[FUTEBOL FEMININO] - Gabi, ex-Porto/Portugal, é o novo reforço do Iranduba/AM

Da Assessoria do Iranduba/AM
Texto: Cíntia Valadares
Foto: Arquivo Pessoal da Atleta

Manaus/AM - A meia-campista do Braga de Portugal, Gabi Morais, é o novo reforço do Iranduba/AM para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A1. Aos 24 anos, a jogadora que passou pelo Futsal e seguiu no campo coleciona títulos nacionais e internacionais.

Com sete anos a menina, que nasceu em Fortaleza/CE, começou a jogar futebol, tudo ainda de brincadeira. A inspiração veio do pai, que jogava futebol amador e levava a pequena para os campos. Aos 16 anos, a cearense estreou no futebol profissional. De lá pra cá, ela passou por times como Kindermann/SC, Caucaia/CE, São José/SP, Centro Olímpico/SP, Corinthians/SP e Braga, em Portugal.

Gabi foi artilheira do Caucaia/CE na Copa do Brasil de Futebol Feminino em 2012. Em 2013, foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-20 onde conquistou o Sul-Americano da categoria. O último clube dela no Brasil foi o Corinthians/SP. Antes passou por São José-SP/SP.

Gabi começou no Futsal, onde aprendeu a arte do drible curto que deixa as defensoras enlouquecidas. Mas foi nos gramados de Santa Catarina que ganhou o apelido de Gabi Neymar. A meia recebeu um convite e foi jogar no Kindermann/SC, atuando tanto no Futsal quanto no futebol de campo. “A gente estava jogando Futsal, e eu correndo demais, pra um lado e pro outro e fazendo gol. Daí a gente foi jogar campo. Uma menina me chamou de Gabi Neymar e daí pegou”, explica.

A atleta é conhecida do técnico Adilson Galdino. “A primeira convocação dela na Sub-20 foi quando estávamos à frente da equipe e ela foi encontrada em uma das seletivas que fazíamos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ela me ajudou muito na conquista do Sul-Americano Sub-20”.

Na Seleção Principal, a primeira experiência dela foi aos 19 anos. Teve a oportunidade de jogar ao lado de Marta e Formiga, contra o Chile. “O técnico havia dito que tinha algo para contar para a gente, mas que só seria depois do jogo. Tudo bem, até aí. Quando acabou o jogo, eu tinha feito uma promessa de atravessar metade do campo de joelhos, caso nós tivéssemos ganhado. Como ganhamos, fui cumprir a minha promessa. Quando voltei, o técnico veio conversar com a gente. Reuniu o grupo e falou: Lembram que eu tinha uma notícia para dar para vocês? Pois é. Hoje eu estou dando uma oportunidade para uma atleta que eu acho que merece estar na Seleção Principal”, relembrou.

Em 2016 sem nunca ter ido à Europa, Gabi topou o desafio e partiu rumo a novos desafios no Braga de Portugal. Segundo a meia, a experiência foi muito importante para a carreira. “Amadureci bastante, os campeonato são bons, também são muito longos, mas o legal é que a torcida nos apoia muito. O tempo que eu passei lá foi muito importante pra mim, eu fui feliz, ganhei uma experiência muito grande lá”.

Agora a meia-campista está de volta ao Brasil e desembarcará em Manaus/AM para vestir a camisa do Iranduba/AM, time que já enfrentou na Arena Vivaldo Lima quando jogava pelo Corinthians/SP. A expectativa de Gabi é dar o melhor ao clube sempre dentro de campo. “A partir de agora é vestir a camisa do Iranduba/AM. Fico feliz de estar num time que está confiando em mim, fico feliz com essa confiança e quero que o clube fique tranquilo que eu vou dar o meu melhor”, declarou.

Segundo Galdino, Gabi tem características peculiares. “Lá atrás no São José/SP, ela atuava como segunda volante, é uma menina versátil, gosta de fazer o jogo apoiado, com as meias mais a frente, tem uma chegada muito forte ao ataque. Na Seleção Brasileira também atuou como volante, também sempre saindo para o jogo, tem tanto passe curto como passe longo”.

Para o treinador, a experiência que Gabi adquiriu na Europa vai ser de suma importância para o time amazonense. “Essa temporada fora do país deve ter aprendido muito e não tenho dúvida nenhuma que ela cresceu muito como atleta, em suas responsabilidades diárias, com comportamento com muita aplicação nas obediências táticas dentro de campo. É uma atleta que será muito bem vinda ao nosso grupo, que vai somar muito, apesar de nova com bastante experiência, acostumada com títulos e grandes jogos, então estamos felizes com a chegada dela”.

O Diretor de Futebol, Lauro Tentardini é um dos grandes responsáveis pela ida de Gabi para o futebol de campo. Na época ela jogava Futsal pela equipe do Jaraguá/SC, quando em 2012, Tentardini colocou a cearense em campo com o Kindermann/SC. “Ela pode jogar tanto de volante, como de meia-avançada e quando jogou no time catarinense chegou a atuar como atacante, é uma jogadora versátil e tem muitas características que encaixam no nosso time, no modelo de jogo que o Adilson gosta, e nós dois sempre gostamos de trabalhar com ela, vai também nos ajudar muito, além de já conhecer boa parte da nossa equipe”.

A meia desembarca em Manaus/AM no dia 3 de julho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários