[COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR 2019] - Holanda/AM é goleado de novo e eliminado da competição

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação/Thiago Carvalho/Ferroviária

Manaus/AM - Em sua segunda partida na 50ª Edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Holanda/AM foi novamente goleado e se despediu precocemente da competição. O revés, desta vez, foi diante da anfitriã, Ferroviária/SP, na tarde/noite deste domingo (06/01), no Estádio Dr. Ademar de Barros, a Arena Fonte Luminosa, em Araraquara/SP, sede do Grupo 7. A Ferroviária/SP, com a vitória, garantiu vaga para a Segunda Fase e decide o primeiro lugar do Grupo contra o São Paulo/SP. A Laranja Mecânica se despede da competição contra o Serra/ES. Os dois jogos serão disputados na quarta-feira (09/01).

O treinador Sérgio Duarte mudou o time amazonense, até no esquema tático, optando por começar a partida com três zagueiros, colocando Dadinho de ala e dando maior liberdade para Romarinho. Foram sacados, com relação ao primeiro jogo, o lateral esquerdo Lipe, além de Ramón Robert e Max Nóbrega no meio, para as entradas de Dadinho, Frank e do terceiro zagueiro, Cléber.

Novamente destaque do time amazonense na partida, Romarinho cobrou falta na área, aos 4 minutos de jogo, e o zagueiro Miza levou perigo, de carrinho, com a bola beijando o travessão. Cinco minutos depois, Romarinho arriscou com perigo, assustando o goleiro adversário, Guilherme. Porém, bastou uma chegada da Ferroviária/SP para que o marcador fosse aberto, aos 12 minutos, quando Claudinho cobrou escanteio pela direita e Gustavo tocou levemente de cabeça, deslocando Ramilson Almeida.

A partir daí, foi domínio total e completo da Ferroviária/SP, sem que o Holanda/AM apresentasse poder de reação. Aos 24 minutos, Richard rolou para Claudinho, que bateu com perigo, à direita. Dois minutos após, em boa trama do ataque, tabela entre Marquinhos e Pedro Guerreiro, que bateu à esquerda, quase ampliando.

O Holanda/AM assustou e quase empata aos 27 minutos, quando Romarinho bateu falta na área, pela esquerda, a zaga tirou parcialmente e, no rebote, Vitinho pegou de primeira, com Guilherme encaixando com firmeza, no meio do gol. Logo a Ferroviária/SP voltou a martelar a defensiva adversária. Aos 28 minutos Felipe Estrella recebeu na área, pela direita, e bateu cruzado, com a bola raspando o travessão.

No minuto seguinte, Marquinhos desceu pela esquerda e cruzou, com Dadinho cortando com a mão. Pênalti que o próprio Marquinhos converteu, acertando o ângulo superior esquerdo, deslocando Ramilson Almeida para o lado direito, ampliando para 2-0, aos 31 minutos.

Felipe Estrella recebeu pela esquerda, aos 35 minutos, e bateu forte, para defesa de Ramilson Almeida. A primeira substituição no Holanda/AM ocorreu por contusão, aos 35 minutos, com Carlos entrando no lugar de Frank.

Ainda no primeiro tempo a Ferroviária/SP chegou ao terceiro gol, aos 38 minutos com Richard aproveitando, de cabeça, cruzamento da direita. A primeira etapa terminou em ritmo de treino, com o time da casa criando e desperdiçando sucessivas chances: aos 40 minutos com Pedro Guerreiro batendo com perigo, à esquerda; aos 41 com Pedro Guerreiro driblando dois adversários e batendo por cima do gol; e aos 44 minutos com o zagueiro Gustavo Santos se aventurando ao ataque e fazendo fila, até ser desarmado no momento do arremate final.

No intervalo, Sérgio Duarte sacou Caio Jhon, colocando Rodinha em seu lugar. E o Holanda/AM voltou um pouco melhor, mais ousado. Aos 4 minutos, depois de boa trama pela esquerda, Cléber bateu forte com Guilherme espalmando a escanteio. A Ferroviária/SP respondeu aos 6 minutos, com Felipe Estrella tocando para Richard, que cortou bem Cléber mas foi desarmado por Miza na Hora H.

Com o regulamento permitindo seis substituições para cada equipe, os treinadores mexeram bastante nos times, no decorrer do segundo tempo. Enquanto Leonardo Mendes, com a classificação já assegurada, poupava seus principais titulares, Sérgio Duarte, tentando reverter o resultado, buscava novas opções de reação.

O goleador Felipe Estrella, que ainda estava em branco na partida, finalmente deixou sua marca, aos 23 minutos do segundo tempo, marcando o quarto gol. Aos 40 minutos, Rafael costurou pela direita e cruzou rasteiro, com Lauro marcando o quinto gol, sem maiores dificuldades. Pedro do Rio puxou contra ataque pela esquerda, aos 44 minutos, e inverteu para Rafael, que marcou o sexto, dando números finais ao placar.

Ficha Técnica:
Ferroviária/SP 6-0 Holanda/AM
Domingo, 7 de janeiro de 2019, às 17 horas (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Dr. Ademar Pereira de Barros, em Araraquara/SP
Copa São Paulo de Juniores 2019
2ª Rodada da Primeira Fase - Grupo 07
Árbitro: Jefferson Silvestrini/SP
Assistente 1: Thiago Henrique Almeida Alboghetti/SP
Assistente 2: William Trufelli Malaquias/SP
4º Árbitro: Paulo Alessandro Gonçalves Teodoro/SP
Cartões amarelos: Claudinho 17 e Miza 33 minutos do primeiro tempo. Carlos 11, Jhonatan 21 e Luan 25 minutos do segundo tempo.
Gols: Gustavo 12, Marquinhos (pênalti) 31 e Richard 38 minutos do primeiro tempo. Felipe Estrella 23, Lauro 40 e Rafael 44 minutos do segundo tempo.

Ferroviária/SP: Guilherme; Luan, Gustavo, Gustavo Santos (William 30/2º) e Marquinhos (Victor Hugo 30/2º); Juliano (Gabriel 24/2º), Pedro Guerreiro (Rafael 13/2º), Pedro do Rio e Claudinho (Jhonatan 13/2º); Felipe Estrella e Richard (Lauro 24/2º). Treinador: Leonardo Mendes.
Suplentes: Bruno, Gabriel, Victor Hugo, Rafael, Lauro, William e Jhonatan.
Holanda/AM: Ramilson Almeida; Romarinho (Fernandinho 30/2º), Luan, Miza, Cléber e Dadinho (Jesus 30/2º); Glauco, Frank (Carlos 35/1º), Vitinho (João Lucas 30/2º) e Caio Jhon (Rodinha, no intervalo); Espiga (Bruno 17/2º). Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Lucas Santos, Jesus, Fernandinho, Carlos, Bruno, Rodinha e João Lucas.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários