[SÉRIE D 2018] - Manaus FC/AM vence Santos/AP e avança às Oitavas de Finais

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antônio Assis/FAF

Manaus/AM - Foi no sufoco. Nos acréscimos, uma bola de Jean Marabaixo carimbou o travessão do goleiro Jonathan. Apesar dos sustos, o Manaus FC/AM, Bicampeão Amazonense 2017/2018 está na Terceira Fase, as Oitavas de Finais, do Campeonato Amazonense da Quarta Divisão, a Série C 2018. A vaga veio com a vitória por 1-0 sobre o Santos/AP, na tarde/noite deste sábado (09/06), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM.

A partida começou em alta voltagem. Com menos de um minuto de bola rolando, três tentativas de finalizações. Logo na saída, dada pelo Santos/AP, Jean Marabaixo só tocou para Fabinho, que da marca da cal do meio de campo mesmo, tentou surpreender Jonathan, embora sem muita direção. Com 40 segundos, na primeira chegada do Manaus FC/AM, Panda recebeu aberto pela esquerda, mas também bateu muito mal. Na saída de bola errada, Jean Carlos, pela direita, aciona Nena, mas Dedé chega antes e corta.

Novo lance de perigo demorou um pouco mais e só voltou a ocorrer aos 11 minutos, em contra-ataque que começou com Michel, que acionou Romano pela esquerda. Este limpou Maceió, mas bateu fraco, com Jonathan defendendo. Mais dez minutos e Rossini avançou em velocidade, pela esquerda, sofrendo falta. Na cobrança de Cleitinho, jogando na área, Jean Carlos subiu livre de marcação e, de cabeça, já aos 22 minutos, marcou o gol da classificação.

O Santos/AP chegou com perigo aos 33 minutos, quando Léo Rosa cruzou da direita, Maceió vacilou e Jean Marabaixo se antecipou, mas Jonathan, esperto no lance, acompanhou a movimentação do adversário e fez arrojada defesa, precisando de atendimento médico após o choque com o atacante santista. Aos 43 minutos, em saída da bola rápida do Gavião do Norte, Cleitinho tocou para Nena, que se precipitou, saindo poucos segundos antes de receber o passe, ficando impedido e invalidando o lance.

O primeiro tempo terminou do jeito que começou: com muitas chances de gols. Aos 44 minutos, em outra jogada rápida do Manaus FC/Am, Rossini foi parado com falta providencial de Fabinho, que levou cartão amarelo. Na sequência, Panda fez grande jogada na linha de fundo, digna dos pontas antigos, entrando na área fazendo fila, cruzando forte, para trás, para a chegada de Thiago Granja que teve tempo de ajeitar e escolher o canto, mas bateu muito forte, para fora. Nos descontos, aos 47 minutos, Batata cobrou falta na área do time amazonense e Dedé desviou com perigo, com a bola saindo raspando a trave esquerda de Jonathan.

Na volta para o segundo tempo, o treinador Édson Porto trouxe duas alterações: Balão Marabá no lugar de Willian Fazendinha e Bruninho na vaga de Léo Rosa. E logo aos 2 minutos, o Santos/AP criou boa chance, com Fabinho recebendo com liberdade e arriscando da intermediária, para defesa de Jonathan. Quatro minutos depois, Jean Carlos desarmou Dedé e precisou ser contido com falta, que valou cartão amarelo ao zagueiro santista.

No minuto seguinte, o Santos/AP chegou com perigo pela esquerda, com Batata recuando para Bruninho, que cruzou com perigo, mas Jean Marabaixo chegou atrasado. O empate quase veio aos 10 minutos, com uma jogada de zagueiros: Jari ajeitou para Dedé, com Jonathan fazendo grande defesa, um verdadeiro milagre. No contra-ataque, sem que os zagueiros voltassem, Panda se enrolou ao tentar driblar Lessandro e desperdiçou boa chance do Manaus FC/AM aumentar o placar.

Panda voltou a aparecer bem no ataque aos 12 minutos, tabelando com Thiago Brito e ganhando escanteio. Na cobrança do próprio Panda, Maceió raspou de cabeça e quase marcou, com a bola tirando tinta da trave esquerda de Axel. Duas tentativas seguidas do Santos/AP, aos 14 e aos 21 minutos. Na primeira, Bruninho bateu forte, mas em cima de Jean Marabaixo, com a bola saindo pela linha de fundo. Na segunda, Maceió escorregou no meio da área, com Bruninho batendo de primeira, à direita, com perigo.

Em mais uma jogada aérea, aos 25 minutos, Jean Marabaixo, de cabeça, quase empatou. Cinco minutos depois, Balão Marabá bateu falta na área e Dedé, também de cabeça, levou perigo à meta de Jonathan. Em contra-ataque amazonense, aos 34 minutos, Wander recebeu impedido, atrapalhando a jogada que era para Rossini, em condição legal. Em seguida, Wander tocou para Nena, que não esperava a furada de Dedé, com a bola saindo pela linha de fundo.

O Santos/AP terminou a partida pressionando em busca do empate, que levaria a decisão da vaga para as cobranças de penalidades máximas. Aos 40 minutos, Fabinho cruzou buscando Jean Marabaixo, que não conseguiu o domínio. Seis minutos depois, já nos descontos, lançado em profundidade, Fabinho cai na disputa, na entrada da área, se projetando para dentro da área, com o time amapaense reclamando marcação de pênalti. No lance a seguir, Lessandro recebeu no meio e bateu firme, com Jonathan catando no canto direito rasteiro.

O susto final veio aos 51 minutos, em cruzamento que achou Jean Marabaixo, com o atacante cabeceando contra o travessão. Não foi uma das melhores exibições do Manaus FC/AM em 2018. Mas o time mostrou que tem sangue frio para os momentos decisivos e avançou para a Terceira Fase da Série D 2018, com jogadores, Comissão Técnica e torcedores explodindo em alegria após o apito final.

Ficha Técnica:
ManausFC/AM 1-0 Santos/AP
Sábado, 9 de junho de 2018, às 17 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D 2018
Segunda Fase - Grupo B01 - Jogo de Volta
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf/MS
Assistente 1: Daiane Caroline Muniz dos Santos/MS
Assistente 2: Ruy Cesar Lavarda Ferreira/MS
4º Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Analista de Campo: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Renda: R$ 6.450,00
Público presente: 699
Cartões amarelos: Amaralzinho 25, Rossini 32 e Fabinho 45 minutos do primeiro tempo. Dedé 6, Bruninho 32, Panda 36 e Thiago Granja 43 minutos do segundo tempo.
Gol: Jean Carlos 22 minutos do primeiro tempo.
Manaus FC/AM: Jonathan; Thiago Granja, Paulão, Maceió e Zadda; Amaralzinho (Derlan 26/2º), Panda, Cleitinho (Thiago Brito 11/2º) e Jean Carlos (Wander 30/2º); Rossini e Nena. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Milton, Derlan, Juninho, Thiaguinho, Felipe Eduardo, Chaveirinho, Wander, Rivelino, Thiago Brito, Marcelo Nicácio e Romarinho.
Santos/AP: Axel; Léo Rosa (Bruninho, no intervalo), Jari, Dedé e Batata (Erik 26/2º); Lessandro, Willian Fazendinha (Balão Marabá, no intervalo), Romano e Michel; Fabinho e Jean Marabaixo. Treinador: Édson Porto.
Suplentes: Murilo, Bruninho, Preto Barcarena, Erik, Denilson, Luciano e Balão Marabá.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários