[CAMPEONATO AMAZONENSE 2018] - Manaus FC/AM confirma favoritismo, goleia Fast Clube/AM e conquista Bicampeonato

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Atropelando, de novo. A exemplos dos jogos eliminatórios disputados anteriormente, o Manaus FC/AM foi irresistível, de novo, e sagrou-se Bicampeão Amazonense, ao golear o Fast Clube/AM por 4-0, na tarde/noite deste sábado (07/04), na Arena Vivaldo Lima. A única diferença foi o momento da supremacia. Se contra Penarol/AM (Semifinais do Segundo Turno) e Princesa do Solimões/AM (Final do Segundo Turno), o Manaus/AM mandou praticamente do começo ao fim da partida, construindo suas vitórias sem dificuldades, na Decisão, o adversário endureceu a partida durante quase todo o primeiro tempo, quando levou o primeiro gol. No segundo tempo, veio a consolidação da vitória do título de Bicampeão.

Para surpresa de muitos, o primeiro tempo foi muito equilibrado, com marcação implacável do Fast Clube/AM sobre as principais peças ofensivas do Manaus FC/AM - Hamilton, Nena e Rossini. A obediência tática do Tricolor de Aço deixou o jogo bem truncado, com muita disputa de bola e poucos lances de emoção no primeiro tempo.

A primeira grande chance foi do Gavião do Norte, aos 12 minutos, com Cleitinho entrando sozinho na área e o goleiro Labilá fazendo grande defesa para evitar a abertura do marcador. Oito minutos depois, Edicléber sofreu falta e na cobrança, Jamesson rolou para William Saroá bater forte, mas à esquerda de Jonathan.

Hamilton teve um instante de liberdade, aos 22 minutos, recebendo livre na grande área, dominando no peito com estilo mas batendo mal, por cima do gol. A zaga do Fast Clube/AM reclamou impedimento, com Labilá sendo advertido com cartão amarelo. Dois minutos, William Saroá foi lançando, partindo de trás, livre, mas a auxiliar Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães marcou, de forma errada, impedimento do meia. Rossini tentou com perigo aos 36 minutos, assustando Labilá.

Quando tudo indicava que os dois times desceriam para os vestiários com a igualdade sem gols, Rossini pegou rebote de cruzamento parcialmente afastado por Labilá, pela direita, e cruzou para Deurick, livre de marcação, ajeita de cabeça para o meio da área, onde igualmente livre, Hamilton não teve trabalho para só encostar, de chapa, para o fundo das redes, abrindo o placar.

O Fast Clube/AM começou com maior presença ofensiva no segundo tempo, mas foi o Manaus FC/AM que quase marcou, aos 3 minutos, em cabeçada de Nena que Labilá salvou praticamente de dentro do gol. Paulo Morgado não esperou muito para fazer a primeira substituição, aos 9 minutos, colocando o veloz Vitinho na vaga de Navarro. Cinco minutos depois, Rodrigo Marajó entrou no lugar do inoperante Bruno Santa Maria.

Ofensivo, o Tricolor de Aço sofreu forte impacto no lance seguinte, quando Negueba cobrou falta na área, os defensores tricolores ficaram mais uma vez assistindo e Derlan marcou de cabeça. O jogo melhorou e muitas chances passaram a ser criadas. Labilá fez mais uma difícil defesa, aos 16 minutos, em bomba de Nena. Em resposta, Edicléber exigiu o mesmo esforço de Jonathan, aos 18 minutos.

O terceiro gol do Manaus FC/AM quase aconteceu em cabeçada de Nena, aos 26 minutos, que a zaga fastiana tirou em cima da linha. A última tentativa de Morgado em reverter a desvantagem veio após o tempo técnico, aos 33 minutos, com Pimenta entrando no lugar de Joel Clara. Labilá voltou a salvar o Fast Clube/AM aos 37 minutos, em contra-ataque que Negueba cruzou para conclusão de Nena e mais um milagre do goleiro fastiano.

Aos 39 minutos, Nena na frente da Labilá, tentou encobri-lo, displicentemente, perdendo o gol feito. Imediatamente, em ataque fastiano, William Saroá bateu forte, com Derlan salvando a cidadela de Jonathan. Quatro minutos depois foi a vez de Panda salvar, em cabeça de William Saroá. Totalmente lançado ao ataque, o Fast Clube/AM sofria contra-ataques letais.

Derlan deu um chutão para frente, aos 44 minutos, encontrando Hamilton livre. Apesar de ter sofrido falta violenta de Carlinhos Rocha, conseguiu tocar para Panda, que enfiou na área para Wander, tudo em ritmo de treino dois-toques. O meia cruzou para Romarinho, livre, dominar e fuzilar Labilá, marcando o terceiro e praticamente sacramentando o título do Bicampeonato.

Ainda havia tempo, e espaço, para mais um. Em passe errado no ataque fastiano, Igor cortou, avançou em velocidade, atravessando quase toda a extensão do campo, e tocou para Derlan que, sem firula, dominou e bateu cruzado, vencendo Labilá novamente e estabelecendo a goleada. Festa mais que merecida do jovem Manaus FC/AM, Bicampeão Amazonense 2017/2018.

Ficha Técnica:
Manaus/AM 4-0 Fast Clube/AM
Sábado, 7 de abril de 2018, às 16 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima
Campeonato Amazonense 2018
Decisão do Campeonato - Jogo Único
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Estagiário: Rafael Ramos Tourinho/AM
Renda: R$ 9.010,00
Público presente: 1.101
Cartões amarelos: Labilá 22, Roberto Dinamite 26 e Hamilton 41 minutos do primeiro tempo. Derlan 3, Wesley Napão (no banco de suplentes) 15, Júnior Canhoto 20, Rodrigo Marajó 25, Carlinhos Rocha 28, Jamesson 29, Thiaguinho (no banco de suplentes) 44 e Negueba 48 minutos do segundo tempo.
Gols: Hamilton 46 minutos do primeiro tempo. Derlan 14, Romarinho 44 e Derlan 47 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Jonathan; Igor, Derlan, Deurick e Negueba; Juninho, Panda (Maceió 45/2º), Cleitinho e Hamilton; Rossini (Romarinho 39/2º) e Nena (Wander 39/2º). Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Milton, Thiago Granja, Maceió, Zadda, Amaralzinho, Thiago Amazonense, Thiaguinho, Rafinha, Wander, Wesley Napão e Romarinho.
Fast Clube/AM: Labilá; Jamesson, Carlinhos Rocha, Navarro (Vitinho 9/2º) e Júnior Canhoto; Joel Clara (Pimenta 33/2º), Roberto Dinamite, Edcléber e William Saroá; Jhorman e Bruno Santa Maria (Rodrigo Marajó 14/2º). Treinador: Paulo Morgado.
Suplentes: Requena, Thiago Felipe, Renê, Alex Piauí, Sérgio Duarte Júnior, Dudu, Vitinho, Caio, Pimenta, Rodrigo Marajó e Hermes Mata.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários