporte e me reciclando como atleta”, disse Cosmo.

Apesar de tantas conquistas, o Faixa Coral não para de sonhar, e pretende conquistar em breve o Instituto Cosmo Dias e poder atuar por uma outra paixão: a luta olímpica. “Ainda tenho muitos sonhos voltados para o esporte, e o Instituto será uma grande realização, onde pretendo mudar a vida de muitas pessoas através da luta. Além disso, conheci a Luta Olímpica e dela quero ser técnico e árbitro. Por isso, estou treinando e estudando muito”, contou.

Sobre ser homenageado através de uma competição, o Faixa Coral é só emoção. “Fico muito feliz, honrado, pois a maioria das pessoas só recebe uma homenagem dessas depois que já se foi, e o bom é poder vivenciar isso. Tenho certeza que vai ser um ótimo evento e isso é um verdadeiro presente para mim”, concluiu.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários