[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Rio Negro/AM vence Nacional/AM e é Semifinalista

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Era mais uma Edição do Centenário e Tradicional Clássico Rio-Nal, que até antes de 1966, quando foi batizado com esse nome pelo Jornalista Guilherme Gadelha, era chamado e conhecido como Clássico Vovô. Historicamente, o Nacional/AM tem vantagem sobre o rival Rio Negro/AM. Mas o que se viu neste sábado (24/03) foi a vitória do Galo Carijó sobre o Leão, culminando na classificação do Rio Negro/AM para as Semifinais do Segundo Turno do Campeonato Amazonense 2018 e a consequente eliminação do Nacional/AM. A derrota aconteceu no dia seguinte ao anúncio de uma grande parceria para o futebol nacionalino, com a chegada de um grupo de investidores chineses, contrato que prevê a duração de 20 anos.

Em campo, a primeira grande chance foi do Nacional/AM, aos 7 minutos, em falha do time adversário, que Jairo Balotelli não aproveitou, da entrada da área, batendo fraco para fácil defesa de André Regly. O Rio Negro/AM teve gol anulado aos 13 minutos, quando Wagner Diniz cobrou falta na área e Uander marcou, com a equipe de arbitragem anotando impedimento no lance. Giovanni, por reclamação, recebeu o primeiro cartão amarelo da partida. Quatro minutos depois, mais um impedimento do ataque rionegrino, agora com Gleisson, em cruzamento da esquerda de André Luiz. A jogada se repetiu aos 22 minutos, com novo impedimento de Gleisson, o terceiro do Rio Negro/AM na partida.

O grito de gol ficou preso mais uma vez na garganta da torcida rionegrina aos 23 minutos, quando Yves pegou um rebote dentro da área e encheu a bomba, com endereço certo, mas Marcelo Valverde fez grande e milagrosa defesa, salvando a cidadela nacionalina. Seis minutos depois, Gleisson deixou Delcinei na saudade e exigiu, na conclusão, mais uma boa defesa do goleiro Marcelo Valverde. No minuto seguinte Giovanni fez boa jogada individual mas exagerou nos dribles, quando Gleisson aguardava o passe, bem posicionado. Felipe Leite levou o segundo cartão amarelo da partida, aos 38 minutos. Gleisson também foi amarelado, aos 41 minutos.

Ainda no primeiro tempo, Aderbal Lana fez a primeira substituição. Aos 43 minutos tirou Giovanni e colocou em campo Caíque, garoto da base, sempre decisivo nos últimos do Rio Negro/AM. Em contra-ataque nacionalino, aos 45 minutos, Jairo Balotelli erra o passe final para Paulo Roberto, livre pela direita.

O Nacional/AM começou o segundo tempo tentando se impor, chegando perigosamente duas vezes logo nos minutos iniciais. Michel Chaves cometeu falta dura em Caíque, aos 6 minutos, e foi advertido com cartão amarelo. Dois minutos depois, a segunda alteração no Rio Negro/AM, com Jean Carlos entrando no lugar de Leandro Silva. O Rio Negro/AM retomou o meio de campo e voltou a equilibrar a partida. Aos 13 minutos Wagner Diniz cobrou escanteio pela direita e o zagueiro Hercik cabeceou com perigo, assustando.

No lance seguinte, André Luiz cruzou duas vezes da esquerda e na segunda Gleisson cabeceou livre, dentro da pequena área, inapelável para Marcelo Valverde, marcando o gol que garantiu a classificação do Rio Negro/AM para as Semifinais do Segundo Turno. Sem alternativa diante da derrota que causava a eliminação, aos 20 minutos, Arthur Bernardes tirou Alexsandro e efetivou a entrada de Rodrigo Ítalo, que há muito não era aproveitado. aos 26 minutos Leandro Mendes evitou o empate nacionalino, depois que Paulo Roberto recebeu em velocidade, driblou André Regly e tocou para o gol, com o zagueiro aparecendo para salvar.

Mais uma chance foi desperdiçada aos 27 minutos, quando Jairo Balotelli ficou frente à frente com André Regly mas bateu fraco, facilitando a defesa do goleiro adversário. Foi a senha para o atacante ser substituído por Jackie Chan, outro que estava tendo poucas chances nos últimos jogos. Cansado, pois estava no sacrifício, Jean Carlos acabou substituído pelo zagueiro Brendo, aos 32 minutos. Yves parou promissor ataque nacionalino com falta, aos 37 minutos, punido com cartão amarelo.

O zagueiro artilheiro Zé Antônio, igualmente pouco utilizado nos últimos jogos, foi a última esperança de Arthur Bernardes para reverter a desvantagem, aos 43 minutos do segundo tempo, entrando no lugar de Júnior Baé. E o Nacional/AM partiu para a pressão e o abafa nos minutos finais. Paulo Roberto quase empata aos 47 minutos, em chute perigoso. Dois minutos depois, o mesmo Paulo Roberto recebeu de Wallace Gladiador e bateu forte, para grande defesa de André Regly. Não deu. Agora o Nacional/AM aguarda o início do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D, para voltar a campo. O Rio Negro/AM pega o Princesa do Solimões/AM numa das Semifinais do Segundo Turno do Campeonato Amazonense 2018.

Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 1-0 Nacional/AM
Sábado, 24 de março de 2018, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2018
Quartas de Final - Jogo Único
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Abson Pantoja de Barros/AM
Assistente 2: Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães/AM
4º Árbitro: Peterson Cavalcante de Azevedo/AM
Estagiário: Rafael Ramos Tourinho/AM
Renda: R$ 6.950,00
Público pagante: 583 (783 presentes)
Cartões amarelos: Giovanni 13, Felipe Leite 38 e Gleisson 41 minutos do primeiro tempo. Michel Chaves 6, Yves 37 e Brendo 49 minutos do segundo tempo.
Gol: Gleisson 14 minutos do segundo tempo.
Rio Negro/AM: André Regly; Wagner Diniz, Herick, Leandro Mendes e André Luiz; Yves, Du, Leandro Silva (Jean Carlos 8/2º, depois Brendo 32/2º)) e Giovanni (Caíque 43/1º); Uander e Gleisson. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Pablo, Brendo, Aldyson, Caíque, Rafael Oliveira, Gabriel, Maciel e Jean Carlos.
Nacional/AM: Marcelo Valverde; Delcinei, Kennedy, Jefferson Siqueira e Felipe Leite; Júnior Baé (Zé Antônio 43/2º), Michel Chaves e Alexsandro (Rodrigo Ítalo 20/2º); Wallace Gladiador, Jairo Balotelli (Jackie Chan 28/2º) e Paulo Roberto. Treinador: Arthur Bernardes.
Suplentes: Douglas, Paulo Rossínio, Kaíque, Zé Antônio, João Pedro, Bianor, Fininho, Jackie Chan, Rodrigo Ítalo e Almeida.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários