[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Fast Clube/AM vence Decisão do Primeiro Turno nos pênaltis

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Para encerrar o Primeiro Turno do Campeonato Amazonense, o maior público da temporada e uma partida eletrizante, apesar do placar em branco no tempo normal, o que aumentou ainda mais a emoção da Decisão. Os dois times premiaram os presentes no Estádio Floro de Mendonça, na tarde desta quarta-feira (28/02), com um jogo de muitas oportunidades, com destaques para os goleiros Labilá e Rascifran. Na disputa por pênaltis, o Fast Clube/AM levou a melhor e venceu por 5-4, após sete cobranças para cada lado e empate em 4-4 na série normal de cinco. Com o título, o Tricolor de Aço assegura presença da Decisão do Barezão 2018 e também presença na Copa do Brasil 2019 e Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão 2019, a Série D.

Com público recorde em Itacoatiara (3.386 presentes), o Fast Clube/AM tentou não se intimidar. Aos dois minutos Jamesson arriscou de longe, sem perigo. Na resposta, Branco avança em velocidade, se livra da marcação e bate cruzado, com muito perigo, assustando. O ritmo não parava e aos 6 minutos Edcléber recebe na frente mas Rascifran defende, com a zaga aliviando, no rebote, na base do chutão.

Leozinho fez boa jogada pela esquerda, aos 12 minutos, e buscou Branco no cruzamento, com Labilá defendendo. Mais um minuto de bola rolando e Rodrigo Marajó surgiu bem colocado, frente à frente com Rascifran, mas adiantado, impedido. O goleiro penarolense fez boa defesa aos 14 minutos, em conclusão de Pimenta.

Railson recebeu avançado, aos 21 minutos, mas em impedimento. O forte calor de Itacoatiara/AM mais do que nunca justificou o tempo técnico dos 25 aos 27 minutos. Pela segunda vez Leozinho barrou contra-ataque puxado por Navarro, usando do mesmo expediente, puxando-o pela camisa, no retorno da bola rolando, aos 28 minutos.

Após tabela entre Rodrigo Marajó e Pimenta, o primeiro bateu de fora da área, exigindo difícil defesa, de mão trocada, de Rascifran, aos 35 minutos. Ivanzinho arriscou com firmeza, aos 37 minutos, mas sem direção. O Penarol/AM perdeu Branco, machucado, aos 40 minutos, substituído por Marinélson.

Mal começou o segundo tempo e Paulo Morgado já foi processando a primeira alteração fastiana, com Vitinho entrando no lugar de Pimenta. Três minutos depois, Vitinho fez boa jogada pela direita e, no cruzamento, a zaga adversária afastou. Aos 12 minutos, agora pela esquerda, Vitinho achou Edcléber na pequena área, com o goleiro Rascifran operando verdadeiro milagre para salvar a cidadela penarolense.

Jhoram entrou no lugar de Rodrigo Marajó, na segunda alteração do Fast Clube/AM, aos 15 minutos, mudando todo o ataque inicial. No lance seguinte, Marinélson foi lançado em profundidade, com Labilá saindo providencialmente da meta, para abafar a tentativa. Machucado, Roberto Dinamite saiu de campo aos 19 minutos, substituído por Renê, na última alteração possível do Fast Clube/AM.

O jogo deu uma rara esfriada a partir dos 20 minutos do segundo tempo, incluída a parada técnica dos 25 aos 27 minutos. William Sarô, aos 34 minutos, cobrou falta com perigo, para defesa de Rascifran. Kitó entrou em campo, aos 41 minutos, no lugar de Charles. Mas não deu tempo de fazer muita coisa, embora pouco depois, tenha se tornado o jogador chave, decisivo na Decisão por pênaltis.

DISPUTA DE PÊNALTIS
As emoções da Decisão foram para as cobranças de pênalti. A série normal de cinco cobranças alternadas terminou empatada em 4-4. William Sarô abriu o marcador para o Fast Clube/AM e Railson empatou. Jamesson fez 2-1 e Thyago Brandão voltou a empatar. O goleiro Labilá cobrou e converteu a terceira do Tricolor de Aço enquanto Gelvane bateu para fora, à esquerda, perdendo para o Leão da Velha Serpa.

Com a vantagem, o Fast Clube/AM passou a ter o psicológico a seu favor. Na quarta cobrança, Jhoram aumentou a vantagem. Marinélson manteve acessa as chances do Penarol/AM, também convertendo.

A última cobrança da série inicial do Fast Clube/AM ficou a cargo de Júnior Canhoto, que se marcasse, daria o título do Primeiro Turno ao Fast Clube/AM. Mas Rascifran defendeu, no canto esquerdo. O banco do Penarol/AM entrou em campo e comemorou, equivocadamente, pensando que a defesa garantia o título. Precisou Ivanzinho também acertar sua cobrança, para estabelecer o empate em 4-4 e levar as emoções para cobranças alternadas, uma para cada time.

Daí o panorama mudou pois Edcléber bateu por cima, revertendo a vantagem. Leozinho ficou a missão de cobrar a primeira alternada e agora, a vantagem era penarolense. Se acertasse, título para o Penarol/AM. Porém, Leozinho também bateu por cima, jogando a Decisão para a terceira série alternada.

O zagueiro Carlinhos Rocha converteu a cobrança fastiana, no canto direito de Rascifran, que acertou o lado e quase defendeu. Kitó, o último jogador a entrar em campo no tempo normal, perdeu, batendo para fora, à esquerda de Labilá, frustrando a imensa torcida itacoatiarense. Mesmo assim, reconheceu os méritos de seus jogadores, aplaudindo-os ao final da disputa. Do outro lado, a delegação fastiana comemorava a conquista.

Ficha Técnica:
Penarol/AM 0-0 Fast Clube/AM
[Na disputa por pênaltis, Penarol/AM 4-5 Fast Clube/AM]
Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018, às 15h30min (de Itacoatiara/AM)
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Campeonato Amazonense 2018
Decisão do Primeiro Turno - Jogo Único
Fast Clube/AM, Campeão do Primeiro Turno
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
Cartões amarelos: Joel Clara 34 e Charles 34 minutos do segundo tempo. Branco (no banco de reservas) 39 minutos do segundo tempo.
Renda: R$ 25.510,00
Público pagante: 2.551 (3.386 presentes)
Penarol/AM: Rascifran; Emerson Tavares, Dyovan, Thyago Brandão e Gelvane; Ivanzinho, Jeferson, Leozinho e Railson; Branco (Marinélson 40/1º) e Charles (Kitó 41/2º). Treinador: Carlos Tozzi.
Suplentes: Dida, Pastor, Samir, Antony, Celsinho, Marlon, Léo Oliveira, Kitó e Marinélson.
Fast Clube/AM: Labilá; Jamesson, Carlinhos Rocha, Navarro e Júnior Canhoto; Joel Clara, Roberto Dinamite (Renê 19/2º), William Sarô e Edcléber; Rodrigo Marajó (Jhorman 15/2º) e Pimenta (Vitinho 6/2º). Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Requena, Thiago Felipe, Dudu, Alex Piauí, Sérgio Duarte Júnior, Renê, Emerson, Caio, Jhorman, Vitinho e Parra.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários