[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Penarol/AM classificado e São Raimundo/AM rebaixado novamente

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Fabrício Carvalho/Assessoria do São Raimundo/AM

Manaus/AM - Era o jogo do tudo o nada para o São Raimundo/AM. Com apenas 6 pontos na Classificação Geral do Campeonato Amazonense 2018, não restava ao Tufão da Colina outra alternativa a não ser a conquista do Segundo Turno. Derrota e eliminação significava, de pronto, o rebaixamento para a Segunda Divisão Baré, o segundo consecutivo e, mais grave, no ano em que o Clube comemora seu Centenário de fundação. Com o tamanho da responsabilidade, o treinador Marquinhos Píter ousou e optou por escalar o time com três zagueiros (Ediglê, Uílton e Wellington), efetivar Guilherme na criação, barrando André e Adrianinho, abrindo espaço para os atacantes Dênis Maranhão e Marinho jogarem juntos novamente.

O Penarol/AM veio com Marinélson no lugar de Branco, machucado e, alheio à situação desesperadora do adversário, começou a partida com todo vapor, levando constante perigo à meta defendida por Matheus. Logo aos 32 minutos o goleiro colinense mandou a escanteio arremate perigoso de Jefferson. No lance seguinte, Railson lançou Marinélson pela direita que bateu para mais uma defesa de Matheus. Aos 5 minutos Uílton fez falta em Marinélson na entrada da área, com Railson cobrando na barreira e, no rebote, Charles batendo com perigo, para a terceira boa defesa de Matheus.

O São Raimundo/AM nem conseguia respirar e articular qualquer jogada. Aos 10 minutos, Railson arriscou de fora da área, acertando o travessão. O ímpeto deu uma esfriada e somente aos 22 minutos nova jogada de perigo, com Marinélson cruzando da direita e Charles cabeceando para fora. A primeira chegada do São Raimundo/AM foi com um chute de fora da área de Rafael Borges, aos 23 minutos, por cima do gol de Rascifran. Três minutos depois mais uma defesa de Matheus, em conclusão de Charles, que estava livre de marcação. Dênis Maranhão, aos 35 minutos, quase abre o placar, ao descer em velocidade pela esquerda, se livrar de seus marcadores e, frente à frente com Rascifran, bater na saída do goleiro, mas contra a trave direita.

Gelvane fez jogada pela esquerda e cruzou para Charles, de cabeça, marcar para o Penarol/AM, aos 36 minutos. Nem deu tempo de comemorar. No minuto seguinte, Endy pela direita cruzou na área e Dênis Maranhão surgiu para empatar a partida. O primeiro tempo terminou com a igualdade em 1-1, apesar da supremacia ofensiva do Penarol/AM. No intervalo, Emerson foi trocado por Kitó, para aumentar a ofensividade do time itacoatiarense. E, logo no início da etapa complementar, o São Raimundo/AM perdeu Dênis Maranhão, machucado e substituído por Adrianinho.

A pontaria do Penarol/AM não funcionou tão bem quanto no primeiro tempo, e a maioria das chances eram desperdiçadas com conclusões para fora. Aos 18 minutos Marinélson desceu pela direita e cruzou, Matheus não interceptou e Ediglê salvou antes da chegada de Charles. André substituiu Guilherme, aos 21 minutos, na segunda alteração de Marquinho Píter. Em cobrança de escanteio de Railson, aos 27 minutos, Charles tocou para Kitó, que bateu por cima do gol. Leozinho arriscou aos 43 minutos e Matheus defendeu, em dois tempos.

O árbitro assinalou 7 minutos de acréscimos para o segundo tempo, sendo que três foi da paralisação técnica para hidratação dos jogadores. Aos 47 minutos, em cobrança de falta perfeita de Railson, no ângulo superior esquerdo, o Penarol/AM marcou o segundo gol, da classificação para as Semifinais. Porém, igual o que ocorrera no primeiro tempo, o São Raimundo/AM também marcou logo depois de sofrer o gol, mas o assistente Jeová Rodrigues dos Santos assinalou impedimento no lance, gerando reclamação generalizada dos jogadores e Comissão Técnica, com invasão de campo pelo treinador Marquinho Píter e intervenção da Polícia Militar para tentar acalmar os ânimos.

No retorno, nenhuma advertência ou exclusão por cartão e mais cinco minutos de acréscimos. Mas não foi suficiente para mudar o placar da partida. O Penarol/AM volta a campo no próximo sábado (31/03) para enfrentar o Manaus FC/AM pelas Semifinais do Segundo Turno. O São Raimundo/AM sofre o segundo rebaixamento seguido, no ano do Centenário.

Ficha Técnica:
Penarol/AM 2-1 São Raimundo/AM
Sábado, 24 de março de 2018, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Campeonato Amazonense 2018
Quartas de Final - Jogo Único
Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
Assistente 1: Wendell Saraiva da Silva/AM
Assistente 2: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
4º Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia/AM
Renda: R$ 9.040,00
Público pagante: 904
Cartões amarelos: Dênis Maranhão 6, Uílton 9, Rafael Borges 19, Matheus 46 e Railson 47 minutos do segundo tempo.
Gols: Charles 36 e Dênis Maranhão 37 minutos do segundo tempo. Railson 47 minutos do segundo tempo.
Penarol/AM: Rascifran; Emerson (Kitó, no intervalo), Dyovan, Thiago Brandão e Gelvane; Ivanzinho, Jefferson, Leozinho e Railson; Charles (Kaio 38/2º) e Marinélson. Treinador: José Carlos.
Suplentes: Dida, Samir, Bruninho, Ronivaldo, Antony, Marlon, Kitó, Kaio e Jardel.
São Raimundo/AM: Matheus; Endy, Ediglê, Uílton, Wellington e Matheus Iton; Rafael Borges, Palheta e Guilherme (André 21/2º); Dênis Maranhão (Adrianinho 6/2º) e Marinho. Treinador: Marquinhos Píter.
Suplentes: Miguel, Lucas Matheus, Paulo Sérgio, Dedezinho, Adrianinho e André.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários