[TORNEIO INÍCIO 2017] - Fast Clube/AM supera Rio Negro/AM na Decisão e abre Temporada com título

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - O Torneio Início do Futebol Amazonense voltou. Disputado pela última vez em 2008, quando o Holanda/AM foi Campeão, superando o Sul América/AM por 1-0, no Vivaldo Lima antigo, a festa de apresentação dos times amazonenses voltou, com a participação de oito clubes que vão protagonizar, a partir do próximo dia 14, as emoções do Campeonato Amazonense 2017. E voltou homenageando Leão Braúna, Presidente do Holanda/AM, falecido subitamente no último dia 27 de fevereiro. E também, no dia do aniversário da Arena Vivaldo Lima, inaugurada em 9 de março de 2014.

Atual Campeão Amazonense, o Fast Clube/AM foi o grande vencedor da Edição 2017, ao vencer o Rio Negro/AM, na disputa por penalidades, após empate em 0-0 na Decisão do Torneio Início. Foi o segundo título consecutivo do clube na Arena Vivaldo Lima. Para o treinador João Carlos Cavalo, embora a competição não tenha caráter oficial, é uma importante conquista, para dar moral ao elenco, que está na disputa da Copa Verde e às vésperas da estreia no Campeonato Amazonense 2017 - a abertura, em jogo isolado, é na próxima terça-feira (14/03), contra o Penarol/AM, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith.

Foi a sexta vez que o Fast Clube/AM conquistou o Torneio Início, tornando-se o terceiro maior vencedor da competição. As anteriores foram em 1957, 1972, 1985, 1994 e 2006. O Nacional/AM, com 15 títulos, continua sendo o maior Campeão de Torneios Inícios, seguido pelo Rio Negro/AM, com 12 títulos.

O Torneio Início 2017, realizado na noite desta quinta-feira (09/03), teve a presença de 2.010 torcedores, dos quais 1.594 pagantes, que proporcionara a renda de R$ 7.970,00. De acordo com o Jornalista Eduardo Monteiro de Paula, o Dudu, Presidente da Associação dos Cronista e Locutores Esportivos do Estado do Amazonas (Aclea), deduzindo as despesas, a renda líquida será dividida entre os oito clubes participantes, que terão direito a uma quantia próxima de 700 reais, cada agremiação.

O regulamento previa tempo único de 15 minutos e, em caso de empate, decisão por cobranças de pênaltis, apenas um para cada lado, até se conhecer o vencedor do confronto, com os clubes podendo repetir o batedor quantas vezes optasse. A Decisão foi em dois tempos de 15 minutos, com cobrança de três pênaltis alternados, em caso de empate no tempo regulamentar, também com direito a repetir o batedor.

Na abertura do Torneio Início, o Fast Clube/AM venceu o Penarol/AM por 1-0, gol de Robinho. Na segunda partida, Nacional/AM e Manaus FC/AM empataram em 0-0, com o Leão da Vila Municipal vencendo nos pênaltis por 1-0. Em seguida, Holanda/AM e Princesa do Solimões/AM empataram em 0-0, com o time manacapuruense levando a melhor na disputa de pênaltis, pelo placar de 2-1. Fechando a Primeira Fase, Rio Negro/AM e São Raimundo/AM empataram em 1-1, com Leonardo abrindo o placar para o Galo da Praça da Saudade e Greg empatando para o time colinense. Nos pênaltis, o Rio Negro/AM venceu por 1-0, gol de Rodrigo Ítalo.

Pelas Semifinais, Nacional/AM e Fast Clube/AM empataram em 0-0 e nos pênaltis, Railson e Edinho Canutama converteram para o Tricolor de Aço, enquanto Jefferson fez o primeiro, mas na segunda cobrança, Naylson defendeu, dando a vitória por 2-1 ao Fast Clube/AM. O Rio Negro/AM abriu o placar contra o Princesa do Solimões/AM, em cobrança de falta de Rodrigo Ítalo, mas Marinélson, de cabeça, empatou. Nos pênaltis, Jairo começou defendendo a cobrança de Gelvane, e Rodrigo Ítalo decretou a vitória rionegrina.

A grande Decisão, em dois tempos de 15 minutos, terminou empatada em 0-0 e nos pênaltis, Rodrigo Ítalo bateu o primeiro buscando o ângulo superior esquerdo de Naylson, que se esticou todo para defender. Railson cobrou no canto esquerdo de Jairo, que pulou para o lado direito, abrindo vantagem de 1-0 para o Fast Clube/AM. Na segunda cobrança, Rodrigo Ítalo perdeu de novo, acertando o travessão, no meio do gol. Edinho Canutama converteu, acertando o canto direito de Jairo, que dessa vez foi para o lado esquerdo, garantindo a conquista para o Fast Clube/AM.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários