[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Rio Negro/AM vence São Raimundo/AM, que só escapa do rebaixamento se for Campeão do Returno

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Dois times em situações dramáticas. Ambos já classificados para as Quartas de Finais do Segundo Turno; ambos lutando contra o rebaixamento. Essa foi a tônica que antecedeu a partida entre Rio Negro/AM e São Raimundo/AM, completando a terceira rodada da Fase Classificatória pelo Grupo B, onde o Fast Clube/AM, Campeão do Primeiro Turno, já estava eliminado e o Tufão da Colina ainda tinha a esperança de tomar, do Manaus FC/AM, a condição de Líder do Grupo e, portanto, de Semifinalista direto.

A partida começou equilibrada, e a primeira boa oportunidade aconteceu somente aos 16 minutos, quando Uander cobrou falta na área e Gleisson cabeceou com perigo, mas por cima do gol. O São Raimundo/AM respondeu quatro minutos depois, em cobrança de falta de Matheus Iton sofrida por Adrianinho, que carimbou o travessão de André Regly. No minuto seguinte, em cobrança de escanteio, Ediglê cabeceou com perigo.

Outra bola no travessão de André Regly, aos 23 minutos, em forte chute da intermediária, de Macleison. O tempo técnico, dos 24 aos 27 minutos, esfriou a blitz do São Raimundo/AM e restabeleceu o equilíbrio. No retorno, após cruzamento na área, Gleisson tentou o voleio, mas sem sucesso, para fora. Cinco minutos depois, em cobrança de escanteio, Gleisson, na tentativa de auxiliar a zaga, acaba tocando com a mão na bola dentro da área, após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, em pênalti não marcado a favor do São Raimundo/AM.

Matheus Iton cobrou falta na área rionegrina, aos 39 minutos, e Endy cabeceou com perigo. Dois minutos depois, o Galo da Praça da Saudade respondeu à altura, em cobrança de falta sofrida por Marquinhos, na direita. Uander centrou na área e Gleisson subiu com estilo, cabeceando bonito, com a bola explodindo contra o travessão de Matheus. Aos 44 minutos, Gleisson é lançado em profundidade e Matheus saiu do gol, de forma providencial. Nos descontos, aos 47 minutos, Rafael Borges arriscou de fora da área, raspando o travessão.

Uma mexida no intervalo mudou todo o panorama da partida para a segunda etapa. Caíque entrou no lugar de Uander e deu outra dinâmica à partida. Logo aos dois minutos, Gleisson cruzou e Jean Carlos, frente à frente contra Matheus, perdeu a chance de abrir o placar. Aos 11 minutos, foi substituído por Gabriel. Aderbal Lana queimou a terceira e última alteração aos 14 minutos, tirando Marquinhos e colocando Brendo em seu lugar. Marinho na vaga de André, aos 18 minutos, foi a primeira mexida no São Raimundo/AM.

Yves arriscou com perigo, aos 18 minutos, com a bola desviando no meio do caminho a escanteio. A pressão do Rio Negro/AM surtiu efeito e, aos 19 minutos, Caíque fez lançamento milimétrico, entre os zagueiros, achando Gleisson livre na área. O atacante dominou, girou, e fuzilou Matheus, marcando o gol que garantiu a vitória. Aos 24 minutos o Rio Negro/AM ainda teve um gol anulado, com Gabriel recebendo de Caíque e marcando, mas em posição adiantada, de impedimento.

Ediglê, de fora da área, com força, assustou, aos 32 minutos. Personagem do segundo tempo, Caíque fez fila, entrou na área mas, com excesso de preciosismo, demorou para concluir, perdendo boa chance. Ediglê, de novo, aos 40 minutos, assustou André Regly, em forte chute de fora da área. No minutos seguinte Caíque recebe cara a cara com Matheus, mas perde a chance de ampliar o marcador. O São Raimundo/AM terminou a partida pressionando pelo empate, mas sem sucesso.

Com a derrota, o Tufão da Colina vive uma situação inusitada, no ano de seu Centenário. Na classificação geral, está rebaixado. Só escapa se for Campeão do Segundo Turno e Finalista do Campeonato. Terá pela frente as Quartas de Finais. Vencendo, avança para as Semifinais. Vencendo de novo, vai à Decisão do Segundo Turno, precisando vencer de novo para não ser rebaixado. É 8 ou 80. É tudo, ou nada.

Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 1-0 São Raimundo/AM
Sábado, 17 de março de 2018, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2018
3ª Rodada da Fase Classificatória do Segundo Turno
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Marleudo Nunes de Lima/AM
Assistente 2: Paulo Alves de Souza/AM
4º Árbitro: Edelson Brito de Souza/AM
Renda: R$ 2.130,00
Público pagante: 191
Cartões amarelos: Leandro Silva 21 e Du 31 minutos do primeiro tempo.
Gol: Gleisson 19 minutos do segundo tempo.
Rio Negro/AM: André Regly; Du, Herick, Leandro Mendes e André Luiz; Yves, Leandro Silva, Marquinhos (Brendo 14/2º) e Jean Carlos (Gabriel 11/2º); Uander (Caíque, no intervalo) e Gleisson. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Pablo, Brendo, Aldyson, Caíque, Rafael Oliveira, Gabriel e Cyro.
São Raimundo/AM: Matheus; Endy, Ediglê, Wellington e Matheus Iton; Anderson Palheta, Rafael Borges, André (Marinho 17/2º), Macleison (Guilherme 36/2º) e Adrianinho (Dedezinho 30/2º); Dênis Maranhão. Treinador: Marquinhos Píter.
Suplentes: Miguel, Guilherme, Uílton, Paulo Sérgio, Lucas Matheus, Dedezinho e Marinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários