[COPA DO BRASIL 2018] - Empate em casa elimina Nacional/AM, diante da Ponte Preta/SP

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Site Oficial da FAF

Manaus/AM - Uma mistura de sentimentos, de lado a lado. Estreando o treinador Arthur Bernardes, após o pedido de demissão de seu antecessor, Sinomar Naves, aceito pela Diretoria, o Nacional/AM jogou muita bola, especialmente no segundo tempo, teve a chance concreta de vencer o jogo, numa espetacular defesa do goleiro Ivan, aos 42 minutos do segundo tempo, mas ficou no empate sem gols com a Ponte Preta/SP na tarde/noite desta terça-feira (06/02), na Arena Vivaldo Lima.

Pelo Regulamento da Copa do Brasil, empate em Jogo Único classifica o visitante. Festa da Ponte Preta e sensação de vingança, pois pela Copa do Brasil 2013, o time campineiro havia sido eliminado pelo Nacional/AM, sofrendo duas derrotas, em Campinas/SP e em Manaus/AM. Pela Segunda Fase, a Ponte Preta/SP vai enfrentar a Internacional de Limeira/SP.

A primeira descida perigosa do jogo foi do Nacional/AM, com Paulo Roberto pela direita, ganhando na velocidade do seu marcador, invadindo a área e batendo cruzado, com Ivan salvando com os pés. Quutrao minutos depois, Felipe Cardoso arriscou de fora da área e Marcelo Valverde encaixou firme. Aos 11 minutos, grande jogada de ataque pela esquerda, bola de pé em pé, Paulo Roberto bateu de fora, mas precipitado, quando tinha Cristiano bem colocado, aguardando passe.

Adonias se machucou, aos 14 minutos, sendo substituído por Delcinei. Pela direita o Nacional/AM levou perigo aos 15 minutos, com Fininho tabelando com Alexsandro, que entrou na área e bateu, com a zaga tirando para escanteio. Após a cobrança de escanteio, Alexsandro deu um drible desconcertante no seu marcador, dentro da área, mas houve novo desvio a escanteio.

Orinho tabelou com Jefferson, pela esquerda, aos 28 minutos, e rolou para trás, para a chegada de Thiago Real, que bateu por cima da meta de Marcelo Valverde. Mais uma boa trama do ataque nacionalino, aos 32 minutos, com Delcinei, Alexsandro e Cristiano, que deixou Alexsandro na cara do gol, com Ivan defendendo providencialmente.

A Ponte Preta/SP cresceu em campo a partir dos 34 minutos. Orinho cruzou da esquerda e Leo Arthur cabeceou com estilo, com Marcelo Valverde se esticando todo no canto esquerdo, mandando a escanteio, fazendo a primeira de quatro incríveis defesa durante o jogo. Após a cobrança do escanteio, a segunda grande defesa, em cabeçada fulminante de Renan Fonseca, e novo mergulho milagroso de Marcelo Valverde no canto esquerdo.

O Nacional/AM só conseguiu sair do sufoco e do domínio adversário aos 44 minutos, com Paulo Roberto avançando em velocidade, mas adiantando a bola e perdendo o lance. Dois minutos depois, Marciel saiu jogando errado, no meio de campo, nos pés de Paulo Roberto, que tocou para Fininho mas este errou o último passe, buscando Cristiano.

No primeiro grande lance do segundo tempo, aos três minutos, Paulo Roberto pedalou para cima de Jeferson, aplicando-lhe uma caneta, mas foi interrompido por Renan Fonseca, que cortou para escanteio. Aos 10 minutos, depois de uma cobrança de escanteio pela esquerda, Pedro Balu pegou a sobra e bateu, fraco, com a bola sendo desviada no meio do caminho pelo zagueiro Kennedy, de costa para o gol e de cabeça, mas por cima da meta de Ivan.

Aos 13 minutos, Leo Arthur recebeu de Thiago Real e bateu de fora, frontal, para defesa de Marcelo Valverde, mandando a escanteio. Na cobrança de Silvinho, a terceira espetacular defesa de Marcelo Valverde, em cabeçada de Renan Fonseca, que o goleiro mandou a escanteio, milagrosamente. Duas alterações aos 19 minutos, uma para cada lado. Na Ponte Preta/SP saiu Leo Arthur e entrou Daniel Corrêa, enquanto no Nacional/AM Rodrigo Ítalo substituiu Cristiano.

Pedro Balu foi lançado em profundidade, aos 21 minutos, com Ivan saindo para defesa. No minuto seguinte, Orinho desceu com perigo pela esquerda e cruzou buscando Felipe Cardoso, mas Kennedy cortou em cima do lance. Marcelo Valverde operou o quarto milagre aos 24 minutos, depois de cobrança de escanteio pelo lado direito que Renan Fonseca cabeceou de novo com perigo, com o arqueiro azulino mergulhando no canto esquerdo espetacularmente e mandando a escanteio.

Após as últimas substituições permitidas, o jogo deu uma esfriada. Voltou a ter emoção somente aos 39 minutos, quando Pedro Balu desarmou uma ofensiva adversária e iniciou contra-ataque com Paulo Roberto, pela direita. No cruzamento, Jackie Chan tentou a bicicleta, furando. Na sobra, Rodrigo Ítalo ajeitou e bateu com perigo, à esquerda de Ivan.

Ivan também operou seu milagre, aos 42 minutos. Jeferson cortou errado, Rodrigo Ítalo bateu de fora, mas a bola foi desviada e amortecida no meio do caminho, com Paulo Roberto aparecendo em velocidade e tocando para intervenção providencial do goleiro ponte-pretano, sufocando o grito de gol da torcida nacionalina. No minuto seguinte, Jackie Chan dominou, virou e bateu, para defesa segura de Ivan, no canto esquerdo.

Em resposta imediata, ainda aos 43 minutos, Marciel lançou Felipe Saraiva na direita, que bateu cruzado, raspando a trave de Marcelo Valverde. O Nacional/AM ainda teve duas chances, ambas sem sucesso. Aos 44 minutos Jackie Chan recebeu livre na área, pelo lado esquerdo, e bateu, prensando, ganhando apenas escanteio. Três minutos depois, de novo pela esquerda, Jackie Chan rolou para Felipe Leite encher o pé e exigir grande defesa de Ivan, que mandou a escanteio.

Apesar da desclassificação e do quarto jogo na temporada sem vencer, o esforço dos jogadores foi reconhecido pela torcida, que aplaudiu a atuação do time, ao final da partida.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 0-0 Ponte Preta/SP
Terça-feira, 6 de fevereiro de 2018, às 17h15min (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Copa do Brasil 2018 - Primeira Fase - Jogo Único
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio/DF
Assistente 1: José Reinaldo Nascimento Júnior/DF
Assistente 2: Daniel Henrique da Silva Andrade/DF
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Analista de Campo: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Renda: R$ 38.610,00
Público presente: 2.375
Cartões amarelos: Thiago Real 20 e Delcinei 21 minutos do primeiro tempo. Jeferson 8 e Pedro Balu 34 minutos do segundo tempo.
Nacional/AM: Marcelo Valverde; Pedro Balu, Kennedy, Zé Antônio e Felipe Leite; Júnior Baé, Adonias (Delcinei 14/1º), Alexsandro (Jackie Chan 34/2º) e Fininho; Paulo Roberto e Cristiano (Rodrigo Ítalo 19/2º). Treinador: Arthur Bernardes.
Suplentes: Paulo Wanzeler, Paulo Rossínio, Fernandes, João Pedro, Rodrigo Ítalo, Delcinei, Gustavo, Ferreira, Jackie Chan, Danilo e William.
Ponte Preta/SP: Ivan; Emerson, Renan Fonseca, Luan Peres e Jeferson; Silvinho (Felipe Saraiva 23/2º), Marciel, Thiago Real, Léo Arthur (Daniel Corrêa 19/2º) e Orinho; Felipe Cardoso (Yuri 33/2º). Treinador: Eduardo Baptista.
Suplentes: Guilherme, Reynaldo, João Vitor, Gabriel Vasconcelos, Daniel Corrêa, Yuri e Felipe Saraiva.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários