[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Em noite inspirada de Nena e Rossini, Manaus FC/AM vence Nacional/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Manaus FC/AM e Nacional/AM, jogo que abriu o Campeonato Amazonense 2018, reeditando a Decisão de 2017, teve mais uma Edição com ares de Decisão, na abertura das Quartas de Finais, na noite desta quinta-feira (22/02), na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM. E, pela terceira vez seguida, o Gavião do Norte superou seu adversário, classificando para a Semifinal, quando enfrentará o Penarol/AM, primeiro colocado do Grupo A da Fase Classificatória.

Os times vinha de resultados opostos, na última rodada da Fase Classificatória. O Manaus FC/AM perdera, de virada por 1-2, para o Princesa do Solimões/AM, perdendo, também, uma invencibilidade de 17 jogos, apesar de ter se apresentando sempre bem nos confrontos anteriores. O Nacional/AM atropelou o Fast Clube/AM por 3-0, conquistando sua primeira vitória em cinco jogos na temporada, garantindo a vaga depois de passar quase todo o Campeonato na lanterna do Grupo A.

Quando a bola rolou, logo aos três minutos, o Gavião do Norte tramou bola jogada pela esquerda, com Panda tocando para Negueba, que rolou para Rossini. Este fez o corta-luz, já se projetando par a área, com a bola chegando a Nena que tocou de primeira, deixando Rossini livre, batendo cruzado e vencendo o goleiro Marcelo Valverde, abrindo o placar.

O jogo seguia com o Manaus FC/AM levando sempre perigo pela esquerda, com a dupla Nena/Rossini inspirada e o Nacional/AM abusando das tentativas de bola parada. E foi a partir de um escanteio que o Leão da Vila Municipal chegou ao empate. Cristiano cobrou, pelo lado direito, e Zé Antônio superou seus marcadores e testou certeiro, no ângulo superior direito de Jonathan, que se esticou todo mas não conseguiu evitar o gol da igualdade, aos 19 minutos.

O time azulino se empolgou e, aos 25 minutos, Paulo Roberto foi lançado em velocidade, mas Jonathan saiu do gol a tempo de interceptar a jogada. Houve paralisação dos 28 aos 31 minutos, para tempo técnico. No retorno do jogo, perigo só aos 39 minutos, quando Deurick arriscou de fora da área, com a bola desviando na zaga nacionalina. Três minutos depois, o zagueiro do Manaus FC/AM se aventurou novamente ao ataque, perdendo boa chance, ao concluir um rebote por cima do gol.

No lance seguinte, o Manaus FC/AM ficou novamente em vantagem no marcador. Cleitinho recebeu passe açucarado dentro da área pelo lado esquerdo e cortou Kennedy, que se recuperou e ainda desviou a conclusão, com a bola sobrando para Nena, livre, ajeitar e fuzilar, mesmo com Bianor e Zé Antônio formando uma barreira em cima da linha do gol.

Arthur Bernardes trouxe William Amorim no lugar de Cristiano, na volta do intervalo. E o Nacional/AM começou explorando a velocidade de Paulo Roberto, que sofreu falta pela direita, aos 4 minutos. Na cobrança de Fininho, no minuto seguinte, Jonathan fez grande defesa. Mais um minuto e nova cobrança de falta por Fininho, agora por cima do gol.

O Manaus FC/AM respondeu com Wander, aos 7 minutos, que recebeu livre, de Cleitinho, mas mandou por cima. Seis minutos depois, Wander apareceu livre de novo, e desta vez Marcelo Valverde fez grande defesa, evitando o terceiro. Aos 16 minutos, Fininho cobrou falta na área e William Amorim cabeceou com perigo, com a bola raspando a trave.

Porém, a ducha de água fria na tentativa de reação do Nacional/AM veio no minuto seguinte, quando Rossini deixou Felipe Leite na completa saudade e cruzou à meia altura, com Nena completando de peixinho, livre de marcação, dentro da pequena área. Fácil, fácil. Aos 20 minutos, Rossini avançou deixando seus marcadores para trás, até ser desarmado por Zé Antônio.

Panda arriscou da intermediária, aos 25 minutos, assustando novamente. Para buscar reverter a desvantagem, Michel Chaves e Danilo Galvão entraram nos lugares de Fininho e Adonias, respectivamente. A primeira mudança do Manaus FC/AM colocou Thiago Amazonense em campo, na vaga de Wander. Dois minutos de hidratação foram concedidos, dos 30 aos 32 minutos. Em seguida, Willian Thuran substituiu Deurick.

O Nacional/AM esteve perto de diminuir aos 36 minutos, quando Paulo Roberto tocou para Michel Chaves que chutou forte, mas à esquerda de Jonathan. Paulo Roberto arriscou com perigo, aos 40 minutos, mas para fora. Já nos acréscimos, que foram de 6 minutos, Romarinho, que entrou no lugar de Rossini, ficou frente à frente com Marcelo Valverde, mas perdeu, carimbando a trave, aos 47 minutos. Dois minutos depois, Michel Chaves recebe lançamento e bate para defesa de Jonathan, na última emoção da partida.

Com a vitória, a terceira seguida sobre seu rival, o Manaus FC/AM avança para as Semifinais, quando vai enfrentar o Penarol/AM, neste domingo (25/02), a partir das 16 horas, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM, em Jogo Único.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 3-1 Nacional/AM
Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018, às 20 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2018
Quartas de Final - Jogo Único
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Wendell Saraiva da Silva/AM
Assistente 2: Noélia Chaves da Paixão/AM
4º Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
Estagiário: Rafael Ramos Tourinho/AM
Renda: R$ 6.980,00
Público pagante: 609 (703 presentes)
Cartões amarelos: Kennedy 2 e Negueba 23 minutos do primeiro tempo. Thiago Granja 16, Felipe Leite 21, Panda 22, William Thuran 42 e Jonathan 43 minutos do segundo tempo.
Gols: Rossini 3, Zé Antônio 19 e Nena 42 minutos do primeiro tempo. Nena 17 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Jonathan; Thiago Granja, Paulão, Deurick (Willian Thuran 34/2º) e Negueba; Panda, Amaralzinho, Cleitinho e Wander (Thiago Amazonense 29/2º); Nena e Rossini (Romarinho 42/2º). Treinador: Wladimir Araújo.
Suplentes: Milton, Vitinho, Romarinho, Rivelino, Zada, Willian Thuran, Thiaguinho, Clayton He Man, Thiago Amazonense, Marcus Vinícius e Wesley Napão.
Nacional/AM: Marcelo Valverde; Kennedy, Bianor, Zé Antônio e Felipe Leite; Júnior Baé, Adonias (Danilo Galvão 27/2º), Alexsandro e Fininho (Michel Chaves 16/2º); Cristiano (William Amorim, no intervalo) e Paulo Roberto. Treinador: Arthur Bernardes.
Suplentes: Paulo Wanzeler, Kaique, Pedro Balu, Michel Chaves, Alison, Paulo Rossínio, Delcinei, Rodrigo Ítalo, Jackie Chan, William Amorim e Danilo Galvão.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários