[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Nacional/AM vence a primeira do ano, atropelando o Fast Clube/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Era o Clássico dos opostos. O Filho, Fast Clube/AM, bem na tabela, liderando o Grupo B com seis pontos conquistados. O Pai, o Nacional/AM, na lanterna do Grupo A e ainda sem vencer em 2018 - 3 empates e uma derrota. O Nacional/AM, entretanto, respirando novos ares, com a chegada de Arthur Bernardes. E o Fast Clube/AM, desfalcado de William Sarô, estreava os reforços venezuelanos: Joel Clara e Navarro entre os titulares, Requena, Jhorman e Hermes Mata entre os reservas.

Em campo, o Nacional/AM dominou o adversário praticamente do início ao final da partida. E, logo no primeiro lance de perigo, aos 14 minutos, Labilá se esforçou para não deixar uma bola sair e acabou traindo pelo campo molhando, largando uma bola fácil nos pés de Paulo Roberto, pelo lado esquerdo da área, sendo obrigado, na sequência, a cometer o pênalti. No minuto seguinte, Fininho bateu com categoria, no ângulo superior direito, com Labilá scolhendo o outro lado.

O gol sofrido, e um cartão amarelo recebido por Alex Piauí logo aos 17 minutos de jogo, levou o treinador Paulo Morgado a queimar a primeira substituição ainda no primeiro tempo, mais precisamente aos 22 minutos, com a entrada em campo de um terceiro venezuelano: Hermes Mata. Convincente em campo, o Nacional quase ampliou aos 24 minutos, com Alexsandro penetrando livre e batendo na saída de Labilá, com a bola raspando a trave e saindo pela linha de fundo.

A parada técnica para hidratação e orientações foi aplicada dos 26 aos 28 minutos e no retorno, aos 32 minutos, Paulo Roberto em jogada pelo lado esquerdo, arriscou da entrada da área, com a bola desviando na zaga fastiana. No minuto seguinte, na disputa entre Pimenta e Zé Antônio, o árbitro Antônio Carlos Pequeno Frutuoso assinalou pênalti contra o Nacional/AM. O próprio Pimenta bateu, à meia altura, entre o meio do gol e o canto direito, com Marcelo Valverde voando certeiro e espalmando para escanteio, evitando o empate.

O goleiro nacionalino, que havia se destacado no jogo anterior, pela Copa do Brasil, contra a Ponte Preta, voltou a fazer grande intervenção aos 38 minutos, em cabeçada de Pimenta para o chão, na tentativa de tirar o goleiro da jogada, com Marcelo Valverde realizando outra bela defesa. Final do primeiro tempo, vantagem nacionalina e placar justo.

A situação não mudou muito no segundo tempo. Joel Clara levou cartão amarelo logo aos 2 minutos. Três minutos depois, Vitinho deu lugar ao quarto venezuelano na equipe do Fast Clube/AM, Jhorman. Aos 11 minutos o atacante venezuelano arriscou de fora da área e Marcelo Valverde mandou a escanteio. A última tentativa de Paulo Morgado foi efetivada no minuto seguinte, com Claudinei entrando no lugar de Pimenta.

Nem deu tempo de avaliar se a alteração surtiria efeito. Aos 13 minutos, em cobrança de falta da intermediária, o zagueiro Zé Antônio colocou por cima da barreira e no canto direito de Labilá, aumentando para 2-0 e marcando seu segundo gol no Campeonato, ambos de falta. Arthur Bernardes imediatamente sacou o meia Alexsandro, colocando o zagueiro Bianor em seu lugar, e mudando o sistema tático do Nacional/AM, passando a jogar com três zagueiros, com Zé Antônio fazendo a função de líbero, mais avançado, à frente da zaga, agora composta pelos jovens Kennedy e Bianor, ambos ex-Fast Clube/AM.

O tempo técnico do segundo tempo foi meio tardio, entre os 27 e 29 minutos. Logo no reinício, Hermes Mata teve a chance de diminuir, mas bateu por cima da meta de Marcelo Valverde. William Amorim perdeu grande chance, aos 35 minutos, depois que Paulo Roberto e Fininho tabelaram e o meia deixou o atacante em boa posição para marcar o terceiro.

Foi o último lance de Fininho, que teve uma boa atuação mas foi substituído por Michel Chaves, que fez sua estreia. E foi Michel Chaves quem tocou com maestria para a progressão diagonal de Paulo Roberto, com o atacante recebendo dentro da área, frente à frente com Labilá, batendo rasteiro na saída do goleiro fastiano e marcando o terceiro gol nacionalino, aos 40 minutos do segundo tempo.

No último minuto do tempo regulamentar, Michel Chaves fez toda a jogada e serviu a William Amorim, debaixo da trave, com a o atacante entrando para o elenco do Inacreditável FC, perdendo, de cabeça, praticamente embaixo do gol escancarado. Final de jogo, primeira vitória do Nacional/AM, deixando a lanterna do Grupo A, assumindo a terceira posição e praticamente garantindo vaga para as Quartas de Finais.

Mesmo derrotado, o Fast Clube/AM fecha a Fase Classificatória com o primeiro lugar do Grupo B assegurado, graças à derrota do Manaus FC/AM e do efeito suspensivo à decisão do Tribunal de Justiça, punitiva em três pontos, em razão de injúria racial, relatada em súmula no jogo contra o Penarol/AM, mas sem que houvesse a identificação do autor da ofensa, vindo da arquibancada, contra o Assistente Uésclei Regison Pereira dos Santos.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 0-3 Nacional/AM
Sábado, 17 de fevereiro de 2018, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2018
4ª Rodada da Fase Classificatória do Primeiro Turno
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Luiz Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Assistente 2: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães/AM
Estagiário: Márcio Contreira da Silva/AM
Renda: R$ 4.140,00
Público pagante: 382
Cartões amarelos: Alex Piauí 17 minutos do primeiro tempo. Joel Clara 2, Navarro 13 e Marcelo Valverde 15 minutos do segundo tempo.
Gols: Fininho (pênalti) 15 minutos do primeiro tempo. Zé Antônio 13 e Paulo Roberto 40 minutos do segundo tempo.
Fast Clube: Labilá; Jamesson, Carlinhos Rocha, Joel Clara e Júnior Canhoto; Alex Piauí (Hermes Mata 22/1º), Roberto Dinamite, Navarro e Edcleber; Pimenta (Claudinei 12/2º) e Vitinho (Jhorman 5/2º). Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Requena, Claudinei, Jhorman, Dudu, Thiago Felipe, Sérgio Duarte Júnior, Hermes Mata e Emerson.
Nacional: Marcelo Valverde; Pedro Balu, Kennedy, Zé Antônio e Felipe Melo; Júnior Baé, Delcinei, Alexsandro (Bianor 14/2º) e Fininho (Michel Chaves 36/2º); Paulo Roberto e Cristiano (William Amorim 19/2º). Treinador: Arthur Bernardes.
Suplentes: Paulo Wanzeler, Bianor, Caique, Michel Chaves, Alison, Rodrigo Ítalo, Paulinho, Jackie Chan, Danilo Galvão, William Amorim e Gustavo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários