[FUTEBOL FEMININO] - Iranduba/AM vence São José/SP em jogo de gols bonitos

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/FAF

Manaus/AM - Uma importante vitória, em uma partida de belos gols. O Iranduba/AM venceu o São José/SP por 2-1, na noite desta quarta-feira (23/05), na Arena Vivaldo Lima. Com o resultado, o time amazonense manteve-se encostado no Corinthians/SP, líder do Grupo 01, com 13 pontos, ambos ainda invictos. O São José estacionou nos quatro pontos conquistados e na sexta posição. Classificam-se quatro equipes de cada grupo para a próxima Fase, as Quartas de Finais.

O jogo demorou para pegar. Os primeiros vinte minutos foi de muita disputa de posse de bola, principalmente no meio de campo, num panorama truncado. O primeiro chute a gol só surgiu aos 21 minutos, da intermediária, desferido por Priscila, para fora. Quatro minutos depois Lulu saiu jogando errado e Tatyane salvou, nós pés de Brenda. Aos 27 minutos, a zagueira Renata Costa tabelou com Giovânia, que concluiu para boa defesa de Tatyane. O São José/SP chegou com perigo pela primeira vez aos 29 minutos, quando Lira cruzou da direita buscando Fernanda, mas Jujuba se antecipou bem ao lance, cortando de cabeça. No rebote, Michele Silva tentou, mas sem direção, à direita de Maike.

O festival de gols bonitos começou aos 38 minutos, quando Monalisa cruzou da direita, Giovânia matou no peito e, de puxeta, encobriu a goleira adversária, abrindo o marcador na Arena Vivaldo Lima. Empolgado e mais solto e à vontade, o Iranduba/AM quase chegou ao segundo gol ainda no primeiro tempo, quatro minutos depois, quando Brenda fez boa jogada individual pela esquerda, cheia de fintas e firulas, mas acabou batendo fraco, facilitando a defesa de Tayane.

O segundo tempo mal começou e a torcida foi premiada com duas obras de arte. Aos 7 minutos, Brenda fez mais uma boa jogada individual, entrando na área fazendo fila e bateu cruzado, com a bola desviando na marcadora, Sandrinha, e morrendo no fundo das redes de Tatyane. Nem deu tempo direito das amazonenses comemorarem a ampliação da vantagem e Michele Silva recebeu pela esquerda, observou o posicionamento de Maike e bateu com estilo, por cobertura, com a bola beijando o travessão e se aconchegando nas redes.

A partir daí, o jogo melhorou bastante e as chances tornaram-se sucessivas, lado a lado. Aos 15 minutos, Maike fez boa intervenção em cobrança de falta. O time local respondeu dois minutos depois, em jogada de Priscila dentro da área, desarmada na hora fatal por Lulu. Priscila, Brenda e Mayara foram substituídas no Iranduba/AM, respectivamente por Moara, Elisa Lopes e Laura, aos 17, 25 e 29 minutos. As alterações do São José/SP, porém, surtiram mais efeito: Edna e Gabrielle entraram nos lugares de Rafaela Soares e Michele Silva, aos 9 e 25 minutos.

Em cobrança de falta de Fernanda, aos 31 minutos, Maike fez extraordinária defesa, evitando o empate, espalmando a escanteio, em lance de grande beleza e plasticidade. O equilíbrio deixou de existir aos 36 minutos, numa mexida tática vital de Cleber Arildo, trocando a lateral-esquerda Lê pela meia-atacante Carlinha. Lira passou a jogar na função, trocando a lateral direita pela esquerda, Gabrielle foi recuada para a direita e Carlinha ficou com liberdade de movimentação.

O São José/SP passou a pressionar, em busca do empate e o Iranduba/AM se postou totalmente em seu campo defensivo, passando a explorar contra-ataques. Djeni quase ampliou aos 39 minutos, num rebote na entrada da área com o chute passando raspando o travessão. Na resposta imediata, Rita Bove lançou Gabrielle, pela direita, em diagonal, com Maike saindo providencialmente da meta para evitar o gol de empate.

Já nos descontos, aos 49 minutos, Rita Bove cobrou falta na área, Maike saiu em falso e no bolo de jogadoras, a cabeçada da atleta do São José/SP saiu por cima do gol, assustando. Terminada a partida, Rita Bove recebeu cartão amarelo, por reclamação contra a atuação do árbitro amazonense Antonio Carlos Pequeno Frutuoso.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 2-1 São José/SP
Quarta-feira, 23 de maio de 2018, às 20 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro A1
5ª Rodada da Primeira Fase - Grupo 01
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Eliane Nogueira dos Santos/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4º Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Analista de Campo: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Cartões amarelos: Elisa 30 minutos do segundo tempo. Rita Bove, após o término da partida.
Gols: Giovânia 38 minutos do primeiro tempo. Brenda 7 e Michele Silva 9 minutos do segundo tempo.
Iranduba/AM: Maike; Monalisa, Renata Costa, Jujuba e Letícia; Amanda, Djeni e Priscila (Moara 17/2º); Mayara (Laura 29/2º), Giovânia e Brenda (Elisa Lopes 25/2º). Treinador: Adilson Galdino.
Suplentes: Rubi, Grabias, Moara, Karen, Thaisinha, Kelen, Elisa Lopes, Laura, Sinara, Geovana e Giselinha.
São José/SP: Tatyane; Lira, Sandrinha, Lulu e Lê (Carlinha 36/2º); Franciele, Rafaela Soares (Edna 9/2º), Sâmia e Rita Bove; Michele Silva (Gabrielle 25/2º) e Fernanda. Treinador: Cleber Arildo.
Suplentes: Michelle Aparecida, Edna, Carlinha, Rafaella, Gabrielle, Mariana e Daiane.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários