[TRIATHLON] - Água Crim/BR Esportes e Mundurukus vencem Mixed Relay, na Ponta Negra

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Uma prova nunca realizada no país desembarcou neste sábado (04/03), em Manaus/AM, e levou 200 atletas à Ponta Negra, que nadaram, pedalaram e correram para se destacar no Mixed Relay de Triathlon. A grande Campeã do evento foi a Água Crim/BR Esportes, que finalizou o percurso em 01h33min50seg pela categoria Oficial (dois homens e duas mulheres). A Mundurukus Runners também subiu no lugar mais alto do pódio, após cravar 01h39min58seg pela Aberto (ambos os sexos, sem quantidade específica). A competição contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Diferente do Triathlon tradicional, no Mixed Relay o atleta realiza um super-sprint, enfrentando 250 metros de Natação, 6 quilômetros de Ciclismo e 1 quilômetro e 500 metros de Corrida, sem pausas, passando a responsabilidade para o próximo companheiro de equipe. Pela Elite, a equipe Água Crim formada pelos triatletas Ícaro Melo, Thiago Aguiar, Hannah Rosa e Jéssica Santos, foram os únicos a concluir a disputa e levar o título.
"Essa prova é inovadora, nesse estilo de revezamento de Triathlon já sou experiente no individual, e para mim foi uma experiência incrível junto com minha equipe. A ideia de formar o grupo foi quando surgiu a oportunidade do campeonato e decidi escolher os mais fortes para ir comigo, garantindo agilidade na prova, pois se levássemos volta, seríamos desclassificados (capote). Acabou que somente a nossa equipe conseguiu terminar, gostei muito do resultado, e estou feliz", comentou a atleta Jéssica Santos, que soma no currículo mais de dez anos de Triathlon. Pela Aberto, a Onça Mssteam ganhou a medalha de Prata ao finalizar a prova em 01h57min00seg e o Bronze foi para a equipe de Jonathantriteam, que finalizou em 01h57min05seg.

"Foi a nossa primeira prova juntos, e gostei muito. Aproveitamos bastante a competição, realizamos com calma, que é o principal da competição para se obter um bom resultado, e demos sorte de conseguir realizar os três percursos e fazer aquilo que treinamos, e conquistar o primeiro lugar. Estou muito feliz" disse André Gondim, representante da Mundurukus.

De acordo com o Presidente da Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), Antônio Neto, o principal objetivo do evento foi alcançado: atrair novos atletas e massificar o esporte no estado. "Esse é um evento teste, tanto em Manaus/AM como no Brasil. Até hoje, provas deste tipo só existem com a chancela da ITU (International Triathlon Union), que é um órgão máximo, que faz esse tipo de evento previsto para estar nas Olimpíadas 2020. Queremos massificar essa modalidade, tentar atrair os atletas para esta prova de curta distância, pois qualquer pessoa pode concluir a prova. Todos adoraram e já estão perguntando quando será as próximas provas para poder participar", ressaltou Neto.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários